Ushuaia, conhecida como a cidade mais austral do mundo, revela uma face completamente diferente durante o verão. Nessa época, os dias são mais longos, o clima é mais estável e a cidade se transforma em um convite constante para atividades ao ar livre. É o período ideal para aproveitar passeios como navegação pelo Canal de Beagle, visitas ao Parque Nacional Tierra del Fuego, trilhas em meio a paisagens impressionantes e lagos de cores surreais. Mesmo com temperaturas mais baixas, o verão traz uma sensação muito mais amena e acessível para quem viaja em família.
Apesar de o frio ainda estar presente, fazer trekking em Ushuaia no verão é totalmente possível pois as trilhas estão liberadas, diferente do inverno onde muitas são proibidas. Com roupas adequadas e um bom planejamento, trilhas como a da Lagoa Esmeralda se tornam uma aventura viável e segura. A ausência de neve intensa, os caminhos mais acessíveis e a beleza da natureza em pleno auge fazem desse tipo de passeio uma das experiências mais marcantes da viagem, e o que não falta na Patagônia, são belas paisagens.
Trekking Laguna Esmeralda

Antes de mais nada, quero relatar que ficamos na dúvida em fazer esse passeio. A agência responsável pelo trekking aceita crianças a partir de 10 anos. O João estava com 9 anos, até aí é pouca diferença, sendo assim ela deixou para nós resolvermos se iríamos encarar a aventura com ele no limite da idade. Pois, pra ela não teria problema, afinal seriam poucos meses de diferença até ele fazer 10 anos. A trilha são de 10km no total, 5km para ir e 5km para voltar. Com uma parada na lagoa Esmeralda de umas 2hs, para comer algo, descansar e apreciar a vista.
Como seríamos um grupo ficamos com medo de atrapalhar, caso ele cansasse. João é super ativo, treina futebol 4 dias na semana, faz natação, está sempre correndo e jogando bola, mesmo assim pairou a dúvida. Afinal, não queria ser empecilho no trekking de ninguém.
Então antes de decidir, pesquisamos, assistimos alguns vídeos e vimos que muitas crianças e também idosos fazem essa trilha e não é loucura não. E com isso, lá fomos nós. E pra alegria minha e do grupo, ele era um dos mais animados, liderou a frente da fila um bom tempo, principalmente na volta. Os 2 eram as 2 únicas crianças do grupo.
A trilha é até tranquila, pois mescla trechos planos e subidas. As paisagens são lindas do começo ao fim. A chegada na lagoa é espetacular, um sonho. Ficamos por lá umas 2 horas como combinado. A agência fornece sanduíche, água e fruta para o almoço. Estes já são entregues no ônibus quando eles buscam a gente no hotel. Com isso, quem carrega somos nós. bem como
Para a caminhada emprestam bastões que auxiliam bastante todo o percurso.
Dica: Vá bem agasalhado porém com camadas, pois por incrível que pareça tem uns momentos que tiramos tudo, pois sobe um calorzinho bom durante a caminhada, principalmente nas subidas. Indico tênis, jaqueta impermeável e segunda pele térmica.
Fizemos esse trekking com a empresa Latitud Ushuaia.
Leia nosso roteiro completo pela Patagônia Argentina








