Barcelona

E vamos pra Espanha!! Ficamos 15 dias em julho de 2016 em Barcelona. Delícia de cidade, linda e encantadora,  como dizem um museu a céu aberto.

Voamos com a Companhia Aérea TAP. As crianças ganharam uma bolsinha cheia de coisinhas interessantes!! meia, máscara de dormir, estojo com lápis de cor e desenhos para colorir. Adoro as companhias kids friendly , essa atenção com os pequenos faz toda a diferença!! mesmo eu  levando e sempre levo muitos kits distração!!

Chegamos no dia 24/06 feriado na cidade,  Dia de São João. Era uma sexta-feira e a cidade estava muito tranquila.

Ocorreu um atraso na entrega das chaves do apartamento que alugamos pelo Airbnb. A pessoa responsável repassou para outra que não compareceu no horário combinado. Porém a pessoa com quem combinados resolveu o problema e após 1h30min entramos no apartamento. Acredito que o fato de ser feriado ajudou na confusão. Acontecer isso depois de uma viagem longa não é nada agradável, ainda mais acompanhado de crianças.

Ficamos no bairro Eixample, próximo ao Mercado de La Concépcion e a Avenida Passeig de Gràcia. Um dos bairros mais bonitos de Barcelona. E também onde se concentra vários pontos turísticos.

Já instalados e comendo nosso jantarzinho!!

PASSEANDO PELA CIDADE

Melhor maneira para se conhecer uma cidade é andar!! Então lá fomos nós andar, andar e andar!!

Muito charmosa essa cidade. Os mosaicos estão por toda parte!!

E de repente nos deparamos com essa linda obra de Antonio Gaudí….a Casa Batló!!

Casa Batló

Andando pela famosa Las Ramblas. Uma rua para andar, parar e apreciar. Sempre lotada de pessoas, portanto é bom redobrar a atenção nos pequenos e nos pertences.

Os lindos leques espanhóis!! Amo!!

MERCAT DE ST JOSEP – LA BOQUERÍA

Mercado de St Josep, conhecido como  Mercado de La Boquería. Situado na La Rambla, é o mais famoso mercado municipal de Barcelona e também o mais antigo. É grande, possui aproximadamente 300 barracas, vale muito a pena visitar!! As crianças querem comer de tudo!!

Com muitos frutos do mar, frutas exóticas, embutidos, frutos secos, chocolates, sucos.

Nos dias quentes essas barracas que vendem sucos e saladas de frutas são uma ótima opção para um lanchinho rápido e saudável!!

PARC DE LA CIUTADELLA

O Parc de la Ciutadella, é um um dos mais antigos e maiores parque de Barcelona. Foi por muitos anos o único parque da cidade. Localizado no coração de Barcelona, possui enormes gramados, um lago onde é possível alugar barcos a remo (10 euros) e navegar entre as plantas e animais desta área, e também um parquinho para crianças .

Antes de chegarmos lá, encontramos um dos muitos parquinhos que tem espalhados pela cidade!! e claro, parada obrigatória!! adoro esses parquinhos europeus!!

Parc de la Ciutadella

Visitar o parque em um dia de sol e calor é perfeito!!

EL BORN

Recanto artístico e fashion de Barcelona. Juntamente com o Museu Picasso, dezenas de galerias e museus complementam as atrações desse bairro. É uma delícia caminhar por suas ruas medievais, com muitos cafés descolados, bares e lojinhas modernas.

Não conseguimos entrar no Museu Picasso, com certeza é melhor comprar os ingressos antecipadamente pela internet.

A caminho do El Born

Passeig del Born

E as bolinhas de sabão fazem a festa das crianças!!

Pelas vielas de El Born

Basílica de Santa Maria Del Mar

Mercat del Born

SAGRADA FAMÍLIA

Compramos o ingresso pela internet ainda aqui no Brasil, para garantir nossa entrada uma vez que se trata do monumento mais visitado de Barcelona e também a obra mais importante do arquiteto Antonio Gaudí.

Detalhes da arquitetura da fachada.

Interior do Templo.

Teto do templo católico a Sagrada Família.

O João cansou um pouquinho, viajar com crianças é isso!! temos que respeitar o tempo deles pois se cansam mais fácil que nós adultos.  É sempre bom ter flexibilidade pra mudar o roteiro do dia assim fica agradável pra todos!! Parar num parquinho, voltar pra “casa” e descansar já anima os pequenos  reabastecendo a energia !!

PASSEANDO…

Ao fundo, La Pedrera ou Casa Milà, uma das obras mais importantes de Antonio Gaudí.

Linhas curvas e formas orgânicas.

Levar o carrinho de bebê em viagens quando se tem dois filhos ajuda muito, pois carregar o menor é mais fácil.

EL RAVAL

El Raval, um dos 4 bairros que formam a Cidade Velha,  juntamente com o Gótico, Barceloneta e El Born. Boêmio e alternativo é um dos mais interessantes da cidade. A diversidade em lojas, restaurantes e bares aliado aos moradores multiculturais tornam o passeio imperdível.

