Caminhada com Pinguins – Patagônia

Caminhada com pinguins na Isla Martillo, em Ushuaia

pinguins

Pinguins, a caminhada com esses animais tão fofos é uns dos pontos altos da viagem. Um passeio concorrido, apenas uma empresa tem autorização para desembarcar na Isla Martillo (conhecida também como Pinguinera), a Piratour. Sendo assim, não deixe para a última hora. Fechamos com eles 4 meses antes  da viagem e ainda ficamos na fila de espera, pois logo que entramos em contato estava esgotado. A sorte foi que abriram outro grupo. Não deixe para agendar quando estiver lá, no dia que saímos para  essa aventura vimos pessoas chorando, implorando por uma vaga, mas claro que não tinha. a princípio

Outras empresas até podem ir a ilha, mas são proibidas de realizar desembarque e os pinguins são vistos de dentro do catamarã, sem que haja qualquer caminhada na ilha. afinal

Fechamos com a Latitute Ushuaia, que intermediou com a Piratour o passeio. No dia basta se apresentar na casinha da Piratour no cais turístico, muito fácil de achar.

Estávamos ansiosos para fazer e não foi diferente do que pensei. Foi incrível, realmente mágico.

Uma informação importante é que a caminhada com pinguins somente ocorre na Temporada de Verão (outubro a março) sendo que os meses de dezembro e janeiro os que recebem maior quantidade de pinguins. desde já

Por que somente no verão vemos pinguins na Isla Martillo?
pinguins
Chegando na Isla Martillo.

Porque é na temporada de verão que os pinguins de Magalhães, Pinguim Rei e Pápuas escolhem a Isla Martillo como seu refúgio no período reprodutivo. segundo

Ou seja, as colônias de pinguins nadam até lá para se reproduzirem, além de passar os primeiros meses dos filhotes, que aliás são fofos.

Como é o passeio?
Pinguim Rei em destaque.

Primeiramente nos dirigimos ao cais turístico e fazemos o check-in na casinha da Piratour, de lá seguimos de ônibus em grupo de 40 pessoas para a Estância Harberton. O passeio dura um total de 7 hs, porém com os pinguins ficamos apenas 1h. Saímos do cais as 14:30 hs e retornamos por volta das 21 hs (ainda claro em Ushuaia). em conclusão

O atendimento da Piratour é impecável, além disso trabalham com pontualidade, ônibus confortável, guias super profissionais e que entendiam muito do passeio, além de estarem sempre preocupados em proteger a natureza.

O grupo é dividido em 2 com 20 pessoas cada. Enquanto um grupo visita a ilha o outro faz um tour pela Estância e toma um delicioso chá.

Chegando na ilha Pinguinera

Para ir até a ilha são 15 minutos de navegação em um bote rígido, chegando lá  ficamos com essas fofuras cerca de 1hora. desde ja

A guia passa todas as informações de como se comportar, andar, onde ir e principalmente não ir. Em nosso grupo tinha somente minhas crianças. No total tinham 5 crianças.

Descemos na praia e já vimos milhares de pinguins, um sonho. Tinha até um pinguim Rei pertinho de nós. Uma emoção, momento lindo de viver. Caminhamos mais um pouco até uma região restrita da ilha, delimitada com cordas que os humanos não podem ultrapassar. Já os pinguins podem, sendo assim é preciso ter muito cuidado ao andar. É preciso pisar leve, suave no chão. Essa região é onde há ninhos com ovos.

Área dos ninhos, humanos não podem ultrapassar a corda.

A guia acompanha todo o momento, falando coisas super legais sobre os pinguins e seu habitat natural.

Na volta paramos no Museu Acatushún, de fósseis de mamíferos marinhos. Um museu pequeno e bem interessante. A entrada já está incluída no preço pago, então aproveite e adquira mais conhecimento. A visita é guiada e os jovens são simpáticos e atenciosos. a principio

Esse passeio em Ushuaia foi realmente incrível! difícil é ir embora.

pinguins
No bote, transporte para chegar até a ilha.

Os filhotes possuem o pêlo fofinho e são lindos.

Ushuaia
Museu Acatushún

➡ Leia tudo sobre nossa viagem pela Patagônia Argentina, clique nos links abaixo.

Roteiro de 10 dias pela Patagônia Argentina

Ushuaia com crianças

➡ Todas as fotos foram tiradas por De Cavalinho por Aí.

Compartilhe nosso conteúdo em suas redes sociais