10 dias pelo Mato Grosso com crianças

Pantanal, Chapada dos Guimarães, Nobres e Cuiabá

10 dias pelas maravilhas do Mato Grosso com crianças

Quando ir? aliás

Escolhemos julho para passar 10 dias no estado do Mato Grosso. Afinal, com crianças a época das férias é a melhor escolha. portanto

A estação seca compreende os meses de abril a outubro, sendo assim o mês de julho é perfeito. aliás

Como ir?

Saímos de Viracopos para Cuiabá, com a companhia aérea Azul, 2 horas de viagem tranquila.

Em Cuiabá pegamos o carro que locado na Movida e seguimos para o Pantanal cerca de 2h30min de viagem. A cidade considerada porta de entrada para o Pantanal é Poconé, atravessando a cidade você chega na famosa Transpanteira. Rodovia com 145 km de extensão que liga Poconé a Porto Jofre, estrada de terra com alguns trechos em asfalto.

PARTE 1: PANTANAL NORTE

Poconé, entrada para o Pantanal Norte Mato-Grossense
E aqui começa a Transpantaneira! São 145 km de estrada de terra com muitas fazendas, hotéis e pousadas. O segredo é atravessar devagar apreciando a paisagem, as aves e animais.

Ideal para pessoas que amam a natureza e o contato com o meio ambiente, tanto flora como fauna. É uma aventura ver animais como jacarés, tuiuiús, garças, gaviões, veados e outros tão próximos de nós.

As crianças piram  quando eles cruzam o caminho!! é muito legal, emocionante!!

Dicas do que levar

Para fotos usamos somente o celular e  fizemos lindas fotos. Mas é claro que uma boa máquina fotográfica é bem vinda.

Repelente não pode faltar, principalmente no fim do dia quando os mosquitos resolvem picar pra valer. Levar calças, camisas de manga longa e botas acho o ideal, inclusive e principalmente para as crianças. Apesar do calor, quanto mais se cobrir mais agradável fica, pois os mosquitos ficam longe.

Protetor solar, chapéu ou boné e óculos são indispensáveis.

HOTEL

Nós hospedamos por 4 dias no Pantanal Mato Grosso Hotel, localizado na Transpantaneira. Hotel com hospedagem rústica, comida típica pantaneira e pessoal atencioso e simpático.

Eles oferecem várias opções de passeios, vara e isca para pescar, onde pela manhã ou no final da tarde sempre íamos até o deque para  aproveitar o sossego de uma pescaria!!

Com o calor que faz, piscina não pode faltar!! E para as crianças tem também um parquinho!!

Muitos peixinhos e também muitos jacarés no rio que beira o Hotel!!
Comida típica pantaneira!! Aqui frango, polenta, farofa, abobrinha ralada e quiabo.

Passeios

O hotel oferece vários passeios e nós fizemos todos.

Safari

Passeio pela estrada Transpantaneira, observando animais com hábitos diurnos, pôr do sol na Fazenda Campo Largo e focagem noturna, observação de animais da fauna noturna em seu habitat natural.

Transporte usado no Safari

Tuiuiú, ave símbolo do Pantanal
Tem  jacarés por todos os lados, que no início da viagem a gente vibra quando encontra um, depois se acostuma!
Fazenda Campo Largo
Belíssimo pôr do sol!!

Na focagem noturna vimos jacaré, veado, capivara, lobinho ou cachorro-do-mato.

MIRANTE

Para chegar até o mirante é preciso fazer uma caminhada por uma trilha (bem tranquila) uns 15 minutos.

Início da trilha para o mirante
Olha quem encontramos!! um tuiuiú!! Lindo, lindo!!
Na ida João no colo!!
Trilha pelo cerrado, aproveitamos para dar uma aula prática para a Gabi sobre plantas e árvores do cerrado pois coincidiu com o que ela esta aprendendo na escola.
Torre de 16 metros de altura
Vista aérea da paisagem pantaneira
Na volta criou coragem e andou pela passarela!!
Gabi e suas estrelas!!!

CAVALGADA

Passeio de aproximadamente 1h na companhia de um guia por trilhas e estradas de terra. Passeio agradável, bom pra contemplar a natureza!!

