Manaus – 3 dias na metrópole da Amazônia

Um pouco sobre Manaus

Teatro Amazonas, cartão postal de Manaus

Manaus era a cidade mais importante do Brasil, conhecida no ciclo da Borracha como “Paris dos Trópicos”.

Hoje é famosa por sua biodiversidade, por seus rios majestosos, pela culinária autêntica, por ser porta de entrada para a floresta Amazônica, por sua rica cultura indígena, por suas belezas naturais e arquitetônicas e também por suas chuvas a qualquer hora do dia. Ao contrário de boa parte do país, aqui elas surgem mais frequentemente no inverno (que mesmo nessa estação tem temperaturas que podem bater máximas de 30º). aliás

Manaus é uma cidade localizada na região Norte do Brasil, no estado do Amazonas. É a capital do estado e uma das maiores cidades da região amazônica. portanto

No entanto, apesar de ser uma cidade vibrante e culturalmente rica, Manaus enfrenta muitos desafios, como a falta de infraestrutura, o desmatamento da floresta amazônica e a pobreza. antes de mais nada

Ainda assim, a cidade tem um grande potencial para crescer e se desenvolver e atrai cada vez mais turistas de todo o mundo. afinal

O que fizemos em Manaus

Em nossa viagem pela Amazônia passamos 3 vezes por Manaus, no total ficamos 3 dias. Poucos dias, ainda assim, conseguimos conhecer um pouco dessa cidade tão significativa para nós brasileiros (veja nosso roteiro). pois

Vou colocar aqui os hotéis que nos hospedamos, restaurantes que visitamos e os lugares que passamos, enfim nossa experiência. Porém, já posso adiantar, que gostamos muito, ficou muita coisa pra trás e espero um dia voltar. enfim

Hotéis em Manaus

1. Hotel Villa Amazônia

Em nossa primeira parada em Manaus escolhemos o Hotel Villa Amazonia. Localizado no centro histórico próximo ao imponente teatro Amazonas. afinal

Reservamos 2 quartos, pois neste hotel não há quarto família e pela idade das crianças não é possível ficar em um único quarto. Quando isso acontece cada um de nós, eu e meu marido, ficamos com um filho. do mesmo modo

O hotel é charmoso, os funcionários são atenciosos, a piscina é cercada de muito verde com um bar logo em frente, onde  você pode pedir um drink e curtir um gostoso final de dia. O restaurante Fitz Carraldo, na verdade um bistrô, vale a visita. Os pratos são muito saborosos, nós almoçamos lá no dia em que chegamos. Acabei não voltando como planejei, pois queria repetir o nhoque de banana com lombo de tambaqui. Uma delícia! bem como

O café da manhã é servido em um lindo salão, o piso é todo de madeira alternando um tom claro e outro escuro. Igual ao do teatro Amazonas e muito comum nas construções da época, faz alusão ao rio Negro (escuro) e ao rio Solimões (claro). ao mesmo tempo

Manaus
Enquanto o papai faz o check-in a gente senta. em conclusão
Um dos quarto do hotel Villa Amazônia
Café da manhã com pães quentinhos.
As cores do assoalho que comentei acima.

da mesma forma

Manaus
Piscina, perfeita para aliviar o calor de Manaus

2. Hotel Juma Ópera

Na segunda e terceira parada, nos hospedamos no hotel Juma Ópera. Assim como o anterior, o Juma Ópera é próximo ao teatro Amazonas, praticamente em frente. ainda mais

O Juma ocupa um lindo casarão antigo, todo restaurado e adaptado para ser um hotel. A piscina fica no rooftop, com vista para o teatro e rende lindas fotos. em suma

Neste hotel conseguimos reservar um quarto família (na verdade são 2 conjugados).  É bem melhor quando ficamos todos juntos em um mesmo quarto. logo

O restaurante ocupa um amplo salão, seu teto é uma cúpula de vidro o que torna o ambiente claro e agradável. em conclusão

O bar, com mesinhas logo na entrada do hotel é ótimo para bebericar um drink e comer uma porção de petiscos com as crianças. ainda mais

Quarto das crianças
Restaurante Juma Ópera, onde é servido o café da manhã
Piscina no rooftop com vista para o teatro (dia)
Manaus
Mesma foto só que a noite. Lindo, não é?

Restaurantes

Não há dúvida, come-se muito bem em Manaus. Estivemos em 4 restaurantes que valeram a pena conhecer.A cidade é conhecida por sua culinária regional, que inclui pratos como o tambaqui assado, o tacacá e o pato no tucupi.

1. Caxiri Amazonas

Para garantir nossa ida ao renomado restaurante Caxiri fizemos reserva 1 mês antes da nossa viagem.

Especializado na culinária regional, utiliza os peixes e sabores amazônicos de maneira autêntica.

Está localizado próximo ao hotel Juma Ópera, fomos a pé, bem tranquilo, a área é bem movimentada, mas é claro, se tratando de uma capital brasileira é sempre bom ficar atento.

Veja algumas de nossas deliciosas escolhas: ao mesmo tempo

Manaus
Ceviche de pirarucu, com cebola roxa, pimenta de cheiro e ervas frescas.
Palitos de tapioca, queijo coalho e puxuri, arube e melado de cana.
Supreme de tambaqui – corte premium do lombo dourado e suculento, molho fresco de ervas, raspas de laranja e castanhas, abacaxi grelhado e macaxeira recheada com queijo coalho. bem como
Para as crianças macarrão com camarão. enfim
Sobremesa “Manaus todinha “- sorvete de açaí, calda de puxuri, creme inglês de castanha e beiju de coco.
Restaurante Caxiri

2. Tambaqui de Banda

Localizado na praça em frente ao teatro, esse restaurante é uma delícia, animado, com música ao vivo, ambiente descontraído com mesinhas na calçada. afinal

Aqui provamos o famoso tambaqui, comum nos rios amazônicos, esse peixe é saboroso com sabor suave.

