Fernando de Noronha com crianças

Muitas dicas incríveis para curtir Fernando de Noronha com as crianças, um dos lugares mais lindos e mágicos do mundo. A aventura é certa, venha com a gente.

“…Quando Deus fez a natureza aqui com certeza
Veio só descansar.
Contemplo toda esta beleza eu vivo a realeza
De aqui estar
Onde o Mar abraça a Terra e a Lua te espera
Pra em teus olhos brilhar…”

Fernando de Noronha é natureza pura. Procuramos aproveitar o máximo cada dia que estivemos lá. As crianças amaram as praias, ver as tartarugas, os golfinhos, as raias, até os filhotes de tubarões que nadavam no rasinho das praias e  as caminhadas pelas pequenas trilhas que fizemos com eles. Como em qualquer viagem com crianças é preciso se adequar e ter um ritmo mais tranquilo, tentar encaixar as refeições na hora certa, ter os momentos de descanso. É muito gratificante ver as crianças em conexão com a natureza, aprendendo a respeitá-la e o quanto magnífica ela é. Noronha transmite isso tanto no astral quanto na exuberância de sua beleza. enfim

Neste post você encontrará dicas sobre as principais atrações em Fernando de Noronha, onde se hospedar, como chegar, o que fazer e onde comer no destino. Confira! antes

Sumário

O que fazer na ilha de Fernando de Noronha com crianças

Passear pelas praias próximas a Vila dos Remédios

Praia do Sancho

Baía dos Porcos (vista de cima)

Praia do Leão

Mirante do Boldró

Passeio de barco

Praia do Sueste

Praia Cacimba do Padre

Baía dos Porcos (vista de baixo)

Praia do Bode

Curiosidades

e mais nad

Como ir

E vamos para a ilha de Fernando de Noronha! Nosso voo saiu cedo do Aeroporto Internacional de Viracopos em Campinas/SP, tivemos que madrugar para estar lá as 8:40hs. Fomos com a Companhia Aérea Azul, voamos até Recife por 3hs e mais 1 hora até Fernando Noronha. da mesma forma

Nossa foto clássica.

O voo para Fernando de Noronha com crianças

No meu kit “distrações durante o voo” sempre levo caderno, lápis de cor, giz de cera e adesivos, isso ajuda muito passar o tempo das crianças de uma forma mais divertida. Alguns voos eles fazem desenhos e entregam para os comissários na saída da aeronave. Desta vez  uma equipe muito simpática  os convidou para irem até a cabine, e é claro que adoraram. igualmente

Gabi na cabine

João na cabine

Antes de mais nada quero dizer que é sempre uma emoção ver o Morro Dois Irmãos. Essa é minha segunda vez na Ilha, a primeira com as crianças. Acredito que não importa o número de vezes que eu vá sempre vou vibrar com essa vista. em síntese

Fernando de Noronha
Morro dois Irmãos visto do avião

Aeroporto de Fernando de Noronha

Taxas para entrar em Fernando de Noronha

A princípio é preciso pagar 2 taxas em Noronha, uma é a TPA (Taxa de Preservação Ambiental) esta é cobrada de acordo com os dias de permanência na ilha e deve ser paga no aeroporto ou pela internet. Pagamos por 07 dias o equivalente a R$56,93/ pessoa/dia (janeiro/2018). Crianças a partir de 5 anos já pagam. logo depois

Nós efetuamos o pagamento pela internet antes de irmos, o que é muito bom pois evitamos a fila (que não é nada pequena) no aeroporto. É possível simular o valor neste site http://www.ilhadenoronha.com.br/ailha/taxadepreservacao_em_noronha.php#

A outra taxa é como se fosse um ingresso, válido por 10 dias, esta possibilita visitar a área do Parque Nacional Marinho, custa R$97,00 para brasileiros e R$198,00 para estrangeiros, idosos e crianças menores de doze anos não pagam  (valores de janeiro/2018).

