Museu Histórico, Folclórico e Pedagógico Monteiro Lobato em Taubaté.

Tio Barnabé, Narizinho, Gabi e João!!

Final de semana em Paraty com direito a 2 paradas, que valeram a pena. Museu Monteiro Lobato em Taubaté e o Lavandário em Cunha/SP. Saímos no finalzinho da tarde, andamos uns 300 km e paramos em Taubaté/SP para dormir, na manhã seguinte visitamos o museu.

Passeio gostoso para fazer com as crianças, interessante e com grande valor cultural. O museu funciona na casa onde o escritor nasceu e viveu até os 12 anos.

No amplo jardim, rodeadas de pés de jacas imensos, estão espalhados estátuas em tamanho natural dos personagens do Sitio do Picapau Amarelo, Emília, Pedrinho, Dona Benta, tia Anastácia, Narizinho, Saci, Visconde de Sabugosa e tio Barnabé. Essas estátuas fazem a alegria das crianças e dos adultos .

Eu fiquei encantada, o sítio faz parte da minha infância, eu era e sou fã. Gabi conhece a história e assistiu uns episódios. João conhece, porque eu contei, mas não assistiu. Nossa, escrevendo aqui fiquei pensando onde é possível assistir? preciso pesquisar!

O museu tem uma importância fundamental para a preservação e divulgação da história da literatura brasileira. Monteiro Lobato deixou um rico legado em obras literárias belíssimas, que faz parte de muitas memórias.

O acervo possui objetos pessoais, as primeiras edições dos livros do escritor, fotografias e uma vasta biblioteca com obras de Lobato.

É por meio da fantasia que o Museu Monteiro Lobato mantém viva toda a narrativa desse grande escritor brasileiro que se formou advogado e sonhava ser pintor. O local abriga toda a história, a cultura, o colorido e a alegria com que o escritor se dedicava a fazer o seu trabalho.

“Do museu nada se tira, a não ser conhecimento. Nada se leva, a não ser recordações. Nada se toca a não ser os preconceitos. E por fim. Nada se deixa, a não ser a saudade de que você volte”.

 

*Entrada Gratuita

Casa onde nasceu e viveu o escritor hoje abriga o museu.

 

 

Balanço no jardim para as crianças

 

Estátuas pelo jardim, tia Anastácia e Emília.
Na parede 3 aquarelas pintadas pelo escritor. Leia a frase, é linda.

 

Compartilhe nosso conteúdo em suas redes sociais

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email