Quantos dias ficar em Cape Town? com crianças
Nosso roteiro incluiu 5 dias em Cape Town com as crianças, (Cidade do Cabo em português).
Índice
ToggleCape Town é considerada uma das cidades mais lindas do mundo e após esses dias eu posso confirmar as belezas dessa cidade e igualmente de seu povo. aliás
Cape Town agrada qualquer viajante, há muito o que fazer, com atrativos turísticos para toda a família. E além disso, é uma cidade limpa, com um povo animado e educado. São praias e montanhas formando cenários de tirar o fôlego. Tudo isso aliado a um denso passado histórico. dessa forma
Cape Town é a capital legislativa do país e a segunda cidade mais populosa do país, ficando atrás de Joanesburgo. portanto
Onde ficar em Cape Town com crianças? – Acomodação
Em Cape Town nós alugamos um apartamento pelo Airbnb, gosto muito dessa opção acho para viajar em família, pois acredito que ficamos muito a vontade, com bastante espaço. Além do mais é possível fazer algumas refeições em “casa”, tipo o sempre bem-vindo macarrão da mamãe (ou do papai). Uma facilidade que garante a alimentação das crianças. então
Uma coisa que adoro fazer nas cidades que visito é ir ao supermercado, ver os produtos locais, comprar coisas para experimentar. Um ótimo programa, as crianças também curtem bastante e se hospedando em apartamento vamos muitas vezes ao supermercado. portanto
Ficamos no bairro Green Point, ótima localização, pertinho de tudo. Um lindo apartamento, perfeito para 4 pessoas e com uma vista incrível de Cape Town. Nossa hostess, Anete, uma senhora muito simpática e atenciosa nos deu várias dicas da cidade. Veja abaixo algumas fotos do apartamento. afinal
O que fazer em Cape Town com crianças? além disso
Há muito o que fazer em Cape Town, com atividades para agradar a todos os gostos e idades. afinal
Dessa forma, se você gosta de natureza, quer aproveitar lindas praias, descobrir sobre a historia do país, esse é o destino certo. portanto
Com tantos lugares para visitar em Cape Town, pode surgir a dúvida do que colocar no seu roteiro, principalmente se estiver com crianças. Por isso, montei essa lista com os pontos turísticos que visitamos em Cape Town e posso dizer que todos foram aprovados. afinal
-
V&A Waterfront porque
O Victoria and Alfred Waterfront é um complexo turístico incrível e imperdível em Cape Town. Localizado na zona portuária, é o local mais visitado da África do Sul. São restaurantes, hotéis, lojinhas, museus, artesanato, cafés, muitos artistas fazendo shows nas áreas livres, shopping e aquário. Nosso apartamento era bem próximo e fomos várias vezes passear por lá. afinal
Cape Wheel contudo
Logo no primeiro dia, um domingo, depois de cumprir toda a rotina da chegada, fomos para o Waterfront e na roda gigante “Cape Wheel”, as crianças estavam ansiosas para ir. Compramos os ingressos na hora e apesar de ser domingo e estar bem movimentado, não havia fila para a Cape Wheel.
Preços Cape Wheel: adulto R155 e crianças R75 ( 1 Rand é aproximadamente R$3,50). e
Nessa foto dá pra ver minha alegria em estar na Africa do Sul, tínhamos acabo de chegar e nem estava cansada. Que energia boa tem esse país. mas
V&A Food Market mas
V&A Food Market, um galpão com vários stands e muitas opções de comida. Sucos, sorvetes, doces, vinhos, pizzas, wraps. Logo em frente está a Praça Nobel onde em determinados horários é possível assistir shows da cultura africana, vimos alguns deles saboreando as delícias do V&A food market.
