Tudo sobre a Volta a Ilha de Morro de SP

Como é o passeio Volta a Ilha de Morro de São Paulo?

Como é a volta a ilha?. Bom, antes de mais nada quero dizer que não tem como ir para Morro de São Paulo e não ir para Boipeba, pelo menos na minha opinião. Há uns bons anos atrás, em uma época que não tinha internet e nem essa “enxurrada” de fotos e vídeos dos lugares, ouvi a descrição de Boipeba na Radio Eldorado e nunca mais esqueci. Ele dizia “conheça esse paraíso de areia branca, céu azul e coqueiros a perder de vista”. Lembro de ter me transportado com minha imaginação e não muito tempo depois concretizei o sonho de conhecer Boipeba. E esse ano voltamos com as crianças.
Volta a Ilha  é um passeio imperdível em Morro de São Paulo. Como o nome já diz, é um verdadeiro tour pelas praias, piscinas naturais e a cidade histórica de Cairu. Recentemente, tivemos o prazer de novamente explorar os tesouros naturais e culturais que esta região deslumbrante tem a oferecer. Uma aventura emocionante para fazer com as crianças pelo arquipélago de Tinharé.
Neste post vou compartilhar a nossa experiência, dar dicas e valores de como fazer o Volta Ilha Morro de São Paulo e se quiser saber mais sobre Morro de São Paulo aqui.
volta a ilha

Como fomos, com quem fomos, horários e valores

Fomos de lancha rápida, aconselho sentar na parte traseira, pois ela “bate” bastante na frente, fica a dica.

Fomos com o Elton (contato no final do post), soube do Elton através da jornalista Astrid Fontenelle, que tem uma casa em Morro de São Paulo e costuma usar seus serviços. Foi uma boa indicação (vi no instagram), gostamos bastante do atendimento, simpático, cuidadoso e responsável.

Antes de mais nada, deixo aqui registrado que há opções mais econômicas, pois os passeios podem ser em grupo, girando em torno de R$250,00/pessoa (janeiro 2024)

Nós optamos por uma lancha privativa, por isso o custo ficou mais caro. Valor da lancha privativa R$2500,00

Como não fomos em grupo, Elton nos buscou na Quarta Praia, onde estávamos hospedados, porém os passeios costumam sair da Segunda Praia. Já o desembarque no final do dia é feito no píer, o mesmo quando chegamos de Salvador.

Saímos cerca de 9:00hs e retornamos por volta das 17:30hs.

O dia amanheceu encoberto, pegamos um pouco de chuva em alguns momentos do dia, mas nada que atrapalhasse o passeio.

Piscinas naturais de Garapuá

Roteiro Volta a Ilha de Tinharé

Para entendermos melhor, tantos nomes  e  quem faz parte do que, vai aqui uma rápida explicação. O arquipélago de Tinharé ou arquipélago de Cairu possui 26 ilhas e abriga os destinos mais desejados dos turistas para as praias de Morro de São Paulo, Boipeba, Garapuá e Moreré.

No passeio conhecemos 5 lugares maravilhosos desse arquipélago, logo abaixo falarei um pouquinho de cada um deles.

Piscinas Naturais de Garapuá e Moreré

Começamos o dia explorando as deslumbrantes piscinas naturais de Garapuá. As águas cristalinas e rasas dessas piscinas são perfeitas para crianças, os permite nadar e mergulhar em segurança enquanto observam os peixes coloridos e os recifes de corais. Esse contato tão próximo com a fauna marinha é sempre uma  experiência  mágica.

Após uns 40 minutos, seguimos para as piscinas naturais de Moreré. Em Moreré achei a água mais transparente e bem rasinha (não sei se é sempre assim). A água estava muito quentinha, uma delícia. Porém, tinha menos peixe que em Garapuá, em contrapartida muitas conchas, que eu adoro ver.

