Praia do Forte com crianças, um ótimo destino baiano
Pequena, tranquila e linda, Praia do Forte é perfeita para ir com crianças, sozinho ou acompanhado afinal todos que vão adoram esse destino baiano.
Onde fica
Em outubro de 2012 passamos 4 dias na Praia Forte, uma antiga vila de pescadores pertencente ao município de Mata de Sao João, na Costa dos Coqueiros cerca de 80km de Salvador. É uma pequena vila, muito charmosa que apesar do tamanho tem muito o que fazer.
Índice
ToggleViagem de avião com crianças, às vezes com perrengue!
Saímos do aeroporto de Viracopos com a Companhia Azul para Salvador, 2hs de viagem. Viajar com criança pequena, no caso Gabi com 2 anos, é um momento de tensão, nunca sabemos o que nos espera!! Porque se o filho resolve abrir o berreiro, nós pais temos que contornar a situação e acabar com o stress. O ambiente de um avião já não ajuda e com certeza a maioria das outras pessoas não tem paciência com crianças chorando. A questão aqui é colocar o cinto de segurança, esse é o (meu) inimigo, já havia passado um “sufoco” em outra viagem e nessa não foi diferente. É uma luta, ela se vê “presa” chora, chora, chora e não quer colocar de maneira nenhuma. O tempo para resolver a situação é curto, mas com jeitinho conseguimos acalmá-la. Confesso que os atributos vão todos para meu marido que contorna a situação habilmente.

Como chegar na Praia do Forte
Chegando no aeroporto um motorista nos esperava para irmos até a Praia do Forte, acertamos o transfer com a pousada. A viagem é tranquila, dura cerca de 1h30min. Devido a proximidade com Salvador, Praia do Forte é um destino bastante frequentado pelos soteropolitanos. Aliás é bom ficar atento quando ir, pois em feriados e férias costuma lotar. Fomos em outubro, uma época boa, fora dos agitos (21/10 a 24/10).
Onde se hospedar na Praia do Forte com crianças
Nos hospedamos na Pousada Refúgio da Vila, uma das pousadas mais estilosas da Vila, sensacional, uma delícia. Com ótima localização, perto do centro e da praia. E para quem gosta, como eu, o restaurante serve uma autêntica comida baiana.
Fizemos a reserva pelo Booking.
Na pousada tem uma copa baby que ajuda muito para quem viaja com os pequenos, com microondas, fogão elétrico, liquidificador e utensílios básicos. Para as crianças se divertirem tem parquinho e uma brinquedoteca. No café da manhã servem os apetitosos bolinhos de estudante, tradicionais na Bahia além de um farto cardápio. E aos sábados um delicioso café da tarde.



.

Restaurante na pousada
Hotéis ou pousadas com restaurantes facilitam a vida dos pais. Afinal, ter que sair pra fazer todas as refeições pode cansar os pequenos. O restaurante da pousada Refúgio da Vila é especializado em frutos do mar com ótimas opções de pratos inclusive (para quem não gosta) sem frutos do mar.
Caso não se hospede na pousada reserve um dia para conhecer o restaurante, vale a pena.

Praias do Lord e Papa Gente
Apesar de estarmos perto da praia preferimos ir de bicitáxi, achei interessante esse meio de transporte. O motorista nos deixou em frente a uma trilha, que andando poucos metros chegávamos a praia. São nessas praias que ficam as famosas piscinas naturais e você as encontra andando, não precisa ir de barco. Fique atento a tábua de marés.





PROJETO TAMAR
Fomos visitar o Projeto Tamar (trabalho de pesquisa, manejo e proteção das 5 espécies de tartaruga marinha presentes no Brasil). Fomos 2 vezes pois no primeiro dia Gabi ficou com medo das tartarugas e não aproveitou quase nada. O projeto é muito legal, vale super a pena levar as crianças. Lá você pode conhecer mais sobre o projeto e sobre as tartarugas, dependendo do horário da sua visita pode até alimentar as tartarugas e tubarões.
O Projeto Tamar é um dos principais passeios na Praia do Forte e para todas as idades. Ele fica no final da vila, facilmente você chega até ele.
Vila
Na vila, há muitas opções de restaurantes, lojinhas de artesanato, sorveterias. A circulação de carros e motos é proibida o que torna o passeio muito agradável. O centrinho fica perto da pousada, todos os dias passeamos por lá.
Rústica e descolada, circular pela vila é um passeio imperdível.


Restaurante na Vila
Conhecemos o restaurante Terreiro Bahia, que aliás ostenta a fama de melhor restaurante da vila. Comemos uma deliciosa moqueca baiana. Há muitas outras opções de restaurantes, bares e lanchonetes.



E aí gostaram das minhas dicas, essa foi minha experiência na Praia do Forte. Tem muita coisa pra fazer por lá, nós não fizemos todos os passeios que oferecem, procuramos ficar mais tranquilos e fizemos tudo com calma. Foi ótimo, descansamos e nos divertimos.
Conheça outros paraísos baianos para ir com crianças, leia aqui no blog sobre Taipu de Fora, outro lugar imperdível na Bahia.