Water Shed
Water Shed é um enorme galpão que está localizado logo atrás do V&A food Market Food. Ali você encontra muitos estandes que vendem artesanato local, coisas lindas é preciso se controlar. além disso
A linda história das Bonecas Namj
As bonecas Namj, elas não são apenas impressionantes de se olhar elas também têm um significado cultural. Originárias da etnia Dowayo / Namji, no noroeste dos Camarões, essas bonecas são peças que falam mais do que suas características geométricas, colares de miçangas multicoloridas e conchas.
Dadas para incentivar a fertilidade, essas bonecas são feitas para as meninas brincarem, amarrando-as nas costas e carregando-as para refletir a responsabilidade de suas mães. As bonecas também são guardadas pelas mulheres para dar sorte ao tentar engravidar ou proporcionar um parto fácil.
As bonecas Namji antigas e autênticas podem chegar a altas somas nas casas de leilões e são muito procuradas pelos colecionadores. Feitas à mão, cada uma é diferente e todas parecem transmitir sua própria personalidade.
-
Nobel Square
A Nobel Square é uma praça em homenagem aos quatro sul-africanos ganhadores do Prêmio Nobel da Paz, Nelson Mandela, Frederik de Klerk, Desmond Tutu, Albert Luthuli. Um orgulho para o povo africano e parada obrigatória para os amantes de história.
Two Oceans Aquarium
O Two Oceans Aquarium é sucesso entre as crianças. Este aquário mostra a incrível diversidade da vida marinha encontrada nos dois oceanos, Atlântico e Indico, por isso o nome “Two Oceans”. São raias enormes, tubarões, tartarugas, pinguins e muitas outras espécies.
Table Mountain
Antes de mais nada, é um dos principais pontos turísticos de Cape Town. A Table Mountain tornou-se em 2011 umas das 7 maravilhas naturais do mundo. Simplesmente majestosa, conhecê-la é passeio obrigatório.
Nós compramos os ingressos com antecedência pela internet a fim de evitar fila na bilheteria. O ingresso tem validade para 7 dias e neste período é possível escolher o dia perfeito para subir. O ideal é céu limpo e azul, mas nem sempre é assim, pois é comum ter pouca visibilidade. Outra condição climática importante é o vento, quando está ventando muito o bondinho fecha e em Cape Town é comum ter ventos fortes. Enfim, vale a pena acompanhar as condições climáticas mas sorte também ajuda.
Apesar de estarmos com o carro preferimos ir até a Table Mountain de uber e deu super certo. Fomos pela manhã e voltamos no início da tarde, almoçamos por lá mesmo, tem um café e um restaurante bem bacana.
Para chegar ao topo há trilhas para caminhada e também o bondinho (teleférico), nos subimos e descemos de bondinho, afinal para as crianças o bondinho já é um passeio. É bem legal, o piso do bondinho é giratório e a janela toda de vidro possibilitando a todos uma visão de 360 graus. O trajeto até o cume dura cerca de 5 minutos.
A montanha da mesa (Table Mountain) possui mais de 1000 metros de altura e um planalto de 3 km de extensão.
O dia estava perfeito, lindo demais, uma benção. Sol, calor e céu azul.
No topo da montanha há 3 opções de trilhas leves, o que difere é o tempo de caminhada (15, 30 e 45 minutos). Nós fizemos a trilha de 30 minutos. Como o próprio nome diz a montanha da mesa tem seu topo achatado e com isso as caminhadas não exigem esforço físico.
Camps Bay
Igualmente lindo como tantos outros lugares em Cape Town, Camps Bay é uma praia emoldurada por uma formação rochosa conhecida como 12 apóstolos, é uma delícia passear por lá, a praia é linda com areia branca e fina. Pena que a água é gelada e não animei entrar e olha que o dia estava quente e muitas pessoas encararam a água fria e não pareciam estar sofrendo.
Na orla há muitas opções de restaurantes, cafés e lojinhas, belas casas, hotéis e supermercado. Fomos em um domingo onde o movimento é maior de jovens e turistas. Logo depois de curtir a praia, almoçamos no restaurante Surf Shack, muito bom.
