4 dias em Belém do Pará com crianças

Uma das capitais mais exóticas do Brasil

Belém do Pará com crianças, com certeza uma das capitais mais exóticas do país. Que alegria ver e mostrar essa diversidade cultural para meus filhos. Nos encantamos com a cidade, com as pessoas, com a rica gastronomia, com a exuberância dos rios, com a Amazônia e com a chuva forte e rápida que caía todas as tardes. a pro

Atualizado por Eduarda Salomé em outubro/2022 Belem

Como ir? portanto para Belém do pará com crianças

Belém do Pará com crianças Madrugamos para pegar o voo com a Companhia Aérea Azul, saímos do aeroporto de Viracopos/Campinas  para Belo Horizonte (7:25hs – 8:40hs) e de Belo Horizonte seguimos para Belém (10:05hs – 13:20hs). No total 6hs de viagem, um pouco demorado, porém tranquilo. afinal

Belém do Pará com crianças
Madrugamos para pegar o voo.

Apesar do horário eles estavam bem animados.

Dia 1 enfim Belém do Pará com crianças

Nos hospedamos no Hotel Pousada Marajoara, situada no bairro Nazaré, uma ótima localização. A  pousada é pequena e  simples, mas oferece um gostoso café da manhã e possui uma equipe simpática e atenciosa. Os quartos são espaçosos, ficamos muito bem instalados. antes de mais nada

Fizemos a reserva do hotel pelo booking.com

Belém do Pará com crianças
O hotel é todo decorado com animais da floresta

Estação da Docas Belém do Para com crianças desde já

Com 402 anos Belém transborda história. Possui um belíssimo centro histórico que aos poucos vem sendo revitalizado. Assim aconteceu com a Estação da Docas, antigo porto fluvial que deu origem a um dos espaços mais procurados de Belém. Um lugar para passear, onde você pode provar a rica gastronomia paraense nos seus vários restaurantes. Não deixe de tomar os deliciosos sorvetes da sorveteria Cairu. por outro lado

Vale ressaltar que o lugar é bem policiado e seguro para todos que frequentam. alem do mais

Estação das Docas

“Cidade morena da metrópole e da floresta. Sua grande marca é algo que não se vê, se sente”

Admirando a Baía do Guajará. Esse rio parece o mar.

Belém do Pará com crianças
Andando pela Estação das Docas.

Restaurante Lá em Casa Belem do Pará com crianças após

Almoçamos no tradicional restaurante Lá em Casa e adoramos. Antes de irmos li muito sobre a gastronomia do Pará que vem despontando como uma das melhores do Brasil. E só podemos concordar, a variedade de ingredientes a torna muito interessante, rica e saborosíssima. (os preços são de maio/2018). bem como

Restaurante Lá em Casa na Estação das Docas.

Tirei essa foto do cardápio para mostrar um pouco da variedade dos ingredientes usados na culinária paraense.

Isca de filhote (Filhote é um peixe típico dos rios Amazônicos, leve, carnudo e saboroso) (R$45,00)

Dourada frita com redução de mel e murici, baião de dois com macaxeira cozida na manteiga.(R$64,00)

O nome do prato é Filhote Pai D’Égua. É costume local falar a expressão “pai d’égua” quando é algo muito, muito bom. Servido com arroz de jambu, feijão manteiguinha de Santarém e farofa molhada.(R$64,00)

Belém do Pará com crianças

Camarão rosa na chapa (R$78,00), para minha menina que ama camarões. Já o João sempre dá um trabalhinho para comer. Mas gostou bastante do peixe e comeu comigo.

Para sobremesa fomos conhecer a famosa sorveteria Cairu. São muitos e muitos sabores, provamos vários e todos deliciosos (fomos mais de uma vez). Destaque para o bacuri, tapioca com açaí, cupuaçu, castanha-do-pará. As crianças ficaram nos sabores tradicionais creme, chocolate e morango.

(O valor da bola de sorvete é R$7,50 – maio/2018) portanto

Passeio de barcoBelém do Para com crianças desde

No fim da tarde fizemos um passeio de barco pelo rio Guamá e Baía do Guajará com a Valeverde Turismo para contemplar o pôr do sol (R$50,00 adulto e R$30,00 crianças – maio/2018). Com direito a show de músicas regionais e as danças folclóricas mais conhecidas do estado do Pará. Eu e a Gabi dançamos o carimbó com muita animação.

As crianças adoraram, ficaram hipnotizados assistindo as danças. ainda por cima

Passeio de barco pela Baía do Guajará

Pôr do sol no Rio Guamá.

Cantor Allan Roffé e os dançarinos.

