Salvador – 48hs na capital baiana com crianças

Salvador em 48 Horas: Uma jornada vibrante pela cidade das cores

Salvador, uma cidade que pulsa com energia, com sua música e cultura. Em cada esquina uma  história, um verdadeiro tesouro do Brasil. Após passarmos 7 dias em Morro de São Paulo, seguimos para um fim de semana em Salvador. assim

E claro, mergulhamos de cabeça na riqueza desta metrópole baiana. Com a ajuda de um guia turístico local, exploramos pontos turísticos icônicos. Venha comigo, que te conto tudo. apenas

Thiago nos buscou as 9hs no Hotel Fera, onde estávamos hospedados, de lá seguimos para um dia intenso em Salvador. Dia lindo em Salvador, sol, céu azul e calor, muito calor. aliás

Seguimos nessa sequência…

Baía de Todos os Santos

Paramos em um mirante para Baía de Todos os Santos, ponto de partida perfeito para apreciar a beleza natural de Salvador, e sem dúvida avistar os belos iates ancorados ali. agora

Farol da Barra

No caminho até o Farol, Thiago foi nos contando muito sobre a história da cidade, acho válido fazer passeios com guia, afinal é sempre muito enriquecedor. Thiago nos deixou em frente ao Farol, descemos pra explorar seu em torno. Demos a volta toda nele e tiramos algumas fotos. Atrás do farol, tem uma vista muito bonita do oceano. Caso queira entrar o Farol abriga o Museu Náutico, porém não visitamos.

Thiago nos alertou sobre os ambulantes no local, sempre bom ficar esperto pois alguns podem se aproveitar e cobrar algum serviço que eles dizem que você aceitou, tipo chegam pintando seu corpo e depois cobram, coisas desse tipo. Não vimos e nem passamos nada desse assim, mas sempre é bom saber. pois

Salvador, vista do farol da barra
Farol da Barra, Salvador

Dique do Tororó e Arena Fonte Nova

Logo depois do Farol seguimos para o Dique, rodeamos todo ele de carro e descemos para passear e admirar as estátuas dos orixás. São 8 esculturas de orixás flutuando no espelho d’água, assinadas pelo artista plástico Tatti Moreno. Representam os orixás Oxum, Ogum, Oxóssi, Xangô, Oxalá, Iemanjá, Nanã e Iansã, lindo demais. portanto

Logo em frente está o Estádio Arena Fonte Nova, e é claro que não deixamos de ir. Não estava no roteiro, mas o Tiago nos levou, João ama futebol, se tem estádio na cidade, lá estamos nós. sendo assim

Passamos na lojinha e seguimos para o museu da Fonte Nova, bem legal a visita, valeu a pena. No museu há uma parede de fotos com cenas da cidade que eu amei. portanto

Salvador, Dique do tororó
Esculturas dos orixás no Dique do Tororó

Salvador, Arena Fonte Nova

Salvador,
Por dentro do estádio Arena Fonte Nova

Santuário Irmã Dulce dos Pobres em Salvador

Para quem não sabe, em outubro do ano de 2019 Irmã Dulce foi canonizada pelo Papa Francisco, tornando-se a primeira Santa nascida no Brasil. Agora, chamada de Santa Dulce dos Pobres.

Conhecida também como o “Anjo Bom da Bahia”, dedicou sua vida aos pobres e doentes. Thiago, nosso guia, compartilhou histórias sobre sua vida e obra. Não conhecia o legado de Irmã Dulce e fiquei maravilhada com sua história e tudo que visitamos. então

Estivemos no memorial, onde entramos na sala de milagres, na igreja e também visitamos seu túmulo na Capela da Relíquias. logo

O Santuário está aberto à visitação diária, das 7h30 às 18h30. mas

Igreja Nosso Senhor do Bonfim em Salvador

Sem dúvida, a Igreja do Bonfim, é parada obrigatória. Um dos símbolos mais importantes da fé baiana. Conhecida pelas famosas fitinhas coloridas amarradas em suas grades, a igreja é um local de peregrinação e devoção. desde que

Na Bahia, o catolicismo se mistura com as tradições afro-brasileiras, sendo assim é ali que acontece a  famosa Lavagem do Bonfim, quando as escadarias da igreja são lavadas com água de cheio por baianas do candomblé. É um dos rituais religiosos mais importantes de Salvador e respeitado tanto por católicos quanto integrantes do candomblé.  afinal

A igreja é linda, localizada no alto de um morro, apesar de já ter ido algumas vezes para Salvador, essa foi minha primeira vez no Bonfim. Porém o desejo de conhecer era antigo, e valeu a pena. Nós rezamos e colocamos nossas fitinhas com agradecimentos e pedidos. contudo

Salvador, Igreja do Nosso Senhor do Bonfim
Igreja do Nosso Senhor do Bonfim

A grade com as famosas fitinhas coloridas, momento de agradecer e pedir.

Pelourinho

Chegamos no coração histórico de Salvador por volta das 13 hs. E seguimos direto para o restaurante Coliseu, onde degustamos mais uma vez as delícias baianas. Dica do Thiago, que valeu conhecer, comida boa, típica baiana. Caso prefira, há opção de prato simples como arroz, feijão, batata frita e carne ou frango. portanto

Logo após o almoço, saímos andar pelas ruas de paralelepípedos e casarões coloniais do Pelourinho e com nosso guia tivemos um verdadeiro mergulho na história e cultura afro-brasileira. Acho sempre válido percorrer locais históricos com guias, enriquece a viagem, a vida e a alma. porque

Pelourinho, Largo Terreiro de Jesus

Dica do Thiago (guia): Não andar com correntinhas no pescoço, mesmo que seja bijuteria. Atrai roubos e você pode assustar.

