Confesso que escolhemos Madrid, por conta dos seus apelos futebolísticos, a pedido do meu filho que ama futebol. E claro, também por uma conjunção de fatores que favoreceram a escolha. Madrid, foi então a primeira e última parada da nossa viagem para os Balcãs. Assim nasceu esse roteiro dividido em duas etapas, 2 dias antes da ida para a Croácia e 2 dias antes do retorno ao Brasil, em um ritmo leve e família. Quando digo conjunção de fatores, foram preços muito bons de passagem, voamos de Azul e compramos as passagens no lançamento da rota Viracopos/Campinas – Madrid.
Primeira Etapa -2 dias em Madrid antes dos Balcãs
1º Dia em Madrid
Nos hospedamos no Hotel Catalonia Atocha, localizado no bairro das Letras, um hotel bonito e confortável, reservamos 2 quartos para nós 4, porque não há quartos família. O hotel está próximo de vários lugares turísticos e ruas charmosas, sendo assim, permite uma caminhada agradável pelo belo centro histórico de Madrid.


Chegamos por volta das 14hs, um bom horário, dessa vez preferimos voo diurno e foi uma excelente escolha. Logo após deixarmos as mala no hotel, fomos almoçar no Mercado Antón Martin, que fica pertinho do hotel, esse mercado é frequentado mais pelos locais, pra quem não gosta de lotação é perfeito. Escolhemos o Taberna Casa María, comida típica e saborosa. De lá seguimos “bater perna” por Madrid, dispostos, não acham?! afinal tínhamos enfrentado um voo de 11hs.
Seguimos até a Porta do Sol (Puerta del Sol), praça central em Madrid, famosa por ser um importante centro comercial e ponto de encontro. Além de ter pontos icônicos como a estátua do Urso e do Medronheiro.


Museu Legends the Home of Football
Na Praça do Sol está o Museu Legends the Home of Football, os olhinhos do João brilharam, quando sem querer demos de frente com ele. Então mesmo um pouco cansados, visitamos o museu, afinal futebol era o foco. Vale a pena conhecer, principalmente para os amantes de futebol. Com um acervo incrível de mais 5000 peças usadas em jogo, sendo que 600 peças estão expostas no museu. São camisas, bolas, troféus, medalhas, chuteiras entre outros itens de jogadores lendários como o rei Pelé e Garrincha. São 7 andares pra você percorrer a história do futebol internacional.

Posteriormente, eu e Gabi entramos em algumas lojas, tipo Zara (queridinha das jovens) e lojas de esporte, na sequência voltamos todos para o hotel descansar um pouco. Terminamos a noite na La Taberna del Foro, a fim de degustarmos deliciosas tapas acompanhadas de cerveja e sucos.
resolva sua viagem agora
Aproveite nossas parcerias e obtenha vantagens exclusivas em recursos para sua viagem:
- Wise: tenha seu cartão internacional de débito multimoedas
- Get Your Guide: Passeios e Experiências sem filas para sua viagem
- Airalo: eSIM internacional em mais de 190 países
- SegurosPromo: Faça sua cotação e garanta cobertura completa e suporte 24h
- Rentcars: Alugue um carro agora mesmo com as melhores ofertas
- Civitatis: Descubra tours incríveis ao redor do mundo
- Booking: Encontre a estadia ideal para sua viagem
2º Dia em Madrid
O dia começou cedo, compramos as entradas para o Estádio Santiago Bernabéu para as 10hs (compramos pela internet, 1 mês antes da viagem). Fomos de metrô, háuma estação pertinho do hotel, a Antón Martin, o que facilitou.
Estádio Santiago Bernabéu


O estádio do Real Madrid foi nomeado em homenagem a Santiago Bernabéu, presidente do Real Madrid, que liderou o clube por 35 anos. O tour pelo estádio é bem legal, tudo muito bonito e organizado, são várias salas, algumas interativas, que faz a alegria da garotada e também dos adultos.
O tour funciona dessa maneira:
- Museu: um percurso audiovisual e interativo pela sua coleção de troféus, história e muito mais
- Panorâmica do estádio: um complexo moderno que se transforma para jogos e shows
- Fotos exclusivas: opcional
- Vestiários: o lugar por onde passaram e passam alguns dos melhores jogadores do mundo.
- O banco dos jogadores: pura emoção
- Loja oficial, enorme por sinal.

Curiosidade: A estrutura retrátil do estádio Santiago Bernabéu é um sistema inovador, ele permite guardar o gramado em um subsolo, em fileiras sobrepostas, para preservar sua qualidade enquanto o estádio recebe eventos como shows, feiras e outros esportes como basquete. Outro destaque da reforma incluiu um teto retrátil, nova fachada e mais áreas de lazer transformando o local em um centro de eventos versátil e moderno.




O Real Madrid possui também a Fundação Real Madrid , uma instituição de solidariedade que foi criada para usar o esporte na educação de valores e desenvolvimento social, atuando em mais de 100 países com projetos sociais e em escolas.
Mercado São Miguel
Após aproximadamente 2hs de visita, fomos almoçar no Mercado São Miguel, mas até chegar lá andamos bastante e aproveitamos passar em alguns pontos turísticos. Estava muito, muito quente neste dia, confesso que foi um pouco sofrida essa andança.
Passeamos pela redondeza do bairro Madrid dos Habsburgos (Madrid dos Austrias) onde andamos pela Plaza de Oriente, Palácio Real e subimos até o Mercado de San Miguel, que aliás estava lotadíssimo, porém como a fome era gigante, enfrentamos fila, e zero conforto. A comida vale a pena, e esse tipo de situação nós até encaramos de boa, como uma certa dose de reclamação, é claro.
Localizado no centro da Madrid dos Austrias, e com mais de 10 milhões de visitantes anuais, o Mercado de São Miguel é o templo gastronômico da cidade. No interior do mercado é possível degustar produtos de primeira qualidade, vindas de diversas partes do país, desde as tapas elaboradas com os peixes e mariscos fresquíssimos, até à ampla variedade de queijos gourmet de todos os cantos da Espanha, sem esquecer as carnes, frutas, verduras e doces. Tudo isso em mais de 30 postos que formam o mercado.



