Amazônia em família-Roteiro de 9 dias

Amazônia em família, com crianças, com amigos ou sozinho com certeza será uma viagem transformadora. Eu esperei muito dessa viagem e não me decepcionei, foi realmente uma experiência riquíssima e inspiradora. Uma das melhores viagens que fizemos com as crianças.

Todo brasileiro deveria conhecer a Amazônia porque ela é nossa e é um orgulho. Portanto

Antes de mais nada, não podemos deixar de mostrar alguns números que são impressionantes como tudo que a rodeia. por outro lado

Na real 60% dela está em território brasileiro, o restante está dividido entre 8 países que são Bolívia, Colômbia, Peru, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Suriname e Venezuela. por outro lado

A Amazônia é considerada a região de maior biodiversidade do planeta. igualmente

O bioma Amazônia não é exclusivo do território brasileiro, abrangendo áreas de outros países.

Compreende o conjunto de ecossistemas que correspondem à Floresta Amazônica, maior floresta tropical do mundo, e também a Bacia Amazônica, maior bacia hidrográfica do planeta. antes de mais nada

A fauna é extremamente rica e conta com mais de 30 milhões de espécies.

A flora da Amazônia é bastante diversificada, constituída por árvores, ervas, arbustos, lianas (cipós) e trepadeiras. enfim

Cerca de 17% do bioma foi devastado nos últimos 50 anos. ainda mais

Veja mais sobre “Amazônia” em: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/amazonia.htm

Amazônia em família
Floresta Amazônica

Cronograma – julho 2022

Dia 1. Partida Aeroporto Internacional de Viracopos/ Campinas – Chegada Manaus – Hotel Villa Amazônia

Dia 2. Ida para  o Manati Lodge

Dia 3. Manati Lodge

Dia 4. Manati Lodge

Dia 5. Manati Lodge (manhã) saída para Manaus (tarde)- Juma Ópera

Dia 6. Ida para o Juma Lodge

Dia 7. Juma Lodge

Dia 8. Ida para Manaus – Hotel Juma Ópera

Dia 9. Manaus – partida para Campinas

O voo

Partimos do aeroporto de Viracopos, em Campinas, rumo a Manaus, num voo de 3hs sem escalas e conexões. Chegando no aeroporto pegamos, tranquilamente, um táxi para o hotel Villa Amazônia localizado no centro histórico da cidade. bem como

Nossa estadia em  Manaus foram em etapas, entre idas e vindas da floresta ficamos ao todo 3 dias e meio na capital do Amazonas.

Quando ir com a família para a Amazônia

A princípio você pode ir em qualquer época do ano. Porém cada estação tem suas características e acho interessante saber quando é  a época das chuvas, assim como o período de cheia e baixa dos rios amazônicos. Então vamos lá, rapidamente vou colocar aqui os meses quando cada um ocorre:

O clima da Amazônia

O clima é o equatorial, portanto quente e úmido. Na floresta você percebe bem esse clima, prepare-se para passar calor e suar bastante.

A época das chuvas

O período das chuvas vai de dezembro a maio. O período mais chuvoso é de junho a novembro. É uma das regiões mais chuvosas do mundo e com isso pode chover em qualquer mês. Nós fomos em julho por 10 dias e choveu apenas 1 dia e rapidamente.

A cheia dos rios Amazônicos

Amazônia em familia
Igapó – significa floresta inundada

Isso realmente irá interferir na sua viagem, pois o cenário e as atividades que você fará são determinadas pela altura da água nos rios. Em relação a cheia e a baixa dos rios eu diria que são 2 viagens diferentes.

No período entre junho e setembro o rio está com um volume maior. É quando formam os igapós, que significa floresta inundada. Nesta época é possível navegar na altura das copas das árvores e isso é simplesmente maravilhoso. Seus filhos vão amar esse momento assim como os meus.

Como disse anteriormente fomos no mês de julho e ficamos encantados, completamente apaixonados.

A baixa dos rios Amazônicos

As águas começam a recuar em agostos e em outubro é o período mais seco. Nessa época se formam as praias de rio. Deve ser outra maravilha, quero muito voltar para conhecer a Amazônia com esse cenário.

E então… Quando realmente ir?

Para uma primeira vez  na Amazônia acredito que a cheia é perfeita, ela me conquistou e é essa época que  eu indico. Sendo assim, as férias de julho (férias das crianças) é um bom período para ir, este foi o mês escolhido por nós. Na verdade quem conquista mesmo é a Floresta Amazônica, é de uma energia que só indo para entender. E de uma coisa eu sei, quero voltar.  Acho até que já falei em outro post que quero voltar, mas me desculpem não canso de dizer!

O que levar para a Amazônia com a família

Amazônia com a família
No aeroporto a caminho de Manaus com nossos tênis impermeáveis.

Procure levar roupas leves, tênis impermeável, calça e camiseta de manga longa (é recomendado para caminhadas na floresta), boné, shorts/bermuda, camiseta não podem faltar e claro roupa de banho.

Não esqueça de levar um casaquinho, principalmente para as crianças. Como é muito quente, o ar condicionado nos lugares em Manaus costumam estar turbinados. E a chance de passar um friozinho não é pouca.

Levamos também repelente, o qual usamos mais por via das dúvidas, porém praticamente não há mosquitos às margens do rio Negro e do rio Juma (lugares onde ficamos) devido ao baixo ph da água eles não proliferam.

Uma dica: leve pouca coisa, uma mala leve é sempre mais confortável.

Onde ficar na Amazônia com a família

Veja aqui como foi nossa estadia no:

Manati Lodge

Juma Amazon Lodge

Hotel Villa Amazônia

Juma Ópera Hotel

Clique aqui para o ler o Cronograma dessa aventura com as crianças pela selva amazônica e também por Manaus.

Foi uma delícia montar todo o itinerário e ficou perfeito.

Compartilhe nosso conteúdo em suas redes sociais