Bairro El Raval

Biblioteca de Catalunya

Gato de Botero, a famosa obra de Fernando Botero, artista colombiano, na Rambla del Raval. Faz sucesso entre as crianças e entre os adultos também!!

Sorvete para refrescar!! neste dia o João trocou umas 3 vezes de camiseta durante os passeios, bom não esquecer de levar umas  roupas extras na bolsa para os pequenos. Assim eles pode se lambuzar a vontade!!

Granja Viader, um dos endereços mais tradicionais de Barcelona (granja é um estabelecimento derivado das antigas leiterias). Tipicamente catalão, as granjas hoje são confeitarias com iguarias muito saborosas derivadas do leite.

A mais antiga de Barcelona, fundada em 1870.

Delícias como orchata, crema catalana e  mel i mató (queijo fresco regado a mel).

PARQUE GÜELL

Ao entrar no Parque Guell, parece que estamos entrando em um cenário de filme a fantasia. É mágico!!

Uma das principais obras de Gaudí.

E a gente se diverte!! Começamos a viajar cedo com as crianças, eles curtem, brincam, brigam, cansam e as vezes percebo que não entendem muito porque andar tanto, querer conhecer tanto. Mas  vão absorvendo toda essa riqueza que uma viagem proporciona, quando eu percebo o interesse em algo específico, os comentários que fazem e quando os olhos brilham diante de algo inesperado, de tão bonito ou de tão incrível e diferente. É uma alegria para nós, que não abrimos mão de levá-los conosco!! Porque nós 4 formamos o melhor grupo de viagem!!

Salamandra, também conhecida como fonte do Dragão.

Praticamente todos os dias parávamos no Mercado de La Concepción ( em frente ao nosso apartamento) para as crianças brincarem nos trenzinhos. Eles adoraram!! como eu adoro mercados, parava feliz!!

TELEFÉRICO DE MONTJÜIC

Que criança não gosta de teleférico? difícil né!! é sempre uma aventura!! Com ele nós chegamos no Castelo de Motjuic.

Entrada do Castelo.

Vista do Porto de Barcelona

Cidade de Barcelona vista do alto de Montjuic.

FUNDAÇÃO JOAN MIRÓ

A maioria dos quadros são coloridos, alegre. Encanta crianças e adultos.

Localizado no Parque Montjuic

Não entramos no museu da Catalunha, mas passeamos ao seu redor que é bem bonito e agradável. Sentar nas suas escadarias, é muito gostoso, lugar perfeito pra descansar. Dois museus em um dia com crianças não funciona, nem tínhamos a intenção de fazer isso!!

Museu Nacional da Catalunha

Vista das Cascatas de Montjüic e da cidade de Barcelona.

PARQUE DE DIVERSÕES TIBIDABO

É o parque mais antigo da Europa. Além de alguns brinquedos antigos conta também com alguns  mais modernos. Neste dia eu estava com uma enxaqueca muito forte,  fui no parque mas fiquei a maior parte do tempo sentada. Meu marido e as crianças aproveitaram bem!! gostaram muito!!

Carrossel e sua beleza!!

Roda Gigante, o João não pôde ir por causa da idade (2 anos e 11 meses).

Do alto da roda gigante a vista de Barcelona é linda!!

CAMP NOU

Visita obrigatória para o papai!! Estádio do Barcelona,  não podia faltar!!

E nasce o mais novo torcedor do Messi!!

FONTE MÁGICA DE MONTJÜIC

Um espetáculo das águas aliada a música e a beleza das cores. Vale muito a pena ver, é realmente mágico!! Essa atração é gratuita atraindo um grande número de pessoas e de todas as idades. Antes de ir, é bom conferir os dias que tem e o horário do show.

BAIRRO GÓTICO

No coração do bairro Gótico esta a Catedral de Santa Maria Del Pi

Basílica de Santa Maria Del Pi

Destaque para a linda Rosácea da fachada.

RESTAURANTES

Vou indicar alguns restaurantes que fomos e são bem gostosos. Não só a comida mas também o ambiente!!

FRESC CO

Ótima opção para uma refeição rápida e saudável, pois o sistema é buffet. Fres Co é uma rede espanhola de restaurantes de comida mediterrânea. Em Barcelona há várias unidades. O preço é muito bom, em torno de 10 euros o buffet por pessoa. Incluindo sobremesa e bebida a vontade.

LA PARADETA

Restaurante de frutos do mar, aliás grande variedade deles. Ótimo para fazer uma degustação!! Dica número 1 é chegar cedo, antes das portas abrirem pois a fila que forma é desanimadora….ainda mais com crianças. Na primeira vez que fomos, desistimos. Voltamos outro dia bem cedo e fomos uns dos primeiros da fila.

O sistema deles é diferente e muito legal. Você escolhe dentre as inúmeras opções de frutos do mar qual você  quer e também como quer o preparo. Depois segue para o caixa, paga e espera ser chamado para retirar e comer. É tudo bem rápido e delicioso!!

Frutos do mar a la plancha!!

Caiu o primeiro dentinho de leite da Gabi.

TAPA TAPA

Vale a pena dar uma parada e provar as saborosas tapas espanholas…O Tapa Tapa fica no Passeig de Gracie. Um lugar que estávamos sempre passando, perto do nosso apartamento.

