Índice
Toggle
Eu sempre amei viajar, quando casei com o Guilherme esse hábito continuou e com a chegada dos filhos Gabi e João era evidente que tudo ficaria mais complicado. Mas com um bom planejamento é possível sim e hoje eu viajo mais do que antes 🙂
Leve seus filhos viajar! As crianças crescem rápido e você nunca encontrará uma oportunidade melhor e mais gratificante para enriquecer suas vidas, mentes e almas, ou a sua, do que durante as férias em família.
A seguir listamos algumas dicas práticas e essenciais para todos que querem viajar por aí!
1. Como escolher o voo
Para viagens longas o voo noturno é a melhor opção, as crianças dormem e chegam descansadas no destino. E também não será preciso distraí-las muito tempo no avião.
Para voos nacionais prefira os diretos, caso não consiga evite conexões com horário apertado que geram correria caso ocorra algum atraso.
2. Kit distração para viagens de avião ou carro/trem
Costumo levar um Kit distração para as crianças e sempre funcionou muito bem principalmente com os pequenos. Cadernos, lápis de cor para desenhar e pintar, cartela de adesivos (os adesivos já me salvaram de vários ameaços de choros em avião!), brinquedinhos (com peças de um tamanho ok, caso caia na poltrona será mais fácil achar), livros, tablets como joguinhos e filmes (lembre de fazer o download).
3. Mala de mão
Leve na mala de mão ou uma mochila com blusa de frio, troca de roupa caso suje ou molhe é bom ter ali com você. Roupas íntimas extras, se for bebê fraldas extras (aqui é sempre bom exagerar!), toalhinha de mão, lenço umedecido.
E também comidinhas como bolachas, uva -passa, maça. Enfim snacks práticos que não fazem sujeira e que estejam acostumados a comer.
4. Farmacinha de viagem
Antes de mais nada coloque na mala de mão termômetro, antitérmico, remédio para enjoo e analgésico para alguma dorzinha. Uma vez minha filha com 2 aninhos teve febre em um voo para Lisboa, ainda bem que eu tinha tudo comigo, foi um susto e totalmente inesperado. Os outros medicamentos eu despacho.
Costumo fazer antes da viagem uma consulta ao pediatra e aproveito para revisar os medicamentos que devo levar para eventuais probleminhas de saúde e emergências.
5. Seguro viagem
Para destinos internacionais não deixe de contratar um bom seguro viagem. Para mim este item é obrigatório e não algo extra. Sempre contratamos mesmo que o país não exija. Infelizmente algumas coisas podem acontecer, inerentes a nossa vontade. Dessa forma, é sempre melhor prevenir.
6. Planejamento da viagem
A princípio envolva as crianças no planejamento da viagem, mostre o destino em fotos, vídeos e também em livros. Uma leitura sobre o destino escolhido desperta o interesse.
Existe uns livros muito interessantes, minha filha adora a coleção Diário de Pilar, da Flávia Lins e Silva.
7. Roteiro da viagem
Frequentemente inclua no roteiro dos dias da viagem um tempo para levar as crianças em um parque, fazer um piquenique, algo sem pressa, sem “obrigações turísticas”,ou ainda ficarem descansando onde estão hospedados.
Principalmente na Europa há muitas pracinhas com parquinhos, conhecemos vários em nossa andanças por aí. As crianças adoram, bem como os adultos.
Relaxe caso deixe de conhecer algo que planejou, encare tudo com leveza e humor!
8. Alimentação das crianças em viagens
Alimentação das crianças em viagens, ainda mais se for uma viagem longa, pode ser um problema. Comida de hotel ou restaurantes todos os dias com certeza vai enjoar.
Sendo assim, a escolha da hospedagem é muito importante. Se hospedar em casa ou apartamento facilita na hora de preparar alguma refeição simples para os pequenos, caso contrário se for se hospedar em hotel certifique-se se há uma cozinha que possa usar.
9. Chip internacional
Ter acesso a internet em viagens é uma comodidade que eu não abro mão. Até porque quando viajo minha mãe quer notícias diariamente! Por outro lado a internet facilita muito a vida dos viajantes, quando queremos saber a localização ou alguma informação sobre um local e nem sabe dá para depender de wi-fi. Enfim, todos nós já nos viramos muito bem quando não existia, porém agora não conseguimos viver sem.
Uma ótima solução é comprar um chip internacional. isso pode ser feito ainda no Brasil antes da sua viagem. Quando você aterriza já está conectado.
Sempre uso o chip da Easysim4u, ótimo serviço, nunca tive problema.
Outra coisa boa é que você não terá supresa desagradável, de receber uma conta muito cara da sua operadora, quando retornar ao Brasil
10. Documentos solicitados em viagens nacionais e internacionais
Para viagens nacionais é preciso apresentar a Certidão de Nascimento ou RG da criança. Para viagens internacionais, em que há exigência do passaporte, somente este documento será aceito, independente da idade.
Em caso de exigência de visto, também é necessário que a criança o apresente, independente da idade.
10.1 Organize documentos, reservas e tickets
Leve uma pasta com todos os documentos da família, reservas das hospedagens impressas, tickets de entrada que você comprou para ir em museus, parques. Ao mesmo tempo que você tenha isso no celular, é bom ter em mãos no caso de algum problema com o celular ou internet.
Espero que você tenha gostado das dicas! caso tenha alguma sugestão mande um comentário.