Morro de São Paulo – Férias na Bahia

Férias na Bahia, quem não ama?! o destino escolhido para janeiro de 2024 foi Morro de São Paulo, um lugar paradisíaco, o refúgio ideal para quem busca uma escapada memorável. Passar uma semana neste paraíso tropical é uma experiência que oferece uma mistura única de relaxamento, aventura e cultura local. desde que

Suas águas calmas, claras e mornas (aliás muito quentinha, um banho!), areia branquinha e coqueiros a perder de vista, fazem de Morro de São Paulo um destino certeiro. Ideal para famílias com crianças.

Nosso roteiro foi tranquilo, afinal o objetivo era descansar e relaxar curtindo momentos em família. Fomos em janeiro de 2024. afinal

Roteiro de 6 dias em Morro de São Paulo

Vista da quarta praia de morro de são paulo
Quarta Praia de Morro de São Paulo

Como ir para Morro de São Paulo?

Saímos do Aeroporto Internacional de Viracopos/Campinas em direção a Salvador, voamos com a Companhia Aérea Azul. Voo tranquilo, cerca de 2:20hs de duração sem escalas. portanto

Chegamos em Salvador no período da tarde, por volta das 17hs, sendo assim passamos essa noite na capital baiana. O último horário de catamarã para a ilha é as 14:30hs. aliás

Nos hospedamos no hotel Wish, localizado no centro de Salvador. O Wish é o antigo e famoso Hotel da Bahia. Apesar de estar próximo ao centro histórico, não saímos do hotel, curtimos a piscina e jantamos no próprio restaurante. O jantar no sistema buffet, estava muito gostoso, com uma grande variedade de pratos que agradou a todos nós. embora

Preferimos deixar para explorar Salvador na volta, pois na volta de Morro de São Paulo ficamos um fim de semana por lá.  (clique aqui para saber sobre nosso fim de semana em Salvador).

Logo cedo acordamos, tomamos um breve café da manhã e seguimos de táxi para o Terminal Turístico Náutico da Bahia pegar o Catamarã Biotur as 9hs. portanto

Embarque para o Catamarã em Salvador
Catamarã

Dica de ouro: Coma pouco, não vá em jejum, mas também não se farte. Para evitar enjoo demos Dramin para as crianças e nós adultos tomamos Meclin, foi ótimo. Deu super certo, eles dormiram o trajeto todo e não sentiram nenhum incomodo pelo caminho. Vantagem do Meclin é que não dá sono.

São cerca de 2hs-2h30 de viagem, o mar não estava agitado e pegamos tempo bom, sol e céu azul contribuindo para uma viagem tranquila. desde que

Há outras maneiras de ir para Morro de São Paulo, como semi-terrestre e também aéreo. Porém aqui, falo das minhas experiências.

Muitos não encaram ir de catamarã, pois a chance de passar mal é grande não vou mentir, vi várias pessoas vomitando. Porém essas pessoas não tomam nada, nenhum remedinho. Se puder, e não tiver nenhuma contra-indicação não deixe de tomar e assegure uma viagem tranquila.

A vantagem do catamarã é que é apenas uma condução, o semi-terrestre é um sobe e desce de carro, lancha, ou ferry. Com mala e criança não é fácil. Táxi aéreo é caro e particularmente tenho medo de aviões pequenos.

catamarã
Catamarã Biotur

Valor da passagem catamarã: R$152,00/pessoa

Chegando em Morro de São Paulo

No desembarque, os meninos do “uber de Morro” com suas carriolas, já estão a postos. Eles carregam as malas até o ponto de táxi onde saem táxis e também os receptivos dos hotéis. Uma bela caminhada de 10-15minutos, com subidas e descidas, sob o sol da Bahia.

Pagamos a taxa cobrada para turistas na Fortaleza de Morro de São Paulo e seguimos para o ponto. Chegamos junto com o microônibus do Hotel Patachocas e seguimos para o hotel.

Esse ônibus não tem custo e sai de 2 em 2hs, caso não queira esperar, o táxi leva pelo preço fixo de R$60,00.

Chegando no paraíso

Meninos com as carriolas levando as malas dos turistas
“Uber” de Morro de São Paulo

Taxa para turista: R$50,00/pessoa

Uber de Morro: R$20,00/mala

Hotel Patachocas

O Hotel Patachocas fica na paradisíaca Quarta Praia de Morro de São Paulo e ocupa uma antiga fazenda de de cocos à beira-mar, possui uma extensa faixa de areia clara e um mar de águas calmas e cristalinas. Abrigado por uma barreira de corais, quando a maré está mais baixa, podemos desfrutar das piscinas naturais a pouco metros do hotel. Um paraíso particular onde aproveitamos cada momento com tranquilidade e belas paisagens.