Vou fazer um tópico só para os restaurantes que visitamos em CT, mais pra frente do post falo de todas as delícias que provamos por lá.
Chapman’s Peak Drive
A Chapman’s Peak Drive, é simplesmente maravilhosa, parece cenário de filme. Está localizada aos pés da montanha Chapman’s Peak, por isso leva o mesmo nome da montanha. De um lado a rocha e do outro o penhasco com a imensidão do mar. São 9 km de extensão com 114 curvas, além disso há muitos mirantes pelo caminho, paramos em vários e posso dizer que a vontade é parar em todos! Demais não é?! passamos por lá 3 vezes. Fizemos ida e volta a caminho do Cabo da Boa Esperança e novamente quando fomos conhecer Muizenberg.
A primeira vez que passei confesso que estava apreensiva, a altura do desfiladeiro acompanhada do fato de ainda estarmos nos acostumando com a mão inglesa, gerou um certo desconforto. Só meu, pois sou medrosa, já o Guilherme estava tranquilo.
Bom mesmo foi a terceira vez, já estava acostumada com a mão inglesa e sentindo mais segurança no motorista :-).
Boulders Beach
Boulders Beach, é a encantadora praia dos pinguins. Localizada em Simon’s Town, cerca de 1h de Cape Town. Logo depois que passamos pela Chapman’s Peak Drive seguimos para a Boulders Beach, em todos os lugares que fomos usamos o Google Maps porém vale ressaltar que as estradas são ótimas e muito bem sinalizadas. Saímos cedo de casa e chegamos lá por volta das 9:30hs, foi perfeito estava bem tranquilo tanto o estacionamento como a reserva dos pinguins.
Certamente esse passeio não pode ficar de fora de um roteiro, ver essas fofuras de perto é o máximo, as crianças vibram. Logo no caminho até a praia já é possível ver alguns pinguins e a gente já se anima para ver toda a colônia de pinguins africanos.
Em Boulders Beach é permitida somente a observação dos pinguins pelo deck, não é possível ir até a areia onde eles se concentram. Porém próximo dali, há lugares onde é permitido o acesso, nós não fomos.
Cabo da Boa Esperança
Impossível ir ao Cabo da Boa Esperança (Cape of Good Hope) e não relembrar das aulas de história, ainda mais se você tiver uma filha de 9 anos (assim como eu) que acabou de aprender na escola e está tudo bem fresquinho na cabeça. Caso contrário se você não tiver uma boa memória vale a pena reler sobre o antigo Cabo da Tormentas, conhecido como Cabo da Boa Esperança. Quem mudou o nome foi o rei D. João II depois que Bartolomeu Dias conseguiu dobrar o cabo a caminho das Índias.
Além de muito interessante é também muito lindo, então não deixe de visitar. Reservamos um dia inteiro começando na Chapman’s Peak Drive, passando pela Boulder’s Beach, Cabo da Boa Esperança e terminando em Cape Point. Não sei dizer o que foi mais lindo, dia perfeito.
O Cabo da Boa Esperança e o Cape Point pertencem ao Parque Nacional Table Mountain, é possível chegar pertinho do Cabo da Boa Esperança com o carro. Após passar pela guarita do Parque percorremos uma estrada asfaltada por uns 20 minutos até chegar a famosa placa Cape of Good Hope (fotos abaixo).
O parque é lindo e é possível ver alguns animais pelo caminho. Há trilhas também para quem quiser caminhar. Vimos os famosos babuínos e também avestruz.
Vale destacar que este é o ponto mais ao sudoeste da África. Já o ponto localizado no extremo sul é chamado de Cabo das Agulhas e é nele onde ocorre o encontro dos Oceanos Atlântico e Índico. Nós não fomos pois seria mais alguns bons kms.