Belém vista do rio Guamá

Vista da Baía do Guajará e da cidade de Belém

Dia 2

Para o segundo dia, contratamos uma guia turística, a Amanda,  para nos levar em alguns pontos da cidade, nos explicando com mais detalhes a história de Belém. Foi muito bom para nós e as crianças  nos aprofundar nos encantos de Belém. Amanda montou uma programação muito legal, voltada para os pequenos e para nós adultos. Fez nosso tempo render. O contato da Amanda está no final do post. bem como

Museu Paraense e Parque Zoobotânico Emilio Goeldi nesse sentido

Primeiramente visitamos o Parque Emilio Goeldi, uma imensa área verde localizada no centro de Belém com espécies da flora e fauna amazônica. E também animais como onça-pintada, jacaré-açu, tartarugas, ariranhas, antas, macacos, araras, guarás, entre outros que vivem soltos pelo parque como por exemplo as cotias. Há também um aquário com espécies de peixes amazônicos e cobras. afinal

No Museu Paraense ocorre exposições temporárias, nós visitamos a exposição Transformações, a Amazônia e o Antropoceno. além dissBelém do Pará com crianças

Mapa do Parque

Pelo parque…

Espécies de plantas típicas da região.

Esse é o jacaré-açu Alcino, 70 anos de idade. É o animal mais velho do museu. Essa espécie pode chegar a 7m de comprimento.

Belém do Pará com crianças

Sede do museu, é aqui onde ocorre as exposições.

Exposição “Transformações, A Amazônia e o Antropoceno”.

Mangal das Garças igualmente

Mangal das Garças,  parque naturalístico criado em 2005 pelo governo do Pará. Mais um belo recanto dentro da cidade de Belém. Situado as margens do Rio Guamá, possui vegetação típica, aves, uma linda vista do rio e da cidade e um ótimo restaurante que não fomos mas dizem maravilhas dele. Fomos especialmente para mostrar a alimentação das garças para as crianças. da mesma forma

Belém do Pará com crianças
Hora da refeição das garças

A alimentação das garças ocorre 3 vezes/dia. Elas vivem livremente e podem caçar seu próprio alimento. O alimento (peixes) fornecido pelo parque é um “agrado” para elas.

Borboletário

Mirante Rio Guamá

Centro Histórico ou Cidade Velha enfim

Agora é a vez de visitar o Centro Histórico ou Cidade Velha. São várias construções históricas, muitas delas com forte influência portuguesa e muitas também em péssimo estado. Mesmo assim, Belém não perde seu charme por isso. Infelizmente é nítido o descaso dos governantes com a cidade, lamentável. imediatamente

Belém do Pará com crianças
Pausa para uma água de coco na Praça da Catedral.

Catedral Metropolitana de Belém

Casa das Onze Janelas ainda por cima

Casa das Onze Janelas era a antiga residência de um senhor de engenho, hoje se transformou em um Centro Cultural que abriga exposições temporárias e um restaurante. Ao lado da Casa das Onze Janelas está o Forte do Presépio ou Forte do Castelo, não visitamos para não cansar muito as crianças.

Casa das Onze Janelas

Casarões antigos em Belém

Mercado Ver-o- Peso igualmente

Pertinho dali fica o Mercado Ver-o- Peso, ponto turístico, econômico e cultural de Belém. Confesso que antes de ir estava apreensiva por causa das crianças, é um lugar grande, movimentado e com muitas recomendações para ter cuidado com os pertences. Mas acreditem, foi super tranquilo, nos sentimos  super bem, passamos horas incríveis vendo toda aquela diversidade. nesse sentido

Com 391 anos é consideradoa maior feira livre da America Latina, sendo assim não poderíamos esperar outra coisa senão uma explosão de variedades, cheiros, sabores. A Amanda, nossa guia, nos apresentou todos os setores e nos explicou um pouca da história do Complexo Ver-o-Peso. O mercado é todo organizado em ruas, pelo nome da rua você já sabe o que é possível encontrar. O produto encontrado nas barracas no começo não é achado no meio, nem no fim do mercado. frequentemente

O mercado de carnes e peixes fica em um galpões fechados e separados, próximo das barracas. Após

Belém do Pará com crianças
Vista das barracas e ao fundo em azul o Mercado de Peixes.

Rua do Camarão

Fruta Rambutan

Açaí

Feirante abrindo a castanha manualmente.

Castanha-do- Pará torrada

Jambu, usado em vários pratos da culinária paraense. Inclusive no famoso Tacacá.

De cavalinho por aí!

Setor dos artesanatos, para quem me acompanha sabe que eu adoro. A variedade é grande, o destaque fica para as belíssimas peças de cerâmica marajoara.

Artesanato indígena marajoara

Belém do Pará com crianças

Mercado de Carnes. A estrutura é belíssima, toda em ferro vinda da Escócia.