Elevador Lacerda

O Elevador Lacerda não é somente um ponto turístico de Salvador, para os soteropolitanos ele é mais do que isso, é um transporte público, que leva da cidade alta para ao bairro do Comércio (ou vice-versa) por apenas 0,15 centavos.

Inaugurado em 1873, trata-se do primeiro elevador urbano do mundo e foi também o mais alto, com 63 metros de altura.

Sem dúvida ficamos um bom tempo na redondeza, admirando a vista do elevador para a Baía de Todos os Santos, pois é digna de cartão-postal.

Em seguimos, descemos de Elevador para o Mercado Modelo, nesse momento o Thiago foi buscar o carro e ficamos sozinhos.

Salvador
Elevador Lacerda, Baía de Todos os Santos e Mercado Modelo. Essa foto parece cartão postal.

Salvador,
O Elevador.

Mercado Modelo

Passeamos pelo Mercado Modelo, visitamos vários estandes e compramos algumas lembranças e artesanatos locais. Com certeza nesse local, você encontra de tudo, desde rendas e roupas típicas até esculturas, pinturas.

Pena que o museu, aberto recentemente ao público e localizado no subsolo já estava fechado. Com toda certeza quero voltar para conhecer, pelo que li a respeito ficou um espaço incrível.

Por fim, logo após exploramos todo o espaço, Thiago passou nos buscar no Mercado Modelo e voltamos para o hotel.

Tour encerrado, vivemos um dia maravilhoso em Salvador.

➡ Contato guia Thiago: @thiagoguiasalvador

Pensem que acabou?! não acabou não…

Chegamos no hotel por volta as 16 hs e eu ainda fui visitar a Casa do Rio Vermelho, antiga moradia de Jorge Amado e Zélia Gattai. Sem dúvida, meus filhos estavam cansados e preferiram curtir o Hotel Fera (clique e o leia post sobre o Hotel Fera). Meu marido ficou com as crianças e eu segui de táxi para o bairro do Rio Vermelho, há 20 minutos do meu hotel. Eu estava louca para fazer esse passeio, ainda bem que deu certo. Adorei!

A Casa do Rio Vermelho

Fachada da Casa do Rio Vermelho

Antes de mais nada, para quem não sabe a Casa do Rio Vermelho foi a residência dos escritores Jorge Amado e Zélia Gattai, está localizada no charmoso bairro do Rio Vermelho, em Salvador. Para chegar lá, você pode optar por táxi ou carro de aplicativo (uber). Acredito ser uma dessas a maneira mais fácil de chegar, por ser uma área residencial não é servida de transporte público próximo. A casa fica na Rua Alagoinhas, número 33, facilmente acessível a partir de qualquer ponto da cidade. Eu fui de táxi.

Um pouco sobre a história…

A máquina de escrever de Jorge Amado

A Casa do Rio Vermelho foi o lar do casal de escritores Jorge Amado e Zélia Gattai por mais de 40 anos. Adquirida em 1960, a casa não é apenas uma residência, mas um espaço de convivência que acolheu amigos como o artista Carybé, frequentador assíduo, outros artistas, intelectuais e políticos de todo o mundo. Jorge Amado, um dos mais renomados escritores brasileiros, e Zélia Gattai, sua esposa e também escritora, transformaram a casa em um ponto de encontro cultural e literário.

O que encontrar na visita…

Com certeza, ao visitar a Casa do Rio Vermelho, você será transportado para o universo dos dois escritores. O local foi transformado em um museu e centro cultural, oferecendo uma experiência imersiva e emocionante.

➡ Escritório de Jorge Amado: É possível ver o espaço onde o autor criou muitos de seus famosos romances. A mesa de trabalho, a máquina de escrever e diversos objetos pessoais estão preservados.

➡ Biblioteca: A vasta coleção de livros do casal está em exposição, mostrando a diversidade de suas leituras e influências literárias.

➡ Jardim: O jardim é um capítulo à parte. Enfeitado com esculturas, plantas tropicais e um lago com carpas, o espaço reflete a paixão do casal pela natureza e pela arte. Uma das atrações mais emocionantes é a árvore onde as cinzas de Jorge e Zélia foram espalhadas, conforme o desejo deles.

Por dentro da casa… A casa possui várias salas temáticas que apresentam a vida e a obra de Jorge e Zélia de maneira interativa, com vídeos, fotos e depoimentos de amigos e familiares.

A cozinha da casa foi mantida como era na época em que o casal vivia lá. É um lugar que reflete a hospitalidade e o gosto pelo convívio social.

A fim de ter mais informações faça uma visita guiada e tenha uma compreensão mais profunda da história e vida do casal.

Em suma, a Casa do Rio Vermelho é mais do que um simples museu, é um mergulho na história, cultura e literatura brasileira. Não perca a chance de explorar este tesouro cultural de Salvador e se encantar com cada detalhe desta casa cheia de histórias para contar.

A cozinha

Esses azulejos foram presente de Carybé, colocados também em outros lugares da casa.

Fim do dia…

Agora sim, fim das atrações turísticas, logo após a visita retornei ao hotel, para jantar e ainda admirar o pôr do sol visto do rooftop do Fera com minha família.

➡ Todas as fotos foram tiradas por De Cavalinho Por Aí.

➡ Entre no instagram @decavalinhoporai e veja os posts e os destaques sobre Salvador.

Compartilhe nosso conteúdo em suas redes sociais