As crianças podem andar tranquilamente nos cavalos, eles são muito mansinhos!!

E tinha um cemitério no meio do caminho…

Vimos vários animais pelo caminho, os lindos tuiuiús, veado, capivara.

PASSEIO DE BARCO

Passeio ao longo do Rio Pixaim, fomos em um grupo de pessoas mas é possível  fazer exclusivo, se preferir. O barqueiro Peixinho, morador da região conhece todos os animais que cruzam o caminho e os chama pelo nome e  podem acreditar, eles atendem!!

Tuiuiú Tafarel!!!
João e o barqueiro Peixinho, uma simpatia de pessoa!!…conhecedor da região, nos deu uma aula sobre os costumes das aves e  animais que vimos pelo caminho.
A intimidade dele com o Jacaré é impressionante, se eu não tivesse visto talvez não acreditasse!! Ele batizou esse jacaré de “Sadam”. As crianças, ou melhor todos ficaram de “boca aberta”!!! Momento tenso,  mas correu tudo bem!!
Bela imagem do sol se pondo.

Hora de dormir!! as garças chegam e garantem seu lugar.

PARTE 2: CHAPADA DOS GUIMARÃES

E do Pantanal seguimos para a Chapada dos Guimarães, cerca de 240 km que fizemos em  4hs horas. Saímos pela manhã, paramos em Cuiabá (que fica no caminho) e almoçamos no restaurante Varadero. Com essa parada a viagem não ficou cansativa.

Paraíso de belezas do cerrado brasileiro, com muitas opções para o ecoturismo como: cavernas, flutuações, cachoeiras e  paisagens belíssimas vista dos seus vários mirantes. Um cenário emocionante e impressionante. Durante a viagem já é possível se encantar com a estrada, a grandiosidade do relevo é de tirar suspiros.

Primera parada, cachoeira Véu de Noiva, cartão postal da Chapada. Antes mesmo de chegar a cidade paramos e seguimos até seu mirante, há um amplo estacionamento onde deixamos o carro e descemos por uma rápida trilha em direção a cachoeira. O acesso é gratuito e por motivo de segurança é proibido descer e tomar banho em suas águas.

Eu adoro uma placa!!
Início da trilha
Trilha autoguiada de mais ou menos 500m até o mirante. O horário de visitação é das 9 as 16hs. É sempre bom checar os horários de funcionamento antes de ir!!

Paredões de arenito.

Somos pequenos diante de tanta beleza!!

Hotéis

Primeiro dia nos hospedamos na pousada Casa da Quineira, no centro da cidade, é uma bela pousada, com quartos acolhedores, piscina e um delicioso café da manhã. Os outros 3 dias na “Pousada do Parque” que está localizada dentro do Parque Nacional Chapada dos Guimarães. (não houve disponibilidade para os 4 dias na Pousada do Parque por isso nos hospedamos  1 dia na Casa da Quineira).

O portão de acesso a pousada fica a margem da rodovia, após 5 km de estrada de terra está a recepção da pousada.

É uma bela pousada, localizada numa área privada de 500 hectares, com trilhas, mirante, cachoeiras e um sítio arqueológico com pinturas rupestres, estas em estudo pelo IPHAN e outras instituições. A pousada ainda conta com um ótimo restaurante  ” Teta da Loba” o que facilita bastante já que ela está a 10 km do centro. Depois dos passeios, digamos um pouco intensos feitos no Parque, chegar nesta pousada rodeada pela natureza é muito prazeroso e relaxante.

Recepção da Pousada da Quineira

Pôr do sol visto do mirante.

Restaurante “Teta da Loba”.

Nosso guia!!

Pinturas rupestres.

PASSEIOS

Caverna Aroe Jari, Caverna Kiogo Brado, Lagoa Azul e Cachoeira Água Fria.

Marcamos um ponto de encontro na praça de Guimarães com o guia e o restante do grupo organizado por ele e saímos em direção a Fazenda Água Fria, distante 46km da cidade, esta propriedade não faz parte do Parque Nacional.  Valor do guia R$75,00/adulto e R$50,00/criança.

