Ushuaia – Patagônia com crianças

Ushuaia – Quantos dias ficar, onde ficar e o que fazer?

Ushuaia,  a “cidade do fim do mundo”, localizada no extremo sul da Argentina, é a cidade mais austral do planeta e está na região da Terra do Fogo, na Patagônia Argentina. Ela é cercada por lindas montanhas, lagos de tirar o fôlego e o Oceano Atlântico.

Com uma atmosfera única, oferece uma combinação fascinante de paisagens naturais deslumbrantes e uma rica história. É o ponto de partida para muitas expedições em navios enormes à Antártida.

Índice

Quantos dias ficar em Ushuaia?

Onde ficar em Ushuaia?

O que fazer em Ushuaia?

Veja também nosso Roteiro de 10 dias pela Patagônia

Valores pagos em Ushuaia

Quantos dias ficar em Ushuaia? Enfim

Ficamos 5 dias em Ushuaia, em janeiro de 2023. Achei esse número de dias ideal, fizemos todos os passeios que julgamos “obrigatórios” e curtimos a cidade com calma. Há muita coisa para fazer em Ushuaia, antes de fechar os dias é bom planejar o que deseja ver.

Onde ficar em Ushuaia?

Ushuaia
Entrada do chalé no Tierra Mística.

Há várias opções de hotel, falarei aqui da minha experiência. Nos hospedamos no Cabañas Tierra Mística. O chalé é confortável, espaçoso, bem limpo, equipado e bem localizado, mas confesso que gostaria de algo mais charmoso. Muito bem avaliado no site do  Booking, agradou todos que passaram por lá o que contribui para nossa escolha.

O Júlio responsável pelo Cabañas é muito prestativo e simpático, o café da manhã é servido no quarto e é ele que levava bolos e pães quentinhos todos os dias pontualmente, no horário pedido por nós.

O Cabañas é próximo ao centro, sendo assim, fizemos tudo a pé.

Reservamos o hotel pelo site do Booking.

O que fazer em Ushuaia?

Vamos para a melhor parte, descobrir as maravilhas de Ushuaia. Como já escrevi no post Roteiro de 10 dias pela Patagônia, escolhemos o verão para visitar a cidade  e assim garantir o que queríamos conhecer “no fim do mundo”. Então vamos lá, falar de cada um: do mesmo modo

1. Parque Nacional Tierra del Fuego e Trem do Fim do Mundo

Ushuaia

Este é um dos passeios mais clássicos de Ushuaia e não pode ficar de fora da sua lista. A paisagem do parque é caracterizada por montanhas, florestas, lagos e rios. Demos sorte com o tempo, sol, céu azul e frio, claro.

Fizemos esse passeio com a empresa Latitude Ushuaia, contratamos ainda no Brasil com aproximadamente 3 meses de antecedência. ainda mais

No dia do passeio a empresa, com um micro-ônibus e uma guia nos pegou no hotel logo pela manhã e de lá seguimos. No trajeto, da cidade até a entrada do parque, que dura cerca de 1 hora nos explicam um pouco sobre a região. Chegando lá, pegamos a fila para comprar  os ingressos para o Trem do Fim do Mundo. O famoso trem histórico  percorre paisagens deslumbrantes do Parque Nacional Tierra del Fuego, o trem segue o antigo caminho percorrido pelos prisioneiros da antiga prisão de Ushuaia.

O passeio é muito agradável, no caminho vimos paisagens lindas e bucólicas. O trem anda devagarinho e faz 1 parada na estação La Macarena, nela fizemos uma breve caminhada até uma cachoeira, na sequência voltamos para o trem e andamos até o ponto de desembarque onde retornamos para o ônibus e continuamos a exploração. bem como

Durante o percurso eles narram a história de Ushuaia, do Parque Nacional Tierra del Fuego e Trem do Fim do Mundo. Eles distribuem fones de ouvido, há 3 opções de idioma (português, inglês e espanhol). O trajeto dura cerca de 1 h, somente ida.

Ushuaia
Trem do Fim do Mundo

 

Ushuaia
Vista da janela no Trem do Fim do Mundo.

Bahia Lapataia e Lago Acigami

De lá seguimos com o ônibus por mais um trecho, onde descemos e caminhamos um pouco até um lindo mirante com vista para o Bahia Lapataia. A última parada foi na lagoa Acigami, linda parecia um mar.

Esse passeio dura meio dia, saímos do hotel por volta das 8 hs e retornamos para a cidade aproximadamente 13:30h.

Mirante para a Bahia Lapataia

 

Lagoa Acigami

2. Passeio de barco no Canal de Beagle assim

O que também não pode ficar de fora em Ushuaia é o passeio de catamarã pelo Canal de Beagle, para ver  a ilha dos pássaros cormorões e a ilha dos lobos-marinhos. Eles ficam aos montes tomando sol, lindo de ver.

O passeio passa também pelo Farol Les Eclaireus, o famoso Farol do “Fim do Mundo” cartão postal de Ushuaia. Considerado monumento histórico da cidade.