Enfim, logo após o almoço, pegamos um Uber de volta para o hotel e descansamos durante o restante da tarde. Mais tarde, no fim do dia, aproveitamos para dar mais uma volta pela nossa região, caminhamos até a Gran Vía, a principal avenida comercial de Madri, repleta de lojas de luxo, cinemas e cafés. Na volta, fizemos uma pausa para comer, jantamos em um restaurante muito gostoso, o Moníssima Restaurante e Coctelería.
Voltamos para o hotel, nos preparar para embarcar no dia seguinte para a Croácia. Clique aqui e leia nosso roteiro pela Croácia.
Segunda Etapa – 2 dias antes do retorno ao Brasil
3° Dia em Madrid
Após passarmos 12 dias (perfeitos) na Croácia, voltamos para Madrid, para assim concluirmos nossa viagem. Dessa vez nos hospedamos no Hotel Catalonia Las Cortes, da mesma rede do outro que nos hospedamos no início da viagem, o Hotel Catalonia Atocha. Igualmente bom, bonito e agradável, também localizado na região central de Madrid, aliás os dois são bem próximos, e muito bem localizados.


Chegamos em Madrid tarde da noite, então aproveitamos para descansar bem após o voo. No dia seguinte já tínhamos programa agendado para logo cedo, visitar o Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia, uma das atrações masis famosas de Madrid.
Nada como uma boa noite de sono, acordamos e tomamos café da manhã no hotel, aliás muito bom, tanto o Atocha quanto o Las Cortes oferecem ótimas opções para começar o dia. Como o museu fica muito próximo, fomos caminhando tranquilamente, são cerca de 10 minutos a pé, o que facilita bastante o roteiro em Madri.



Museu Reina Sofia
O Reina Sofia é um dos mais importantes museus de arte moderna e contemporânea da Espanha. Além disso, ele reúne obras de Salvador Dalí e Juan Miró, bem como a famosa Guernica, considerada a obra mais importante do gênio da pintura Pablo Picasso. Caso você não faça a visita guiada, recomendo pesquisar rapidamente na internet, ali mesmo, pelo celular, a história da obra Guernica. Em seguida, acompanhe essa explicação enquanto observa o quadro; tenho certeza de que você vai se apaixonar, acredite. Foi exatamente o que fizemos — nós “lemos” a obra.
Por fim, vale lembrar que a Guernica retrata a dor das vítimas do bombardeamento da cidade que lhe dá nome, ocorrido em 27 de abril de 1937, durante a Guerra Civil Espanhola.


Não deixe de visitar esse museu, vale muito a pena. Compramos as entradas no dia, na própria bilheteria. Saindo de lá seguimos caminhando, por uns 15 minutos, até o Parque El Retiro. O legal de andar é que você encontra coisas interessantes pelo caminho, neste dia topamos com uma feira de livros, eu adoro esse universo de leitura, já paramos pra dar uma olhada.
Parque El Retiro
O Parque El Retiro, tem de tudo, lagos com barcos para alugar, jardins lindos para um piquenique, esculturas e recantos legais para se perder. Ideal para passear, relaxar ou simplesmente aproveitar o sol com um bom livro ou simplesmente observar o vaivém das pessoas.
Logo que chegamos nos dirigimos até o Palácio de Cristal, mas infelizmente ele estava em obras e todo coberto. Uma pena, pois pelas fotos que vi, ele é belíssimo. Em frente ao palácio há um lago muito bonito, sentamos por ali e ficamos vendo os patinhos, ao som de um artista de rua, que deu um show com belas músicas. Em seguida, fomos tomar um refresco, pois o calor estava intenso, em frente a outro belo lago. O Parque El Retiro é um oásis no meio da cidade, um lugar perfeito para relaxar, é possível ficar horas se o seu tempo permitir.



Situada no início da calle Alcalá no centro da Plaza de la Independencia, a Puerta de Alcalá é uma das cinco antigas portas reais que davam acesso a cidade de Madrid, e foi construída por ordem de Carlos III, para substituir uma porta anterior.
A Puerta de Alcalá é um dos monumentos mais representativos e fotografados de Madrid.

Sabores de Madrid
Sem dúvida, o que não pode faltar em qualquer viagem, é comer um bom prato típico, então fomos nós comer paella e fideuá, duas maravilhas da cozinha espanhola. Escolhemos o restaurante El Caldero, atendimento bom e comida saborosa. Após esse farto almoço, fomos descansar no hotel. No final da tarde, desbravamos as lojas de departamento do El Corte Inglês em busca de uma livraria, já que, em um voo diurno, um livro é perfeito.


Enfim, terminamos a noite na Praça de Santa Ana, no restaurante o Cacho do José e com uma bela vista do Teatro Espanhol.
4° Dia em Madrid
Dia de ir embora, chegamos ao final dessa incrível viagem, e para fechar, fizemos a última caminhada matinal pelo Bairro das Letras, afinal eu amo esses bairros antigos europeus. E precisava me despedir, já que tinha um tempinho.
Até a próxima, Espanha!