O valor para o passeio é R$120,00 (adulto) e R$40,00 (crianças entre 6-10 anos) está incluído entrada, almoço e o transporte de volta até a recepção, eles oferecem perneiras de couro para segurança contra picadas de cobras, o uso é obrigatório.

Aqui é possível ir e voltar de trator, ou ir andando e voltar de trator e ainda ir e voltar andando. Optamos em ir caminhando e voltar de transporte. Na ida andamos 9,5 km e foi muito bom, com as várias paradas onde o guia Daniel, um argentino bastante atencioso, nos explicava sobre a fauna e flora local. Nessas paradinhas era possível descansar um pouquinho!!…as crianças não reclamaram, e curtiram muito o passeio.

É bom levar muita água e um lanche leve.

Ponte de pedra

Caverna Aroe Jari (significa Morada das Almas), maior caverna de arenito do Brasil.

Apesar de ficar escuro ela não é tão baixa.
Pedra de 3 pontas

Caverna Kiogo Brado

Lagoa Azul, não é permitido banho.
Um sonho de tão lindo!!

Depois de tanto andar chegamos famintos!!! Comida típica, muito saborosa. Arroz carreteiro, galinhada e peixe frito.

Cachoeira Água Fria…faz jus ao nome, é muito gelada!!

Lindas plantações de algodão na estrada. E também muitas emas, e isso foi um problema…pois uma cruzou nossa caminho, na verdade três, conseguimos desviar de duas mais uma acabamos atropelando. Estávamos devagar e mesmo assim o impacto foi grande, meu marido teve controle total do carro evitando um acidente grave que pelo tamanho do animal poderia ter acontecido. O susto foi grande e a tristeza de ter atropelado a ema também, ela não resistiu. Infelizmente coisas desagradáveis  podem acontecer em viagens.

Com isso, acabamos dedicando o dia seguinte para resolver a questão do carro alugado. Apesar de ter danificado bem, ele estava funcionando. Porém como a Movida era em Cuiabá achamos melhor guinchar e não arriscar andar na estrada. Eu e as crianças ficamos na pousada e meu marido seguiu para Cuiabá fazer a troca.

CIDADE DE PEDRAS E VALE DO RIO CLARO

Esse passeio é feito em veículo 4×4, pois o acesso é difícil, fomos com o guia Iziel, simpático e bastante atencioso, indicado pela pousada.O valor por pessoa é R$250,00 nesse caso criança paga o mesmo valor (pois é o lugar no carro que considera). É bom levar um lanche reforçado e água pois não há restaurante. Protetor solar e repelente também. São 60 km (ida e volta) saindo da pousada. É necessário fazer o agendamento pois há limite de pessoas para visitação.

Fizemos uma flutuação no Rio Claro, nunca tinha feito…é muito bom!! com coletes salva vidas e snorkel (fornecidos pelo guia)  descemos o rio flutuando, a própria correnteza que não é forte conduz.

Mirante da Cidade de Pedra com vista para o Vale do Rio Claro.

Impressionantes paredões de arenito, um dos locais de maior beleza da Chapada. É possível ver araras vermelhas voando!!! show da natureza!!

Caminhada em área aberta, sem sombra!!

Poço da Anta

Formação conhecida como Crista de Galo. Pra chegar aqui a subida é íngreme, mas vale a pena!

PARTE 3: NOBRES, BOM JARDIM

E da Chapada seguimos para Bom Jardim a 170 Km de distância, 2 horas de viagem em uma boa estrada,  com faixas  largas e bem sinalizadas.

Como muitos pensam as belas atrações turísticas não ficam em Nobres e sim no distrito de Bom Jardim, a 65 km da cidade de Nobres. Bom Jardim é uma pequena vila, simples, com cerca de 500 habitantes, e pouca infraestrutura, por ali se encontra um supermercado e um posto de gasolina. Situada a margem da rodovia rodeada por ruas de terra.  Sinal de celular é raro…ou melhor não tem!! Sua rusticidade encanta!!

Suas belezas naturais são semelhantes a famosa Bonito, cidade do Mato Grosso do Sul.

Por 2 noites nos hospedamos na Pousada Rota das Águas que como a maioria das pousadas é também agência de turismo. Ali programamos nossos passeios para a Lagoa das Araras, Aquário Encantado e Cachoeira Serra Azul.