Compramos esse passeio com a Latitude Ushuaia. Nos apresentamos as 9hs na casinha da Rumbo Sur no cais turístico, muito fácil chegar. São várias casinhas, de várias empresas. Basta procurar a que você contratou. Retornamos 12:30hs.

Ushuaia
Catamarã que fomos na navegação

 

O famoso Farol Les Eclaireus, cartão postal de Ushuaia

 

Cormorões (de longe parece pinguim, mas não é) e os lobos marinhos.

 

João contemplando a vista.

3. Caminhada com pinguins na Isla Martillo (conhecida como Pinguinera)

Ushuaia
Área dos ninhos, humanos não pode passar da corda.

Esse caminhada, é uns dos pontos altos da viagem. Um passeio concorrido, apenas uma empresa tem autorização para desembarcar na Isla Martillo, a Piratour. Sendo assim, não deixe para a última hora. Fechamos com eles 4 meses antes  da viagem e ainda ficamos na fila de espera, pois logo que entramos em contato estava esgotado. A sorte foi que abriram outro grupo. Não deixe para agendar quando estiver lá, no dia que saímos para  essa aventura vimos pessoas chorando, implorando por uma vaga, mas claro que não tinha. a princípio

Outras empresas até podem ir a ilha, mas são proibidas de realizar desembarque e os pinguins são vistos de dentro do catamarã, sem que haja qualquer caminhada na ilha. afinal

Fechamos com a Latitute Ushuaia, que intermediou com a Piratour o passeio. No dia basta se apresentar na casinha da Piratour no cais turístico, muito fácil de achar.

Estávamos ansiosos para fazer e não foi diferente do que pensei. Foi incrível, realmente mágico.

Uma informação importante é que a caminhada com pinguins somente ocorre na Temporada de Verão (outubro a março) sendo que os meses de dezembro e janeiro os que recebem maior quantidade de pinguins. desde já

Por que somente no verão vemos pinguins na Isla Martillo?
Chegando na Isla Martillo.

Porque é na temporada de verão que os pinguins de Magalhães, Pinguim Rei e Pápuas escolhem a Isla Martillo como seu refúgio no período reprodutivo. segundo

Ou seja, as colônias de pinguins nadam até lá para se reproduzirem, além de passar os primeiros meses dos filhotes, que aliás são fofos.

Como é o passeio?
Pinguim Rei em destaque.

Primeiramente nos dirigimos ao cais turístico e fazemos o check-in na casinha da Piratour, de lá seguimos de ônibus em grupo de 40 pessoas para a Estância Harberton. O passeio dura um total de 7 hs, porém com os pinguins ficamos apenas 1h. Saímos do cais as 14:30 hs e retornamos por volta das 21 hs (ainda claro em Ushuaia). em conclusão

O atendimento da Piratour é impecável, além disso trabalham com pontualidade, ônibus confortável, guias super profissionais e que entendiam muito do passeio, além de estarem sempre preocupados em proteger a natureza.

O grupo é dividido em 2 com 20 pessoas cada. Enquanto um grupo visita a ilha o outro faz um tour pela Estância e toma um delicioso chá.

Vivência mágica.
Chegando na ilha Pinguinera

Para ir até a ilha são 15 minutos de navegação em um bote rígido, chegando lá  ficamos com essas fofuras cerca de 1hora. desde ja

A guia passa todas as informações de como se comportar, andar, onde ir e principalmente não ir. Em nosso grupo tinha somente minhas crianças. No total tinham 5 crianças.

Descemos na praia e já vimos milhares de pinguins, um sonho. Tinha até um pinguim Rei pertinho de nós. Uma emoção, momento lindo de viver. Caminhamos mais um pouco até uma região restrita da ilha, delimitada com cordas que os humanos não podem ultrapassar. Já os pinguins podem, sendo assim é preciso ter muito cuidado ao andar. É preciso pisar leve, suave no chão. Essa região é onde há ninhos com ovos.

A guia acompanha todo o momento, falando coisas super legais sobre os pinguins e seu habitat natural.

Na volta paramos no Museu Acatushún, de fósseis de mamíferos marinhos. Um museu pequeno e bem interessante. A entrada já está incluída no preço pago, então aproveite e adquira mais conhecimento. A visita é guiada e os jovens são simpáticos e atenciosos. a principio

Esse passeio em Ushuaia foi realmente incrível! difícil é ir embora.

No bote, transporte para chegar até a ilha.

 

Os filhotes possuem o pêlo fofinho e são lindos.

 

Ushuaia
Museu Acatushún

4. Trekking Laguna Esmeralda

Ushuaia
A majestosa lagoa Esmeralda

Antes de mais nada, quero relatar que ficamos na dúvida em fazer esse passeio. Eles aceitam crianças a partir de 10 anos e o João estava com 9 anos, até aí é pouca diferença e ela deixou para nos resolvermos pois da parte dela quebraria a regra e ele poderia fazer. A questão é que que são 10 km no total, 5 km para ir e 5 km para voltar. Com uma parada já na Lagoa, para comer algo e descansar, de umas 2 hs.