Nesta o turista ganha uma carteirinha que dependendo do local visitado é preciso apresentar. Por isso é sempre bom carregá-la. ao mesmo tempo

Onde ficar

Há muitas opções de pousadas e hotéis em Noronha, vou falar uma pouquinho sobre a nossa experiência que foi bem bacana. Nos hospedamos na Pousada Naiepe, próxima a Vila dos Remédios, um charme de pousada. Reservamos pelo Booking.com. Para chegar até ela pegamos um táxi no aeroporto. aliás

Fomos recebidos pela Suzane, um encanto de pessoa. Explicou tudo sobre a pousada e também nos deu várias dicas da ilha. A pousada Naiepe serve um delicioso café da manhã, com sucos de frutas naturais, bolos e uma tapioca divina. E para ajudar está perto de ótimos restaurantes e da vila dos Remédios.

Pousada Naiepe

Na entrada do nosso quarto esse mimo, um quadrinho que ganhamos de lembrança.

Um capricho para receber os hóspedes

Sucos de frutas naturais

Descansando na rede

Como se locomover na ilha

Fernando de Noronha é uma ilha pequena, mas fazer tudo a pé fica difícil. Existe 3 opções de transporte, ônibus que passa nos pontos de 30 em 30 minutos (R$5,00 a passagem), táxi (um exemplo de valor, uma corrida da vila dos Remédios até o aeroporto R$28,00) e aluguel de bugguy. Tem também as caronas, nós demos várias. de acordo com

Alugamos o bugguy por uma semana e fizemos isso antes de irmos. Fechamos com uma locadora indicada pela pousada. Fizemos toda a transação por telefone e e-mails. Mas infelizmente tivemos problema, combinamos o valor para 5 diárias mas chegando lá falaram que estava alugado para 4. Com isso deixaram de dar o desconto que havíamos tratado por ser 5 diárias. É bem desagradável ter esse tipo de chateação em viagens, por isso fica a dica de fazer tudo por e-mail ou whatsapp com as datas e horários de retirada e entrega por escrito. Assim, estando tudo documentado ninguém muda o combinado e não tira vantagem. Pois no fim pagamos 5 e usamos 4 dias.  Fizemos com a Locadora Oceânica. O buggy era bom, quanto a isso não tivemos problema (valor da diária R$280,00/ gasolina R$6,60/l). ao mesmo tempo

O que fazer na ilha de Fernando de Noronha com crianças

Passear pelas praias próximas a Vila dos Remédios

No primeiro dia saímos a pé, fomos nas praias mais próximas do Cachorro, do Meio e Praia da Conceição. Como a maré estava alta não conseguimos ir pela praia, fomos pela trilha beirando a praia.

A caminho da Praia do Cachorro

Trilha

Praia da Conceição, ao fundo o  Morro do Pico

Praia do Sancho

Chegar em uma das praias mais bonitas do mundo não é muito fácil mas com certeza vale muito a pena. E  além do mais, todo esse percurso só a torna mais majestosa. Ainda bem que as fotos mostram um pouco da beleza que é esse lugar. por outro lado

Fomos duas vezes, eu particularmente amo essa praia. Para as crianças (e para nós também) é uma aventura descer entre as rochas. A estrutura está ótima, as escadas são todas feitas de plástico reciclado rígido que parece ferro, mas não é. bem como

A passarela tem acesso inclusive para cadeirantes. Antes disso, há uma lojinha com banheiro, lanchonete e mesas. Vale lembrar que para ir à Praia do Sancho é necessário ter o ingresso do Parque Nacional Marinho (veja Taxas para entrar em Fernando de Noronha).

A praia é ótima para mergulhar com snorkel, eu fiquei com as crianças já meu marido se aventurou pelo mar. antes de mais nada

Nosso buggy

Rodovia BR-363, com 07 km de extensão é a terceira menor rodovia federal do Brasil.

Para chegar em algumas praias é preciso sair da BR e percorrer pequenos trechos de estrada de terra.

Trilha para a Praia do Sancho, a “madeira” é ecológica toda feita de plástico reciclado.

Fernando de Noronha
Passarela para chegar no Mirante.

Mirante Praia do Sancho
Descendo até a praia

Prepare-se para uma aventura! afinal para chegar até a praia (que fica lá embaixo) é preciso passar por duas escadas bem íngremes e grudadas na pedra. Mais alguns (ou melhor muitos) degraus você estará nas areias da Praia do Sancho, considerada uma das praias mais bonitas do mundo.

