Praia do Forte – Feriado em Junho

O convite… Praia do forte

Recebemos um convite da minha cunhada e família para irmos à Praia do Forte em um feriado no mês de junho. Bom, nem preciso falar, é claro que aceitamos, fomos com eles e meus sogros, afinal viagens em família são sempre muito boas, sol, mar e crianças brincando na praia é uma combinação perfeita. Diversão garantida, ainda mais na Bahia.

A pousada… praia do forte

Fomos em um feriado, acertamos tudo com poucos dias de antecedência, sendo assim, a seleção de hotéis foi bastante limitada. Porém demos sorte, nos hospedamos na pousada Farol das Tartarugas. Uma pousada bonita, pé na areia em frente a praia Pedra do Chapéu muito bem localizada, a poucos metros da vila e com bom preço.

Essa praia é ao lado da praia do Porto, onde fica a maioria dos restaurantes, lojas, o projeto Tamar e também a linda igrejinha de São Francisco de Assis.

Acabou sendo perfeito para uma viagem curta, pois estávamos a uma curta distância de tudo, inclusive da melhor praia com piscinas naturais, a praia do Lord.

Fizemos a reserva pelo site do Booking.

Praia da Forte
Pousada Farol das Tartarugas.

 

Praia do Forte
Paz e sossego.

A ida… aliás

Adquirimos as passagens com nossas milhas, saímos do aeroporto de Viracopos em Campinas/SP as 8 hs da manhã em direção a Salvador. Chegamos por volta das 11 hs e seguimos para a Praia do Forte, cerca de 1h:30 de viagem. Para o transfer contratamos o mesmo motorista que havíamos chamado quando estivemos na Praia do Forte, pela primeira vez, em 2012.

A viagem de Salvador para Praia do Forte é rápida e tranquila. Estrada em boas condições e duplicada.

A chegada… portanto

Chegamos na Praia do Forte na hora do almoço e com muita fome. Almoçamos no hotel, facilita muito quando o hotel possui o serviço de restaurante, principalmente em viagens com crianças. Aliás, a comida é bem gostosa, o cardápio de caipirinhas conta com uma variedade de frutas difícil de escolher. São saborosas, ao longo dos dias provei algumas.

Há poucas e boas opções no cardápio dos pratos. O problema é que não é muito rápido, elas logo avisam o tempo de espera, 45 minutos. Para passar o tempo demos uma volta pela pousada e claro, ver o mar. Almoçamos bem, comemos peixe e frutos do mar regados de sucos e drinks com frutas da estação, afinal a Bahia possui uma seleção de frutas variadas, graviola, umbu, cajá, rombutã, uma melhor que outra.

Logo após o almoço com metade da turma reunida, pois meus sogros chegariam apenas a noite, seguimos para a praia. Andamos  por ali e depois sentamos para curtir as crianças brincarem com primos na areia e procurar peixinhos nas piscinas naturais formadas pela maré baixa logo em frente a pousada.

Praia do Forte
andando pela praia…

 

Brincando na praia

A vila… Praia do forte, ainda assim

Terminamos a tarde na piscina e no fim do dia nos arrumamos para sair e jantar. Seguimos então para a vila a procura do Souzas, um restaurante de comida típica baiana recomendado pelo staff da pousada. Realmente eram muito bons, valeu conhecer. Nesse momento, meus sogros chegaram e se juntaram a nós.

De lá seguimos para a sorveteria da Ribeira, presente na vida dos baianos desde 1931. A sorveteria virou nosso point todas as noites após o jantar. Não deixe de provar o de coco verde, simplesmente delicioso. De lá passeamos pelas ruas, olhamos as lojinhas, os bares e outros restaurantes. Tudo muito arrumado e agradável.

Fiz algumas compras de artesanato local, como sempre falo aqui no blog essas peças me encantam. Sempre trago alguma lembrança, em forma de objeto, das minhas viagens pois além de adorar decoração também amo lembrar o quanto a jornada valeu a pena quando olho para esses objetos em minha casa. Dica de loja Vila Origem.

Programamos nossos dias de acordo com a maré. Sempre consulte a Tábua de Marés, pois os horários da maré baixa variam e como o foco era a busca por piscinas naturais isso era imprescindível.

A praia do Lord é perfeita para famílias com crianças, as piscinas formadas não são muito fundas. Todos ficam bem tranquilos para nadar com snorkel e ver os peixinhos ou ainda, esticar uma toalha e deitar na extensa faixa de areia branca e contemplar os coqueiros. Caso prefira é possível alugar cadeiras e guarda-sol, com crianças é o ideal.

Piscinas naturais na Praia do Lord. aliás

Arquitetura…

Visitas de arquitetura sempre fazem parte do nosso roteiro. Primeiro fomos conhecer a igreja de São Francisco de Assis, na praia do Porto. Sua simplicidade e rusticidade encantam todos que passam por ela. Essa igreja foi construída em 1900 por iniciativa dos pescadores. A pracinha que fica logo em frente a igreja é movimentada e todo final de tarde, uma feira de artesanato funciona em alguns dias. Para as meninas que gostam de tererê no cabelo, aqui é o lugar, são várias pessoas fazendo.

Outro lugar histórico que vale a visita é o Castelo Garcia D’Ávila, a primeira grande edificação portuguesa mo Brasil. O Castelo Garcia D’Ávila foi o único construído em estilo medieval em todo continente americano. Atualmente o castelo pertence  a Fundação Garcia D’Ávila. O lugar possui um belo jardim e uma linda visita para o mar. Uma gigantesca gameleira habita esse jardim, uma árvore  considerada sagrada para os africanos. Ao seu redor há alguns bancos onde é impossível não sentar para contemplar sua beleza.

Hoje em dia, nas ruínas do Castelo são feitos shows, concertos, projeção de filmes e casamentos.

 

Praia do Forte
Igreja de São Francisco de Assis portanto

 

Praia do Forte
Parte de trás do Castelo Garcia D’Ávila

 

Parte da frente do Castelo Garcia D’Ávila sendo assim

 

Árvore Gameleira

Outros passeios… logo após

Outro passeio imperdível e que as crianças adoram é visitar o Projeto Tamar. Um projeto que começou em 1980 com a missão de promover a recuperação das tartarugas marinhas através das ações de pesquisa, conservação e inclusão social. É um belo projeto, apoiar e aprender com ele é sempre uma alegria.

Entrada do Projeto Tamar

 

Aprendendo sobre as tartarugas marinhas

Na Praia do Forte muitas pessoas usam como meio de locomoção o bicitáxi, maneira sustentável de andar curtas distâncias. É pura diversão, lembro de ter andado pela primeira vez quando estivemos lá em 2012, não poderia deixar de repetir. Para dar uma noção de valor, uma distância da vila até a praia do Lord pagamos R$30,00 (3 pessoas).

Praia do Forte
Bicitáxi na Praia do Forte

Clima…

Apesar de junho não ser a época mais adequada para visitar a Bahia, por conta das chuvas. O clima estava ótimo, choveu sim mas, estava calor, as chuvas são rápidas, mansas e não atrapalharam nossos passeios.

 

Eu realmente amo a vibração da Praia do Forte. Pena que por poucos dias perdemos a chegada das baleias jubartes. Terei que voltar.

 

 

 

➡ Leia no blog o post sobre a Praia do Forte com crianças quando fomos a primeira vez em 2012.

 

Compartilhe nosso conteúdo em suas redes sociais

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email