40 horas em Buenos Aires – Coisas para ver e fazer

– Buenos Aires –

Plaza Francia, bairro Recoleta

Para escrever esse post sobre Buenos Aires me inspirei na famosa coluna “36 horas em … algum lugar ” do The New York Times, coluna essa que eu adoro ler. Nem sempre posso aproveitar as dicas pois viajo com meus filhos  e alguns lugares não seriam interessantes para ir em família. antes de mais nada

Há muitas coisas para se fazer em Buenos Aires. A cidade é bonita, gostosa e muito charmosa, porém, o foco era a Patagônia e já que tínhamos que pegar o avião para Ushuaia, na capital argentina, porque não dar uma volta por lá. Essa é nossa segunda vez em Buenos Aires, mas com as crianças foi a primeira.

Sendo assim, segue aqui minhas dicas para aproveitar uma rápida passada em Buenos Aires com crianças.

ITINERÁRIO

Sexta – 22:30hs – Chegada ao hotel Buenos Aires

Hotel Mine, Palermo Soho

Escolhemos nos hospedar no charmoso bairro de Palermo, mais precisamente em Palermo Soho já que há vários Palermos dentro de Palermo. Chegamos por volta das 22horas e seguimos para o Mine um hotel boutique que apesar de não ter quarto família super indico para vocês. Reservamos 2 quartos e cada um de nós ficou com um filho. Fizemos a reserva pelo site do booking.

Palermo é conhecido por sua atmosfera boêmia, lojas de moda, bares e restaurantes. É um bairro cativante, cultural, contemporâneo e histórico ao mesmo tempo.

O Hotel Mine fica numa rua arborizada, próxima desses bares, restaurantes e lojinhas. Ótima localização para passear, sem medo de se perder. É um hotel pequeno, super charmoso, pessoal prestativo. Serve um delicioso café da manhã com vista para a piscina, bastante agradável.

Chegamos já era um pouco tarde então resolvemos comer algo no hotel e dormimos em seguida. Para assim, aproveitarmos o sábado logo cedo.

9:00hs  – “Cuevas” em Buenos Aires

Cueva Girarg em Palermo

Bom, não tem como ir a Buenos Aires e não ir até as cuevas, as casas de câmbio não oficiais. Levamos os dólares comprados no Brasil e trocamos nessas casas por peso argentino, onde conseguimos uma boa cotação. Foi bem tranquilo, próximo ao hotel está a cueva Girarg, fomos até ela e correu tudo tranquilamente. Nada de filas , nem golpes (li alguns depoimentos onde a pessoa entrega um valor e recebe algo bem diferente do que espera).

Fomos também em uma Western Union, nela a troca também foi tranquila e sem surpresas e a cotação praticamente igual a cueva.

Dê uma lida no meu post no Instagram onde explico um pouquinho sobre a moeda Argentina. Parece complicado, mas logo a gente entende e tira de letra.

Endereços:

Cueva Girarg Money transfer – Malabia, 1223

Western Union – Costa Rica, 4729

10:00hs – Livraria El Ateneo Grand Splendid Buenos Aires

Livraria El Ateneo

Admirando a beleza

Não poderia deixar de visitar essa livraria que é umas das mais belas do mundo, queria muito levar as crianças. Buenos Aires tem o maior número de livrarias per capita do planeta, incrível não é? Mesmo em pouco tempo andando pela cidade a gente logo percebe isso, são várias livrarias, às vezes uma seguida da outra. Uma delícia, ainda mais se você amar livros assim como eu.

Vocês acreditam que tem mais livrarias em Buenos Aires do que no Brasil inteiro, parece até provocação dos hermanos. contudo

El Ateneo não é a mais antiga e sim, a mais linda, instalada dentro de uma sala de espetáculos monumental que hoje é tomado por estantes cheias de livros. São 2 mil metros quadrados, cerca de 1 milhão de pessoas visitam o local anualmente.

El Ateneo encanta adultos e crianças, no subsolo há um setor dedicado a livros infantis.

11:00hs – Mural “gigante” do Maradona em Buenos Aires

Mural Maradona

Para alegria do meu filho, apaixonado por futebol, saímos nessa empreitada para ver o mural do ‘guerreiro’ Maradona, lenda do futebol no país. enfim

Ron Martín, artista responsável pela obra, preencheu todo o muro de 1.600 metros quadrados no coração da capital argentina com a imagem do jogador incentivando sua equipe durante a final da Copa do mundo de 1990.

A obra é realmente enorme, valeu ir até lá para conhecer. Na região não há muito o que fazer e o motorista do uber falou para tomarmos cuidado ao andar por ali. Então, combinamos com ele para ficar nos esperando e ficamos pouco tempo, somente para ver o mural e tirarmos algumas fotos.

O lugar pareceu tranquilo, algumas pessoas caminhando com seus cachorro, outras se exercitando. Enfim, melhor não questionar, ainda mais se estamos com crianças.

Endereço: Está localizado num edifício comercial no bairro Canning, na interseção da rota 58, com a Rua San Luis, em Ezeiza

12:00h – Café com alfajor na Recoleta e passeio na Plaza Francia

Basílica de Nuestra Senora del Pilar

Do mural seguimos para o bairro da Recoleta, antes de passarmos pelo famoso cemitério da Recoleta, paramos para tomar um café e apresentarmos o autêntico alfajor para as crianças na Havanna.

De lá seguimos para uma caminhada pelo bairro, passamos pelo cemitério (não entramos) e fomos até a praça Francia onde estava tendo uma feirinha com várias barracas de artesanato e música ao vivo. Dia lindo em Buenos Aires, calor e céu azul, excelente clima para passear.