Setor de ervas. Neste encontra-se perfumes, óleos, sabonetes e banhos feitos com ervas nativas. Para vários problemas de saúde e também do “coração”. do mesmo modo

Famosa Dona Coló, uma simpatia de pessoa.

Belém do Pará com crianças

A Amanda explicando sobre o mercado.
Box da Hellem

Almoçamos no Box da Hellem, pessoal simpático e atencioso. A comida é simples, porém saborosa. As crianças rasparam o prato. Provamos o açaí como é servido no Pará, com a comida salgada e não doce como costumamos comer aqui em São Paulo.

Prato típico paraense

Comida típica de Belém, peixe frito e açaí com farinha de mandioca ou tapioca.

Açaí com farinha

Belém do Pará com crianças
O João se deliciou com a comida.

Coisas que só se vê no Mercado Ver o Peso!

As crianças brincaram tranquilamente no mercado. Nos sentimos super seguros, como já disse foi bem tranquilo. Claro que como todo lugar com alta circulação de pessoas é preciso ficar atento, mas a verdade é que até esquecemos que estávamos no maior mercado da América Latina.  além do mais

Belém do Pará com crianças

Jantar Especial (atualização out/2022 o restaurante fechou)

(Apesar do restaurante ter encerrado suas atividades nos dias de hoje (out/2022) deixarei aqui meu relato, afinal foi uma experiência gastronômica especial).

Jantamos no restaurante Remanso do Bosque, do chef  paraense Thiago Castanho um dos mais renomados chefs do Brasil e definido pelo The New York Times como um dos mais inovadores.

O restaurante tem como princípio a culinária de raiz e o respeito aos ingredientes amazônicos. Comemorei nesse dia meus 41 anos, para mim que sou amante da gastronomia, provando sabores inesquecíveis. E claro, em ótimas companhias. enfim, antes de mais nada

Belém do Pará com crianças

Difícil escolher, são várias opções que parecem muito boas. De entrada pedimos a linguiça e os camarões. Nós quatro adoramos. portanto

Linguiça artesanal de porco com jambu, com molho de tucupi e mel acompanhado de pão artesanal.

Camarões empanados na tapioca.

Camarões Pitú na brasa

Gabi e os camarões que tanto gosta.

E nos pratos principais, destaque para o pirarucu defumado, simplesmente delicioso. ainda por cima

Pirarucu defumado cozido ao molho de leite de coco com banana da terra frita e castanha. E  “Panela” de camarões cozidos no leite de coco com banana da terra e curry.

E fechando a noite de sabores incríveis, o mousse de chocolate numa apresentação original parecendo terra em um vasinho de barro. Show!

Mousse de chocolate A “Jardinagem” com nibs de cacau do Combu, crumble de chocolate do Combu e doce de cupuaçu.

Dia 3 afinal

Basílica Nossa Senhora de Nazaré bem como

Começamos o dia visitando a Basílica Nossa Senhora de Nazaré, que para ajudar era pertinho do nosso hotel. Uma das igrejas mais lindas de Belém. É aqui que acontece a chegada do Círio de Nazaré que ocorre no 2º domingo de outubro. além disso

Basílica Nossa Senhora de Nazaré

Belém do Pará com crianças
Inúmeras fitinhas com pedidos dos fíeis, formando um paredão colorido.

Belem do Pará com crianças
Fazendo seus pedidos.

Estilo romano

O teto da Basílica

Teatro da Paz

Em seguida, fizemos a visita guiada no Teatro da Paz, localizado em frente a Praça da República. No domingo as visitas ocorrem das 9 as 11hs e dura aproximadamente 45 minutos. Compramos os ingressos na hora, estava vazio, foi tranquilo. (R$6,00/adulto)

Teatro da Paz, fundado em 1878 durante o período áureo do Ciclo da Borracha

Totalmente conservado, o teatro funciona normalmente até os dias de hoje. ainda por cima

Descansando um pouquinho

Praça da República mesmo modo

A praça da República fica lotada aos domingos. Há uma feira de artesanato com muitas barracas e apresentações de danças regionais. a principio

Point do Açaí antes de mais nada

Após nosso passeio pela praça seguimos para o Point do Açaí, um  restaurante com culinária típica da região, fica próximo a Praça da República, uns 5 minutos de caminhada. A cidade conta com mais dois endereços deste restaurante, nós almoçamos no Point Boulevard. Provamos a chapa mista de peixes regionais com açaí, tem também menu kids para os pequenos. Os pratos são bem servidos e saborosos.

Para quem gosta de artesanato ao lado tem uma lojinha (do próprio restaurante) com peças lindas.

Esperando o uber. O garçom sugeriu esperarmos dentro do restaurante, por segurança.