Veja as fotos, primeira escada com 35 degraus.

As bolsas e afins podem descer por um gancho mas somente no primeiro lance de escada. Depois é preciso carregar. a principio

Fernando de Noronha
Pequeno caminho até a segunda escada.

Segunda escada com 12 degraus, essa é mais estreita. por outro lado

Na foto acima, pela fenda das rochas é possível ver o início da escadaria de pedras com aproximadamente 120 degraus.

Nesta praia não há barracas, nem bares. A falésia e as árvores fazem sombra. Então é chegar, esticar uma toalha/canga e relaxar. É bom levar água, petiscos, frutas ou lanchinhos principalmente se estiver com crianças.

Fernando de Noronha
Só admirando essa maravilha.

Há uma enorme árvore, a conhecida “Chapéu de Sol” que acolhe todos que estão por lá.

Caminhando pelo Sancho

Fernando de Noronha
Sem palavras, tamanha beleza.

E subindo a escada do Sancho, Gabi ganhou uma nova janelinha, caiu mais um dentinho.

Baía dos Porcos (vista de cima)

Do alto da praia do Sancho sai uma trilha para a Baía dos Porcos. Vista espetacular! Melhor lugar não há. E o que é melhor,  podemos ficar o tempo que quiser admirando a vista do Morro Dois Irmãos.

Trilha para a Baía dos Porcos.

Fernando de Noronha
Mais um Mirante da Praia do Sancho a caminho da Baía dos Porcos.

Uma vista mais linda que outra.

Morro Dois Irmãos

Fernando de Noronha
Pelos olhos deles, meus fotógrafos mirins.

Praia do Leão

Principal área de desova de tartarugas marinhas, por isso tome muito cuidado ao pôr os pés na areia. Ela é a maior praia da ilha. Para quem prefere uma praia isolada e sem muita gente, pode ser a escolha ideal. Nós fomos apenas conhecer, não ficamos nela.

É nessa praia que biólogos do Projeto Tamar a desova das tartarugas. Também por causa das tartarugas, é proibido ficar na praia após às 18h, com um controle rígido.

Possui esse nome devido a formação rochosa dentro do mar que se parece a um leão marinho deitado.

Fernando de Noronha
Praia do Leão, formação rochosa.

Mirante do Boldró

Pôr do sol no Mirante do Boldró. Ótimo lugar pra terminar o dia em Noronha. É simplesmente incrível e inesquecível. Por ali tem um pequeno barzinho que vende bebidas, caso queira bebericar algo comtemplando a vista.

Momento para guardar na memória e claro fazer muitos registros fotográficos.

Esperando o pôr do sol…

Passeio de barco com crianças em Fernando de Noronha

Fizemos um passeio de barco com a Flamboyant Passeios, eles oferecem 3 tipos de passeios, o que difere é o tempo de duração, escolhemos o de 1h30min. Ele navega pelas pelas praias do Mar de Dentro e faz uma parada na Praia do Sancho para mergulhar por 30 minutos. O valor para nós quatro ficou R$330,00 (jan/2018).

Praia do Porto

Vimos vários golfinhos. Eles chegaram pertinho do barco, é uma alegria quando eles aparecem.

Golfinhos acompanhando o barco em Fernando de Noronha

Praia do Sancho vista do mar

Nós levamos equipamento de mergulho (snorkel) mas para as crianças alugamos, há lojas de locação no porto.

Praia do Sueste

Praia do Sueste, esta praia também faz parte do Parque Nacional Marinho sendo assim  é necessário apresentar a carteirinha. O acesso é muito fácil, ela fica praticamente na frente da BR-363. Aguá morna, tranquila com poucas ondas. Muito boa para usar snorkel e  ideal para as crianças.

Esta praia é dividida em 3 partes e estas são separadas por bóias. Do lado direito o uso de colete salva-vidas é obrigatório para a atividade de mergulho livre, na área do meio o banho é livre e o colete é opcional e a área a esquerda é fechada para visitação. Nesta praia ocorre a alimentação e descanso de tartarugas e tubarões devido a isso possui horário de funcionamento que é  das 9hs -16hs.

Há uma boa estrutura para os visitantes com banheiros, lanchonete com mesas , loja de aluguel de equipamentos para mergulho e cadeiras com guarda-sol.