Piscina naturais de Moreré em Boipeba

Foto tirada com o MeuDome na GoPro

Praia da Cueira na ilha de Boipeba

Boipeba já foi eleita a Ilha mais bonita do Brasil e a segunda melhor da América do Sul.  A praia de Cueira é maravilhosa, simplesmente dos sonhos. Uma pena que choveu logo já na chegada, mesmo assim sua beleza é arrasadora.

Já era hora do almoço e aproveitamos almoçar no famoso Seu Guido da Lagosta. O restaurante do Guido tem mais de 30 anos de  história, conhecido por pessoas de diversos lugares do mundo, tendo matérias em diversas revistas e jornais, como revista Terra, Globo e até o jornal New York Times, entre outros. Sua barraca já foi indicado pelo Guia 4 Rodas como um dos melhores restaurantes de praia do Brasil.

Pensa em uma pessoa simpática, carismática e lógico talentosa, é o seu Guido. O lugar é simples, porém com uma atmosfera cativante. Pedimos lagostas preparadas por ele mesmo em um fogão a lenha onde Guido utiliza a própria palha do coqueiro. Há outras opções de pratos, como carnes, peixes e polvo e claro bebidas como cerveja geladinha, caipirinhas, suco e refrigerantes.

Nosso almoço (para 4 pessoas) com entrada vinagrete de polvo, um prato kids de carne, lagosta e bebidas ficou cerca de R$500,00.

Depois de nos deliciarmos e conversarmos com seu Guido, demos uma volta na praia de Cueira.

Volta a ilha
Belíssima praia de Cueira, pena que o dia não estava como sol.

Volta a Ilha
Eu e o simpático Seu Guido da Lagosta na Praia de Cueira

Lagosta carnuda e saborosa.

Canavieiras

Próxima parada Canavieiras, um povoado que pertence a Boipeba. Para chegar lá, percorremos o Rio do Inferno, apesar do nome o rio é tranquilo, porém é preciso ter experiência para pilotar a lancha, pois há muitos bancos de areia pelo caminho. Por segurança elas seguem uma atrás da outra, o Rio do Inferno é todo rodeado por manguezais.

Paramos em dos bares flutuantes de Canavieiras, o Forte da Ostras, para degustar as famosas ostras. Apesar de termos acabado de almoçar, não deixamos de provar a iguaria. Aliás, foi a primeira vez que eu e as crianças comemos ostras, eu gostei, eles não.

Quando estávamos em Canavieiras vimos uma ação da Polícia Federal, onde apreenderam vários sacos de caranguejos, nesta época estava proibida a pesca. As famílias foram multadas.

Volta a Iha, logo após
Chegando em Canavieiras

Gabi degustando pela primeira vez ostras. (R$20,00 – 6 unidades)

Cairu

Cairu é a 2 cidade mais antiga do Brasil, quem vai à histórica cidade não pode deixar de visitar o Convento de Santo Antônio, o mais importante monumento arquitetônico da Ordem Franciscana, um dos primeiros do Brasil  e também o marco do barroco brasileiro, a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, as ruas de pedra, os casarios coloniais e o cais do porto. E é  claro que passamos por todos esses lugares.

Logo no desembarque, é possível contratar um guia que acompanha toda a visita pela pacata cidade. Nós íamos contratar um dos meninos, mas não apareceu ninguém no momento, uma pena. Então seguimos sozinhos.

Caminhamos pelas ruas de pedra até o Convento de Santo Antonio, pagamos (R$5,00/pessoa, crianças não pagam) ali  o guia do convento explica tudo sobre sua história.

Logo após essa visita, subimos poucos metros até a Igreja Nossa Senhora do Rosário e descemos para o cais de volta a lancha. Essa volta teve que ser rapidinha, pois caiu uma forte chuva.

Cairu é a última parada, de lá voltamos para Morro de São Paulo.

Convento de Santo Antonio

volta a ilha
Detalhe para os azulejos portugueses

Vista da Igreja Nossa Senhora do Rosário

Pelas ruas de Cairu

Entre no Instagram @decavalinhoporai e veja nos destaques tudo sobre a Volta a Ilha.

Compartilhe nosso conteúdo em suas redes sociais