Tacacá da D. Maria enfim

No final da tarde fomos até o famoso Tacacá da D. Maria. Há muitas opções de onde comer essa iguaria, acredito que muitas devem ser boas. Mas escolhemos da D. Maria. O sabor é forte, no começo estranhei um pouco, mas comi tudo. As crianças não gostaram. portanto

“Não dá pra falar em Belém, sem falar no tacacá. E não dá pra falar nesse prato típico sem falar em D. Maria do Carmo”.

A apresentação é um capricho. Em todo lugar ele é servido em uma  cumbuca com a cestinha embaixo, adorei a apresentação.

Para curtir um final de tarde portanto

Para curtir um final de tarde em Belém, nada melhor que  uma passadinha na Estação das Docas. Um sorvetinho para as crianças e uma cerveja bem gelada para os adultos na também conceituada Amazon Beer, cervejaria pioneira em usar ingredientes amazônicos. enquanto isso

Belém com crianças
Sorveteria Cairu

Cervejaria Amazon Beer

Cervejaria pioneira em usar ingredientes amazônicos.

Dia 4 desde já

Outro visita que queria muito fazer era conhecer a Ilha do Combu. Deixamos para organizar já estando em Belém e ainda bem que deu certo. Localizada cerca de 15 minutos de barco da capital, o trajeto é bem tranquilo. A ilha é a quarta maior do município de Belém. afin

O barco para a Ilha do Combu sai da Praça Princesa Izabel, no bairro Condor, antigo reduto boêmio de Belém, é ali que ficava o Palácio dos Bares onde foi gravada cenas do filme Bye Bye Brasil.  Nos dias de hoje é bom ficar atento nesta praça, pois não há muita segurança principalmente de segunda-feira (dia que fomos), já nos finais de semana o movimento de pessoas circulando é intenso. Contratamos novamente a Amanda, nossa guia turística, que organizou o barqueiro e a visita aos pontos principais da ilha. após

Belém com crianças
Praça Princesa Izabel

Chegando na ilha entramos no Furo da Paciência, que ficou muito conhecido por conta do trabalho do artista local Sebá Tapajós que realizou um trabalho de arte urbana conhecido como “Sreet River”. Criaram uma galeria de arte a céu aberto que trabalha  a experiência artística de trazer a arte urbana para dentro da ilha. As casas de palafitas são todas grafitadas. O projeto foi realizado quando Belém completou 400 anos. Veja abaixo algumas casas gravitadas.

No início o artista encontrou resistência dos moradores em deixar pintar as casas. sem dúvida

Igarapé do Combu, é a parte central da ilha, onde está localizado o centro de saúde, biblioteca, escola e cerca de 14 restaurantes, lá também fica a famosa fábrica de Chocolates da D. Nena. a principio

Uma curiosidade, se diz “furo”quando há saída e “igarapé” quando não há saída. em suma

Filha do Combu – Chocolates da D. Nena além disso

Dona Nena e sua família já trabalhavam com cacau e vendiam o fruto para fábricas de chocolate em todo mundo. logo após, Belem do pará com crianças

Porém, quando se viu em dificuldades financeiras, dona Nena resolveu arriscar e começou a beneficiar o próprio produto. além disso,

Hoje em dia, com a alta demanda por seus produtos, a produção de dona Nena e sua equipe gira em torno 80kg por mês entre barras 100% cacau, pó de cacau, nibs, brigadeiro em pote e outros produtos que são vendidos ali na lojinha no Combu e em alguns lugares em Belém. bem como

O chef  Thiago Castanho, do restaurante Remanso do Bosque em Belém se tornou um importante parceiro na divulgação do chocolate da Ilha do Combu pelo Brasil e pelo mundo. Ele até criou uma receita chamada ‘Jardinagem’ usando os nibs de cacau da Ilha do Combu, doce de cupuaçu e crumble de chocolate. Nós provamos essa sobremesa quando estivemos no restaurante Remanso do Bosque. após

Fizemos a degustação dos chocolates 100%  e 70% cacau e dos doces de bacuri, e cupuaçu . As crianças adoraram o brigadeiro. além disso

Produtos D. Nena.

Restaurante Saldosa Maloca desde já

Almoçamos no Restaurante Saldosa Maloca, um dos poucos que abrem na segunda-feira, atrás do restaurante tem uma lindíssima árvore Samaúma,  vontade de ficar horas contemplando sua beleza. após

Restaurante Saldosa Maloca

Bélem com crianças
Samaúma

Essa foto eu tirei no Terminal Fluvial da Praça Princesa Izabel. Depois de ver tanta beleza natural, a realidade dos maus tratos a natureza é bem próxima. Belém tem muitos desafios a superar.

Contato Amanda/ guia turístico – (91) 98315 0750

Gostou do post? Mande seus comentários ou dúvidas… afinal

Leia nossa viagem pela Amazônia com crianças e descubra mais sobre a região norte do Brasil. por outro lado

Compartilhe nosso conteúdo em suas redes sociais