13:30h – Almoço no restaurante El Preferido de Palermo

Restaurante El Preferido de Palermo

Lindo o lavatório

O nome é perfeito, pois acreditem é fácil esse restaurante se tornar realmente o seu preferido. E o melhor as crianças amaram.  A comida é boa, simples, preparada com rigor técnico que permite apresentar os produtos da estação em sua melhor forma, servida em porções fartas com bons preços.

O dono é nada mais, nada menos que Pablo Rivero dono do Don Julio, um dos melhores restaurantes do mundo.

Só a milanesa já vale a visita. É feita com bife de chorizo proveniente de gado criado em sistema de pecuária regenerativa, com pastagem livre e compensação de carbono, entre outras práticas ambientais. A porção traz duas milanesas grandes, de espessura média, com crosta fina, feita com a farinha do pão de fermentação natural da casa. É sequinha, dourada e servida com fritas especiais, são batatas novas, assadas, congeladas e fritas na hora de ir à mesa. Chegam crocantes, com o interior quase cremoso de tão macio.

O restaurante é lindo, as paredes externas são de cor rosa  (já me conquistou, adoro paredes rosas) e dentro uma iluminação natural rodeado de plantas. Adorei o lavatório na saída do banheiro, são vários detalhes que fazem a diferença.

Fizemos a reserva antes da nossa viagem com 2 meses de antecedência.

Endereço El Preferido

15:00hs – Distrito Arcos Premium Outlet

Ida rápida nas lojas da Nike e Adidas, comprar a camiseta do Boca Júniors. O outlet é todo aberto, passeio legal de fazer. Se estiverem com pique há várias lojas e muitas são de esporte.

Endereço: Paraguay 4979

17:30hs – Museu MALBA

MALBA

O Abaporu, de Tarsila do Amaral no MALBA

O Museu de Arte Latino-americana de Buenos Aires, também conhecido como MALBA, é um dos museus mais importantes da cidade e um dos principais museus de arte latino-americana do mundo. O MALBA está localizado no bairro de Palermo,  abriga uma coleção de arte moderna e contemporânea da América Latina. portanto

Um dos programas que adoro fazer em viagens é levar as crianças em museus, um passeio tão enriquecedor que não pode faltar. Foi minha segunda vez no MALBA, e espero voltar. Não canso de ver “O Abaporu”da artista brasileira Tarsila do Amaral, uma das obras mais importantes do Brasil e que infelizmente não está aqui. aliás

Além da coleção permanente, há também exposições temporárias. Vimos uma pequena mostra da Frida Kahlo, que traz o famoso auto-retrato “Diego e eu”e a Schhiii da artista brasileira Anna Maria Maiolino.

19:30hs – Passeio na Plaza Serrano

Feira de artesanato na Plaza Serrano, sábado

Caminhar pela feira de Palermo Soho é uma delícia, ela acontece de quinta a domingo das 14 – 20hs.

A feira na Plaza Serrano é um evento animado e colorido, com muitas barracas vendendo artesanato local, roupas, joias e acessórios. Além disso, há muitas opções de comida de rua, incluindo churros, empanadas, lanches e doces tradicionais argentinos. A atmosfera é descontraída e amigável, com muitos moradores locais e turistas se misturando na multidão. Há também restaurantes, bares e cafés próximos.

Ótimo lugar para passear e observar as pessoas. antes de mais nada

20:00hs – La Choperia 3 Birra y Pizza

Ídolos argentinos, Maradona e Messi.

Para finalizar o dia escolhemos esse bar em Palermo, tomamos chopp, as crianças beberam suco e comemos porções. Final de sábado perfeito, o dia foi longo. Porém, muito bem aproveitado.

Detalhe para o mural, adivinharam porque sentamos aqui?! embora

9:30hs – Plaza Imigrantes de Armenia

Parquinho na praça

Manhã de sol e calor combina com passeio no parque. Pertinho do nosso hotel visitamos a Plaza Imigrantes de Armenia. Com vários bancos, uma sobra gostosa e parquinho para as crianças.

As crianças já estão crescendo e já não tem mais aquela loucura por parquinhos, uma pena sempre gostei desses momentos em viagens. Quantos parquinhos nós paramos para eles brincarem, nossa, inúmeros. Enquanto brincavam, nós descansávamos observando tudo ao redor. Bons momentos. Mas, apesar de estarem crescidinhos eles ainda ainda se arriscam nos brinquedos, espero que dure.

13:00h – Almoço restaurante Caldén

Restaurante Cálden

O Caldén Soho é um dos melhores restaurantes de Palermo Soho e a sua especialidade são as carnes. Aliás, vale destacar que as carnes argentinas são um dos destaques da gastronomia em todos os restaurantes, sendo sempre uma excelente escolha. além do mais

Pertinho do hotel, fomos à pé passeando pelas ruas arborizadas do descolado bairro de Palermo Soho.

Pequeno e aconchegante, este restaurante é o que podemos chamar de restaurante raiz. Os pratos são  excelentes. Por ser um restaurante mais raiz, você não terá pratos lindos, que rendem ótimas fotos, mas em compensação o sabor, que é o que mais importa, é sensacional. logo após

Gostaram das dicas? Faltou muita coisa eu sei, mas como disse o foco da viagem será o sul da Argentina, a linda Patagônia, aqui foi somente um aperitivo.

Acompanhe nosso roteiro pela Patagônia argentina e viaje com a gente!

Compartilhe nosso conteúdo em suas redes sociais