Chegando na Praia do Sueste

Ehh bagunça boa!

Ilhas da Cabeluda e do Chapéu ao fundo.

Fernando de Noronha com crianças
Brincando com as crianças

Praia Cacimba do Padre

Praia Cacimba do Padre, uma das maiores praias da ilha é ela que abriga o famoso cartão postal da ilha o Morro Dois Irmãos. É também a praia dos surfistas e nesta época que fomos (janeiro) tinha muitos deles. As crianças ficaram bem no raso. Porque as ondas estavam muito fortes. Lindo de ver, porém é melhor manter distância.

Nesta praia também é possível alugar cadeiras e guarda-sol (R$30,00 o guarda-sol e R$10,00 a cadeira jan/2018).

Fernando de Noronha
Paraíso. Água verde transparente!

Baía dos Porcos (vista de baixo)

É possível chegar a Baía dos Porcos, pela praia da Cacimba, através de uma trilha de areia e pedras. O acesso não é dos mais fáceis mas vale muito a pena. Uma praia bem pequena com várias rochas onde formam deliciosas piscinas naturais com água transparente. O visual é maravilhoso.

Vista da Praia da Cacimba do Padre vista do mirante.

Nas piscinas naturais ficam vários peixinhos que as crianças adoram.

Fernando de Noronha
Ohh delícia! Abençoada natureza.

Baía dos Porcos

“Positive mind, positive vibes, positive life”

Fernando de Noronha
É proibido entrar nesta piscina natural devido a formação de corais em volta dela.

Praia do Bode

Praia do Bode, linda praia com vista para o Morro Dois Irmãos. Fomos em um final de tarde e a maré já estava alta. Tem piscinas naturais muito boas para ficar. O acesso é por estrada de terra que sai da BR -363. Chegando no alto da praia basta descer aproximadamente 150 m por uma trilha.

Andando pela trilha.

A maré já estava alta, mas ainda deu pra aproveitar um pouquinho as piscinas.

Buraco do Galego

Fomos ver o “Buraco do Galego” na Praia do Cachorro, porém o acesso não é dos melhores, eu achei a subida pelas pedras perigoso para as crianças e ainda estava lotado de pessoas. Então seguimos para a praia da Conceição dessa vez  pela praia e não pela trilha como fizemos no primeiro dia. Atravessamos a Praia do Cachorro e a Praia do Meio. É uma bela caminhada, as crianças curtiram  os pequenos desafios.

Trecho com pedras para chegar até praia.

Fernando de Noronha
Um colinho as vezes é necessário.

E um cavalinho também!

Praia da Conceição

Na Praia da Conceição há guarda-sol e cadeiras para alugar, barracas e bares pra beber e comer. Tem o bar do Meio, o bar do Duda Rei, os dois são ótimas opções.

Eu e as crianças na praia da Conceição

Essa época do ano (janeiro) as ondas são muito fortes. É preciso ter muito cuidado com as crianças.

Fernando de Noronha

Vista do Morro do Pico e um amigo que fizemos por lá.

Palestras no Centro de Visitantes Projeto Tamar

Um programa bem legal de fazer em Noronha é assistir as palestras no Centro de Visitantes Projeto Tamar, cada dia é um tema diferente. Fomos em algumas palestras durante nossa estadia, costuma ter 1hora de duração e sempre a noite das 20hs-21hs. Dentro tem uma lojinha que vende vários itens legais.

Fernando de Noronha
Placa com a programação de palestras da semana.

35 anos do Projeto Tamar

Atentos na palestra sobre as tartarugas marinhas.

Atividade do Projeto Tamar na Praia do Sueste com crianças

Participamos de uma captura intencional de tartarugas marinhas na praia do Sueste. Os pesquisadores entram no mar e trazem de 2 a 4 tartarugas para a areia para fazer um trabalho de monitoramento de marcação e biometria.

É muito legal, muitos adultos e crianças participam. Tanto as palestras como essa atividade são gratuitas.