Cape Point
Após conhecermos o Cabo da Boa Esperança seguimos para o Cape Point. Deixamos o carro no estacionamento que fica logo em frente a uma estrutura bem legal, com banheiros, café, lojinha de souvenir e restaurante. Em Cape Point preferimos subir ao topo com o funicular (valores para apenas um trecho, adulto 65 Rands e crianças 25 Rands – jan/2020) e descer a escadaria andando, as crianças não animaram fazer tudo a pé, estavam cansadas e respeitamos. Afinal o dia foi intenso.
Almoçamos em Cape Point no restaurante Two Oceans, comida muito boa e ótimo atendimento, aliado a uma vista maravilhosa. Aceitamos a sugestão da casa, um prato com diversos frutos do mar, camarões, lagosta, lagostim, peixes e mariscos acompanhado de molhos deliciosos.
Bo Kaap
Bo-Kaap, o colorido bairro malaio de Cape Town, ótimo para ser explorado a pé. Pertinho do nosso apartamento, fomos de carro logo pela manhã, estacionamos e passeamos pelas ruas de pedra. Além disso para os amantes de fotografia é perfeito, pois rende lindas fotos.
Igualmente a tudo em Cape Town, o bairro Bo-Kaap possui uma rica história. Está localizado aos pés de Signal Hill e foi declarado Patrimônio Nacional da África do Sul.
Farei aqui um breve resumo sobre a história de Bo-Kaap. No início ele foi habitado por descendentes de escravos trazidos pelos holandeses de várias partes do continente africano. Posteriormente chegaram os malaios impondo sua cultura e religião e por isso, ainda vemos muitas mesquitas pelo bairro.
Em virtude do Apartheid (política de segregação racial implementado na África do Sul entre 1948-1994) esse bairro era uma favela. A ideia de pintar as casas coloridas veio após o fim do Apartheid representando a diversidade racial.
Jardim Botânico de Kirstenbosch
Logo após passearmos pelo bairro de Bo-Kaap seguimos para o Jardim Botânico Kirstenbosh, considerado um dos maiores e mais belos jardins botânicos do mundo, está localizado a aproximadamente 13 km do centro de Cape Town. Fácil chegar e com estacionamento no local. Compramos os ingressos lá mesmo, mas é possível comprar pela internet (adulto 65 Rands e crianças 20 Rands – janeiro/2020). O mapa do Jardim vendido por 5 Rands, vale a pena adquirir.
Lugar lindo para passear, são muitas espécies de plantas e flores, amplos gramados para sentar e relaxar. Por ser janeiro o jardim das Proteas não estava florido, uma pena, queria muito ver um jardim só delas, acho essa flor é maravilhosa.
Estávamos ansiosos para andar pela “Centenary Tree Canopy Walkway” uma passarela de 130 m que percorre a copa das árvores, muito interessante, você realmente anda por cima das árvores.
Restaurante Moyo
E logo após uma bela caminhada explorando as maravilhas do Kirstenbosh nada melhor que fazer uma degustação das delícias africanas. Almoçamos no Restaurante Moyo, de comida tradicional sul-africana.
Em frente ao Moyo tem um pequeno parquinho para as crianças e bancos para os adultos sentarem, na saída ficamos um tempinho por ali e certamente descansamos um pouquinho.
Muizenberg Beach
Posteriormente a visita ao Jardim Botânico, fomos à praia de St James em Muizenberg, subúrbio de Cape Town, confesso que foi um passeio rápido. Estava um pouco tarde quando resolvemos ver as famosas casinhas coloridas. Ventava bastante o que não ajudou muito, ficamos bem pouco no lugar.
Na verdade fiquei animada em ir, pois sabia da possibilidade de voltar pela Chapman’s Peak Drive, aquela maravilha de estrada, já comentei anteriormente como me encantei com aquela estrada.
PASSEANDO PELO CENTRO DE CAPE TOWN…
-
Cafeteria Truth desde
Começamos o dia logo cedo e aproveitamos para conhecer a Cafeteria Truth, muito legal essa cafeteria, eles mesmos torram o café. E o cheiro não nega, sentimos o cheirinho de café torrado logo na entrada. Uma delícia!