MARINA MONCHO’S

Restaurante agradável próximo à praia de Barceloneta. Comemos Paella, prato típico espanhol. E depois fomos passar uma tarde na praia de Barceloneta.

Entrada, saladinha com salmão defumado.

Paella, prato típico espanhol.

RESTAURANTE LA GAMBETA

Com mesinhas para fora, esse restaurante é um charme. O espaço de dentro é todo de pedras, muito bonito. Nos deliciamos com frutos do mar, comida muito boa!! Aliás pra quem gosta de frutos do mar, Barcelona é um paraíso!!

AO REDOR DE BARCELONA!!!

Próximo a Barcelona há varias cidadezinhas lindas e pitorescas, que valem muito a pena visitar. É um bate-volta tranquilo de fazer  até mesmo com crianças.

SITGES

Fomos de trem, o valor da passagem ida e volta para nós 4 ficou 24,60 euros. E aproximadamente 40 minutos depois estávamos em Sitges, cidade de praia mais famosa próxima de Barcelona.

Fomos a praia de Sant Sebastià, linda praia com mar calmo, ideal para os pequenos. A temperatura da água simplesmente perfeita, morna!! ainda mais pra mim que não gosto de água gelada. Com uma bela avenida onde há restaurantes e bares com vista para o mar.

Primeira parada… Sitges!!

Caminhando pelas ruelas …

Forte

Orla com um extenso calçadão.

Que espetáculo!!!

TOSSA DE MAR

Quando estava estudando sobre essa viagem, os possíveis lugares a ser visitados, parques, praias e cidades próximas. Me deparei com Tossa de Mar e me encantei….e claro tornei a visita imprescendível.

Antes de falar das belezas de Tossa, quero contar o que aconteceu no dia que em que programamos ir visitá-la. Bom, no dia anterior depois de um longo dia de turismo pela cidade de Barcelona parei na Zara Home pra ver e comprar umas coisinhas para minha casa. E na hora de pagar, acabei esquecendo a carteira no caixa. Vale ressaltar que estava com minha filha e muito atenta a ela (meu filho e meu marido haviam ido para o apartamento) acabei me descuidando da minha carteira. Somente no dia seguinte quando fui arrumar a bolsa para viajar notei falta e logo me dei conta que poderia ter ficado na loja uma vez que tinha sido o último lugar que havia ido. Fiquei muito nervosa pois na carteira estava meus documentos e cartões. Era cedo, mas mesmo assim corri para a Zara. Consegui falar com uma funcionária que estava limpando a fachada da loja e ela gentilmente  (vendo minha aflição) me levou para dentro onde pude conversar com o responsável pelo caixa que já estava lá. Ele entrou numa salinha e quando saiu vi minha carteira em sua mão. Ufa!! que alegria e alívio. É uma sensação muito ruim perder carteira em viagem…até porque fui até a loja mas não tinha certeza que havia deixado lá. Poderia ter sido furtada e nem percebido ainda mais que usava uma bolsa Goyard (que não tem zíper!!). Enfim, meus agradecimentos a Zara Home de Barcelona e fica a dica, quando estiver com crianças fazendo compras é bom redobrar a atenção não só neles (que foi o que eu fiz com medo dela sair de perto) mas também nos objetos pessoais.

E depois dessa confusão, deixamos para ir no dia seguinte para Tossa. Eu que estava doida pra ir, tive que adiar!! ainda bem que tínhamos mais dias na cidade e não foi problema desmarcar.

Tossa fica a aproximadamente 100 km de Barcelona. Fomos de ônibus, saímos da rodoviária de Barcelona por volta das 10hs e retornamos no final da tarde. O valor das passagens para nós 4 ficou 70 euros. Não há trem para lá.

Tossa de Mar é uma cidade medieval, considerada uma das mais lindas da Costa Brava. A vista das muralhas do Forte junto ao Mar Mediterrâneo é impactante.

Aproveitamos um pouco da praia, curtindo um dia de sol e calor!!

Ruas e construções de pedras.

Caminhar pelas ruas sem rumo é uma delícia… sempre encontramos algo interessante para ver, sentir ou comer!!

Como em Barcelona os lindos leques não deixam de aparecer!!

Almoçamos em um agradável restaurante, próximo a praia.

Comemos Fidéua , prato típico espanhol.

GIRONA

Conhecida como “Cidade dos Quatro Rio”, Girona que também serviu de cenário para algumas temporadas de Game of Thrones, é uma cidade que mantém conservado um lindo centro histórico medieval.

Pegamos o trem- bala AVE  da empresa Renfe na estação Barcelona Sants, cerca de 40 min estávamos em Girona.

Trem-bala para Girona

Lindas ruelas de Girona!!

Cartão postal de Girona, casas coloridas ao longo do rio Onyar.

Muralha de Girona. Passeio gratuito e acessível a todos. Prepare-se para andar!!

Nosso guia analisando o mapa!!

Descansando um pouquinho!!

Basílica de San Feliu

Compartilhe nosso conteúdo em suas redes sociais