PASSEIOS

LAGOA DAS ARARAS

Lagoa das Araras, próximo da nossa pousada, não é obrigatório a presença de um guia. As araras regressam por volta das 16hs para dormirem, vimos muitas chegarem, é lindo!! Há deques em dois pontos para observação. É bom levar repelente como é final de tarde os insetos estão empolgados!! O valor da entrada é R$25,00/pessoa (as crianças não pagaram).

AQUÁRIO ENCANTADO

A infraestrutura aqui é muito boa, super organizado. O número de visitantes é controlado, por isso é bom agendar para não perder a chance de ver essa maravilha.

Na recepção eles fornecem o colete salva-vidas, sapatilha, máscara e snorkel (esses nós levamos) e de lá fomos de trator até o início da trilha (400m) em direção a lagoa e ao rio.

Passarela de madeira ao longo da trilha.

Lagoa Azul, parece uma pintura de tão linda!! Aqui mergulhamos e vimos muitas espécies de peixes.

Descida de 800m no Rio Salobra, flutuando. Durante a trilha e a flutuação o guia explica sobre plantas e animais vistos pelo caminho.

Almoçamos no restaurante do Áquario, comida típica muito saborosa.

CACHOEIRA SERRA AZUL

Localizada dentro do parque ambiental Sesc Serra Azul, essa  linda cachoeira possui um delicioso poço para flutuação, pra chegar até ela são 470 degraus entre subidas e descidas. E para quem quiser há a opção de descer de tirolesa.

Não foi fácil deixar a Gabi descer, fiquei bem nervosa!! O Guilherme foi na frente e ela depois, eu e o João descemos andando. Não quiz cortar seu espírito aventureiro e encarei os 7 segundos mais longos da minha vida. Porque eu de aventureira não tenho nada.

Um outro local para passeio é o Balneário Estivado, nós não fomos. Demos uma passada rápida para ver os inúmeros macaquinhos que ficam ao redor do balneário, as crianças adoraram!!

Lanchonte do Lukinhas é uma boa pedida para fechar um dia de aventuras!!

PARTE 4: CUIABÁ

E pra finalizar nosso turismo pelo Mato Grosso  visitamos Cuiabá, capital do estado. Nos hospedamos por 1 dia e meio no Hotel Odara. Hotel muito bonito, com um ótimo restaurante onde aproveitamos para almoçar no dia que chegamos.

Minha primeira vez em Cuiabá, gostei bastante, cidade limpa, bonita. Logo que chegamos fomos no Centro Geodésico da América do Sul, a cidade esta situada na parte central da América do Sul, é o “Coração da América do Sul”.

Achei o máximo visitar este ponto!! adoro essas coisas de localização!!

Conhecemos três restaurantes muito bons em Cuiabá, que valem a visita. Um é o renomado Mahalo, considerado o melhor restaurante de Cuiabá, simplesmente divino. Lélis peixaria, rodízio com uma variedade incrível de peixes muito saborosos e o Varadero, lindo restaurante e a comida muito boa.

Tagliolini ao mare salteado ao vinho branco, tomates frescos e chips de abobrinha- prato da minha Gabi que ama tudo isso!!
Prato Kids, spaghetti ao sugo com picadinho de mignon. E de quebra uma porção de fritas!!
Pintado grelhado com crosta de castanha do Pará, roesti de mandioca, ninho de legumes crocantes, manteiga de banana passa com alcaparras.
Cupim, mousseline de alho poró e espumante, banana-da-terra grelhada e farofa crocantíssima de pequi.
Bolinho úmido de doce de leite com sorvete de queijo.

Pra quem ama artesanato com eu, a Casa do Artesão é um ótimo lugar para adquirir peças de todas as regiões do Mato Grosso e com preço bom.  Outra loja de pirar é a do Leo Rocha, em Guimarães (nós fomos logo no primeiro dia mas deixei pra comprar outra hora, acabei indo no último dia e adivinhem estava fechada!!) de consolo tem uma pequena unidade, mas com muita coisa interessante no aeroporto de Cuiabá.

Leo Rocha Arte Indígena

Compartilhe nosso conteúdo em suas redes sociais