O espaço é grande, possui um pequeno edifício com quartos e também vários bangalôs, espalhados pela ampla área verde. Mais próxima a praia, fica a piscina e dois restaurantes, um deles mais estilo bar.

Bangalô Luxo

Nos hospedamos em um bangalô, cercado de muitos coqueiros na área central do hotel. O quarto e o banheiro são amplos e conta com uma deliciosa varanda. Perfeito para famílias.

Toda a equipe é muito atenciosa, tivemos um problema com o ar condicionado e eles rapidamente resolveram.

quarto família em Morro de SP
Nosso bangalô, quarto família para 4 pessoas

Hotel Patachocas, Morro de SP
Vista dos bagalôs no Hotel Patachocas

Piscina do hotel em Morro de SP
Piscina do hotel, logo cedinho não tinha ninguém

Café da manhã e Restaurante

O café da manhã é farto e variado, servido no restaurante, conta com vários quitutes da culinária baiana. Além disso, é possível fazer as refeições por lá também, eles servem pratos, lanches e porções À la carte. A comida é boa, almoçamos todos os dias no hotel e também alguns jantares.

Devorando um prato de bobó de camarão

Atividades

Sem dúvida, que a melhor coisa a fazer no Patachocas é relaxar e curtir a natureza, mas um pouquinho de diversão também é bom.

O hotel disponibiliza para os hóspedes bicicletas, caiaque e prancha de stand up padlle, é preciso alugar, em média R$30,00 a hora cada um.

As atividades de recreação com monitores para as crianças, aula de ioga, raquetes para beach tênis são oferecidas e não tem custo a parte.

Momento leitura, uma coincidência maravilhosa ler este livro e estar na Bahia.

Curtindo stand up padlle em Morro de SP
Stand up padlle

Os jogos de praia são uma delícia, um pouco joga, um pouco descansa…

Beach tênis

Curtindo a água quentinha de Morro de São Paulo

Valor da diária no Hotel Patachocas para 4 pessoas – Bangalô Luxo: R$1632,00

Explorando a região de Morro de São Paulo – Passeio Volta a Ilha

Alugamos uma lancha rápida privativa para conhecermos a região, fizemos com o Elton o famoso passeio  Volta a Ilha. Saímos cedo e retornamos no final do dia, apesar de termos pego dias lindos e sem chuva na semana que estivemos em Morro, justo nesse dia o tempo amanheceu meio encoberto. Mas tudo bem, foi lindo mesmo assim.

Clique aqui e veja todo o roteiro da Volta a Ilha.

Praia do Encanto

A Quinta Praia de Morro de São Paulo, chamada de Praia do Encanto, é um verdadeiro refúgio paradisíaco na Bahia. Exploramos esse cenário deslumbrante de bicicleta, o caminho até lá é rodeado por vegetação exuberante e coqueirais, proporcionando uma sensação de aventura e liberdade. As crianças preferiram ficar no hotel, então fomos somente nós dois.

Ela é deserta, nós éramos um dos poucos por ali, mas é possível se hospedar, vimos hotéis e também restaurante.

Ela está a uma distância de 6 km partindo da Primeira Praia (a mais próxima do centro da ilha). Caso opte por caminhar até ela, o trajeto dura em torno de duas horas. Nós estávamos na Quarta Praia e de bicicleta demorou uns 20 minutos para chegar.

praia do encanto em Morro de São Paulo
Praia do Encanto

Cenário Paradisíaco

Vila de Morro de São Paulo

A vila de Morro de São Paulo é uma graça, muitos restaurantes, bares, sorveterias, açaí, tudo isso segue por uma rua que chega em uma praça muito gostosa, com bancos e árvores ao seu redor onde a noite funciona uma Feira de Artesanato. Passando a praça, você verá no alto da escadaria a linda Igrejinha de Nossa Senhora da Luz, restaurada recentemente.

Passeando pela vila de Morro de São Paulo, vista para a Igreja Nossa Senhora da Luz.

Gabi fazendo tererê na praça com a simpática Érica.

Restaurantes

Como disse anteriormente, na maioria dos dias almoçamos e jantamos no restaurante do hotel Patachocas, porém um dia jantamos no restaurante Aromas da Vila, comida boa, garçom simpático, localizado no alto da praça, muito agradável.

Há várias opções de restaurantes na vila de Morro de São Paulo, li alguns com boas recomendações. Como não fomos, não irei indicar.

➡ Entre no nosso Instagram @decavalinhoporai e veja mais sobre essa deliciosa viagem.

Compartilhe nosso conteúdo em suas redes sociais