Esse tambaqui na brasa é sensacional.

3. Restaurante japônes Shin Suzuran

Restaurante tradicional em Manaus, recebeu vários prêmios por sua excelente qualidade.

Para garantir, fizemos reserva, mas estava tranquilo acredito por ser meio de semana.Fomos de uber, cerca de  10 minutos do nosso hotel. ainda mais por outro lado

Eles oferecem um menu degustação que pelo observei nas outras mesas devia estar divino.

Vou contar uma coisa, vocês acreditam que chegando no restaurante, antes mesmo de comer, as crianças (que amam comida japonesa) não estavam se sentindo bem. Deviam ter falado antes, não é? e assim teríamos cancelado, a justificativa foi que não queriam estragar o passeio. No fim, comemos um pouco, rapidinho e fomos embora. logo

P.S: Muitos dias fora de casa, ficando em hotéis, comendo em restaurante, essa indisposição costuma acontecer por aqui. Por isso, quando é possível eu me hospedo em casas ou apartamentos, assim consigo cozinhar algo mais simples e caseiro. Afinal, mesmo indo em ótimos restaurantes, o corpo “cansa” e acaba rejeitando. em conclusão

Sushis e sashimis com peixes de ótima qualidade.

4. Bistrô Fitz Carraldo

Esse restaurante fica dentro do Hotel Villa Amazônia, mas apesar disso é aberto a todos e não é necessário ser hóspede para provar suas delícias. afinal

Dica: Como citei anteriormente, quando falei sobre o hotel, prove o nhoque de banana com lombo de tambaqui, simplesmente divino. logo

Salão do Fitz Carraldo.
Nhoque de banana com lombo de tambaqui.
Menu infanti para os pequenos.

Por onde andamos em Manaus

Vamos lá para nosso tour em Manaus, conhecemos o imperdível teatro Amazonas, Mercado Adolpho Lisboa, Feira de Rua Eduardo Ribeiro e o Porto de Manaus.

Teatro Amazonas (https://teatroamazonas.com.br/visitacao-2/

Um dos pontos turísticos mais populares de Manaus é o Teatro Amazonas, um belo teatro construído durante o período da borracha,  considerado um dos mais importantes monumentos históricos e culturais do Brasil. do mesmo modo

Chegamos em Manaus ao redor de 12:00h e após nos instalarmos e almoçarmos fomos ao teatro.

Fizemos a visita guiada, não é necessário agendar. O guia nos contou toda a história do teatro, falou sobre a forte influência européia e os costumes da época. em suma

É um passeio rápido (cerca de 40 min) muito interessante, as crianças curtem e aproveitam bastante.

O valor do ingresso é R$20,00 (inteira) e R$10,00 (meia) –  julho de 2022. em conclusão

Teatro Amazonas
Interior do teatro.
Maquete do teatro feita de Lego.
Os diferentes tons de madeira do assoalho fazem alusão ao rio Negro (escuro) e ao rio Solimões (claro).

Mercado Adolpho Lisboa

Paraíso para os amantes de artesanato, ir ao Mercado é um mergulho nas tradições dos povos originais. São várias opções de objetos, tipos de palhas e claro, de preços. Quando se adquiri uma peça de artesanato, garantimos renda extra aos artesãos da Amazônia, além da valorização cultural. assim

Há também uma grande variedade de peixes, ervas e temperos.

Fachada do Mercado Adolpho Lisboa
Detalhe para teto, logo na entrada principal.
Variedade de artesanato por todo o mercado.
Muitas ervas comuns da região.
Manaus
Ah João! Cada parada minha ele procura uma cadeira.

Feira de Rua Eduardo Ribeiro

Domingo de manhã fomos “bater perna” na feira. Passeio gostoso para um dia ensolarado, são várias barracas de comida, artesanato, roupas, plantas e música ao vivo. a princípio

Ela funciona aos domingos das 7 -14hs na Avenida Eduardo Ribeiro, centro histórico de Manaus. por outro lado

Dia lindo para ir a feira.
Colares com sementes coloridas.

Porto de Manaus

Maior porto fluvial do mundo, o porto de Manaus é o coração da Amazônia. Depois de percorrermos toda a feira seguimos caminhando em direção ao rio e fomos até o porto.

Passamos pelo relógio municipal, localizado na Praça XV de novembro. Logo, chegamos no porto e demos uma volta rápida, somente para conhecer essa importante área de Manaus.

Relógio Municipal assim
Porto de Manaus primeiramente

Dica: Leve uma blusa, casaquinho principalmente para as crianças. Como faz muito calor, os lugares fechados turbinam o ar condicionado e dessa forma, acabamos passando frio. Conversei com uma mãe que precisou comprar uma blusa para a filha.

Fizemos uma programação intensa e ainda assim, faltaram alguns lugares para visitar. Ainda volto para conferir mais maravilhas de Manaus.

* Clique nos links abaixo e veja nossa experiência na floresta amazônica. de acordo com

Hotel de selva na Amazônia com crianças – Parte 1

Amazônia com crianças – Hotel de selva – Parte 2

*Visite nossa pagina no instagram @decavalinhoporai, tem muito conteúdo interessante sobre essa viagem! segundo

(todas as fotos foram tiradas por De Cavalinho Por Aí)

Compartilhe nosso conteúdo em suas redes sociais