Considerado pelo jornal inglês The Telegrafh um dos melhores cafés do mundo e realmente é muito saboroso. Difícil não experimentar vários, para as crianças que ainda não apreciam café, suco de laranja puro e fresco acompanhado de croissants e torta de chocolate, aliás todos os croissants que comemos na África do Sul estavam deliciosos.
-
District Six porque
Antes de mais nada, é preciso dizer o quanto revoltante e triste é tudo que aconteceu no apartheid, e esse museu conta essa história focada neste bairro. O “District Six” era um bairro em Cape Town ocupado por ex-escravos, artesãos, imigrantes desde 1867 . No ano de 1966 o governo sul-africano declarou que este bairro seria somente de brancos, removendo todos os residentes a força, destruindo muitas casas. Não visitamos esse museu, somente passamos em frente, deixamos para nos aprofundar em toda a história do apartheid em Johanesburgo.
-
GreenMarket Square afinal
No entanto, para quem gosta de andar como nós, pertinho dali fica a GreenMarket Square, uns 10 minutos de caminhada, nesta praça acontece uma feira de artesanato incrível com grande variedade de produtos e preços, vale pechinchar, eles gostam de dar descontos para brasileiros, mas é preciso ter paciência.
Ao redor da praça há muitas lojas com artigos semelhantes e bons preços tipo o African Craft Wholesale Market, também bem legal. Enfim, um bom lugar para comprar presentes e lembrancinhas.
Restaurantes antes de mais nada
Conhecemos alguns restaurantes muito bons em Cape Town, segue abaixo uma lista dos quais estivemos.
La Parada
No dia em que chegamos, depois de nos instalarmos, fomos para o V&A Waterfront e comemos no Bar de tapas La Parada, foi coisa rápida, já tínhamos dado uma volta por ali e aí a canseira bateu, ou melhor o sono chegou, principalmente nas crianças, 5 horas de diferença no fuso horário não é pouca coisa. Comemos umas tapas, que estavam muito saborosas. O bar é bonito e disputado, o atendimento foi rápido e o garçom bastante simpático. Voltamos para casa com um em cada colo capotados. mas
Surf Shack aliás
Localizado na Promenade Victoria Road, em Camps Bay. O restaurante é agradável, com uma linda vista, em frente a orla. O prato estava delicioso, um mix de frutos do mar e peixes, com molhos saborosos, para quem gosta de frutos do mar, vale a pena provar. porque
Vovo Telo
O Vovo Telo é um lugar legal pra ir, comer alguma coisa rápida e apreciar o movimento. Fica no V&A Waterfront, pertinho da roda gigante, uma mistura de padaria, cafeteria e restaurante. Fomos tomar um lanche no fim de um dia, lugar agradável com lanches gostosos.
Mojo Market
Aqui tem várias opções para comer, comecei a segui-los no Instagram uns meses antes da minha viagem e queria muito visitar. Lugar super descontraído, com mesas comunitárias, sempre com música ao vivo, um alto astral contagiante. Enfim, adorei conhecer e recomendo. as vezes
Cada um escolheu um prato, não tenho fotos de todos mas, provei e estavam deliciosos. As crianças escolheram comida japonesa (eles adoram) meu marido, poke e eu pizza. São muitas opções apetitosas.
Col’Cacchio
Rede de restaurantes de comida italiana e pizzas. Fomos na unidade localizada no shopping Victoria Wharf no Waterfront V&A. As crianças adoraram o macarrão com polpetones. Afinal, criança e comida italiana formam uma combinação perfeita. desde então
Logo após o almoço aproveitamos para passear no shopping, são 450 lojas, várias marcas conhecidas e outras locais bem legais. então
E aí gostaram de Cape Town? qualquer dúvida mande uma mensagem, terei prazer em responder.
Veja nosso Roteiro pela África do Sul, a viagem está só começando.