Como seríamos um grupo ficamos com medo de atrapalhar, caso ele cansasse. João é super ativo, treina futebol 4 dias na semana, faz natação e está sempre correndo e jogando bola, mesmo assim pairou a dúvida. Afinal, não queria ser empecilho no trekking de ninguém.

Então, pesquisamos, assistimos alguns vídeos e vimos que muitas crianças e idosos fazem essa trilha e não é loucura não. Sendo assim, fomos. E nem preciso dizer que do grupo, aliás, os meus filhos eram as únicas crianças, ele era um dos mais animados, liderando a frente da fila. Porém, é sempre bom se informar e fazer tudo com cautela e segurança.

A trilha é até tranquila, pois mescla trechos planos e subidas. As paisagens são lindas do começo ao fim. A chegada na lagoa é espetacular, um sonho.  Ficamos por lá umas 2 horas. A agência fornece sanduíche, água e fruta para o almoço. Estes já são entregue no ônibus quando eles buscam a gente no hotel. Com isso, quem carrega somos nós. bem como

Para a caminhada emprestam bastões que auxiliam bastante durante todo o percurso.

Dica: Vá bem agasalhado porém com camadas, pois por incrível que pareça tem uns momentos que tiramos tudo, pois sobe um calorzinho bom durante a caminhada, principalmente nas subidas. Indico tênis, jaqueta impermeável e segunda pele térmica.

Fizemos esse trekking com a empresa Latitude Ushuaia.

Ushuaia
Prontos para começar a trilha de 10Km.

 

Uma paisagem mais linda que outra.

 

Gabi na Lagoa.

5. Placa “Ushuaia e Carimbo “Fim do Mundo”

Onde encontrar a famosa placa e tirar aquela foto esperada? Ela fica no cais turístico da cidade, bem fácil de encontrar. Quando fomos, não tinha ninguém e tiramos várias fotos.

O carimbo do passaporte fica no centro de visitantes também no cais, próximo a placa. Não aconselho carimbar o próprio passaporte, não é um carimbo oficial já o passaporte é um documento. Carimbamos caderninhos e folhas avulsas.

Ushuaia
Placa localizada no cais turístico.

Onde comer em Ushuaia? ao mesmo tempo

Há várias opções de restaurantes, comemos bem Ushuaia, as crianças também gostaram e não deram trabalho. Vou listar abaixo nossas experiências:

1. Restaurante Tia Elvira

Para comer a famosa centolla, o caranguejo gigante típico da região. Vá até a avenida em frente ao cais turístico, ali encontrará algumas boas opções . Quem passou essa dica foi nossa guia da “Latidude Ushuaia”. Escolhemos o restaurante Tia Elvira e não nos decepcionamos, apesar da longa espera para sentar.

 

Centolla

 

Macarrão com mexilhões
2. Restaurante Augusto

Quer comer empanadas, aqui é um bom lugar, são muito saborosas, os sanduíches também são ótimas opções. Há pratos como massas, carnes e sopas e ótimos vinhos para acompanhar. logo

A empanada aqui é frita, uma delícia.
3. Ramos Generales – El Almacen em suma

Ficamos fã desse restaurante, fomos várias vezes. O lugar é descontraído, mistura um pouco de padaria, restaurante, doceria, vinoteca e museu. O ambiente é rústico, lotado de objetos antigos nas paredes.

O espaço é  grande e apesar de disputado as mesas liberam rapidamente. Estivemos lá para tomar café e comer sobremesa, e também para as refeições tanto almoço, quanto jantar. Os atendentes são atenciosos e o serviço foi muito bom durante nossas experiências. assim

Os pratos são saborosos, bem servidos e bem apresentados. O cardápio não é tão grande mas conta com carnes, massas, sopas, lanches e as típicas empanadas. afinal

Entrada do Ramos Generales. em suma

 

Ambiente descontraído. em suma

 

Empanadas assadas, também deliciosas.

Valores pagos em Ushuaia (preços em dólares/ janeiro 2023)

Hotel Cabañas Tierra  Mística – US$ 510,00 ( 4 noites, 4 pessoas)

Passeios com a Empresa Latitud Ushuaia Travel:

Parque Nacional Terra do Fogo – US$28 (adultos) e US$13 (crianças de 3 a 11 anos). Não está incluído passagem do Trem do Fim do Mundo

Navegação Canal de Beagle – US$27 (adultos) e US$13 (crianças de 3 a 9 anos)

Trekking Lagoa Esmeralda – US$60 (adultos) e US$35 (crianças 10 e 11 anos)

Caminhada com pinguins – US$180 (adultos) e US$100 (crianças até 11 anos)

maiores informações: Latitud Ushuaia Travel

 

E aí gostaram das dicas? Mande uma mensagem e deixe suas perguntas ou sugestões.

De Ushuaia seguimos para El Calafate, clique nos links abaixo e acompanhe nossa aventura na terra dos glaciares.

Patagônia Argentina, roteiro de 10 dias

El Calafate

➡ Todas as fotos foram tiradas por De Cavalinho por Aí.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhe nosso conteúdo em suas redes sociais

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email