Passeando pela ilha de Fernando de Noronha com crianças

Uma opção legal é o Museu dos Tubarões, tem esculturas ao ar livre, ótimas para tirar algumas fotos, e uma lojinha com diversas lembrancinhas. O lugar também possui diversas imagens ilustrativas e informações sobre tubarões. As crianças adoram, afinal tubarão é um animal que desperta a curiosidade de todos.

A entrada para o museu é gratuita.

Buraco da Raquel

Pausa para mais uma foto nessa cauda de sereia!

Museu dos Tubarões

Restaurantes em Fernando de Noronha

Em Noronha come-se muito bem, há várias opções de restaurantes. O Empório São Miguel e o Corveta servem comida por kilo (R$90,00/Kg) esses dois nós não fomos. O Restaurante Flamboyant (a la carte) também é uma boa dica com preço mais atraente e comida boa. No dia que chegamos almoçamos no Flamboyant que fica logo no começo da Vila dos Remédios e gastamos em média R$ 60,00/pessoa (2 adultos e 2 crianças) nós comemos  lulas empanadas de entrada,  prato principal foi um peixe assado com legumes e as crianças macarrão ao sugo. Nos mais badalados o prato principal custa por volta de R$70,00 a R$130,00. (preços de janeiro/2018).

Restaurante Xica da Silva

Muito bom restaurante, ótimo atendimento, sempre cheio. As sobremesas são divinas, com certeza um dos melhores restaurantes da ilha. Jantamos no Xica da Silva duas vezes, uma vez apenas petiscamos.

Alguém está com soninho.

Peixe mestiço, espetacular.

Linguini ao pesto com camarões.

Penne ao sugo com peixe e camarões.

Mexilhões gratinados

Isca de peixe empanada com gergelim.

Bolo de chocolate recheado com sorvete de creme e calda de chocolate quente.

Mil folhas de tapioca recheada com queijo coalho coberto com calda de goiabada e sorvete de coco, sensacional!

Restaurante Varanda

Restaurante Varanda, outra ótima pedida em Noronha. Faz parte da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança, essa associação reúne ótimos restaurantes pelo Brasil. As crianças comeram o filé de peixe empanado na farinha de castanha com purê de jerimum, muito gostoso.

Fernando de Noronha

Vários pratos pendurados na parede.

Santo’s Santo César é o nome do prato. Filé de peixe com camarões cozido na folha de bananeira.

Torta de jaca com farinha de biscoito crocante, uma das sobremesas mais pedidas.

Restaurante Cacimba

Restaurante Cacimba, aqui os pratos levam nome de celebridades. Comida muito boa também. A hostess não era nada simpática, mas os garçons eram gentis. Possui um lounge que abre a partir das 21hs.

As crianças comeram o sempre bem-vindo macarrão ao sugo com filé mignon.

Pastel com recheio de lagosta a Bruno Gagliasso

Arroz de polvo com farofa crocante. Este prato serve 2 pessoas.

Restaurante Zé Maria

Restaurante Zé Maria, restaurante lindo, garçom muito simpático. Fomos muito bem atendidos.

Ceviche de frutos do mar com chips de batata doce.

Strogonoff de camarão. Serviu bem nós 3, o João dormiu chegando no restaurante.

Voltando pra casa no buggy, se protegendo do vento.

Hora de voltar para a casa!

Curiosidades da ilha de Fernando de Noronha:

Com aproximadamente 2900 habitantes Fernando de Noronha é um arquipélago de origem vulcânica, pertencente ao Estado de Pernambuco. Formado por 21 ilhas e ilhotas, ocupa uma área de 26 km².

Mulheres grávidas só podem ficar por lá até o 7° mês de gestação após esse período são levadas para  Recife e ficam em um alojamento até o bebê nascer.

O custo dos alimentos e bens de consumo em geral é alto não só para os turistas mas também para os moradores. O continente é distante, tudo chega por barco ou avião, comprometendo a disponibilidade e elevando os preços.

O arquipélago não possui nascentes de água doce, a água é captada no período das chuvas e armazenada. Há também um dessalinizador marinho.

A água consumida no arquipélago vem da distribuição feita por carros-pipa.

A rede de esgoto está em 70% da ilha, o restante adota o sistema de fossas.

(Todas as fotos desses post foram tiradas pelo @decavalinhoporai)

Compartilhe nosso conteúdo em suas redes sociais