João Pessoa e arredores: Roteiro de 7 dias na Paraíba

Centro histórico, João Pessoa/PB
Centro histórico, João Pessoa,

Roteiro de 7 dias na Paraíba, praias paradisíacas, cultura, gastronomia e passeios imperdíveis por João Pessoa, Cabedelo e Pitimbu. Se você está planejando conhecer o Nordeste, a Paraíba é um destino que vai te surpreender. Esse pequeno estado do Nordeste, já estava na minha wish list há algum tempo, e chegou a hora de conhecê-lo. Em apenas 7 dias é possível explorar belas praias, curtir passeios culturais em João Pessoa e ainda se aventurar pelo litoral sul até Pitimbu. Em janeiro/2025 fizemos esse roteiro em família, de carro, com muito conforto e tranquilidade  e reunimos aqui todas as dicas para você aproveitar ao máximo sua viagem pela Paraíba.

A seguir, confira todos os detalhes dessa viagem, que pode servir como inspiração para o seu próximo destino.

Dia 1 – Chegada em João Pessoa

Saímos do Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, com a companhia aérea Gol, e chegamos em João Pessoa após 3hs de viagem. Logo em seguida, no desembarque, retiramos nosso carro previamente alugado na Movida, e com ele desbravamos a Paraíba ao longo desses 7 dias.

Nossa hospedagem por 4 noites/5 dias foi no BA’RA Hotel, localizado em frente a praia do Cabo Branco. O hotel é moderno, elegante e muito confortável, com quartos espaçosos que acomodaram nós 4. Além disso, ele conta com dois restaurantes excelentes, onde fizemos várias refeições. O Iocá e o Orama rooftop.

João Pessoa
Quarto do BA´RA Hotel, João Pessoa

Restaurante Orama Rooftop

Dia 2 – João Pessoa

Durante a manhã, caminhamos pela orla até o fim da Praia de Tambaú e na volta paramos para aproveitar a praia em frente ao hotel, Praia do Cabo Branco, após o almoço relaxamos na piscina do hotel, perfeita para quem viaja com crianças. A orla Cabo Branco é bem agradável, caminhamos nela todos os dias tanto pela manhã como a noite, o passeio é muito bom. Na direção da praia de Tambaú tem a feirinha de artesanato, e nos dias que estivemos lá estava acontecendo o 39° Salão do Artesanato da Paraíba. Com uma variedade de produtos incrível, que eu amei, quem me acompanha aqui, sabe que eu adoro um artesanato, visita imperdível.

Já no fim da tarde, seguimos para um dos pontos turísticos mais emblemáticos da cidade, o Ponto mais Oriental das Américas, também conhecido como Farol do Cabo Branco. Esse ponto está localizado no extremo leste do Brasil, na Ponta do Seixas em João Pessoa. Esta região é conhecida por ser o local onde o sol nasce primeiro no continente americano. Para chegar lá fomos de uber, a uns 20 minutos do hotel.

Farol do Cabo Branco, João Pessoa
João Pessoa
Ponto no extremo leste do Brasil

Dia 3 – Praias do norte

No terceiro dia, seguimos para o norte de João Pessoa e passamos a manhã na Praia de Ponta de Campina. Ficamos no Lovina Bar e Restaurante, à beira-mar, onde contamos com uma boa estrutura.

Em seguida, fomos conhecer a famosa placa “Aqui começa a Rodovia Transamazônica”, localizada na cidade de Cabedelo a uns 25 min de Jampa (nome carinhoso de João Pessoa). Um marco que merece a visita, já que sou apaixonada por placas e tudo que envolve a Amazônia.

Por fim, à tarde, retornamos a João Pessoa para explorar o Centro Histórico, com suas construções coloniais e coloridas. O Centro histórico de João Pessoa é muito bonito, porém merece a atenção das autoridades, no quesito preservação, restauração, pois algumas edificações necessitam desse cuidado para manter viva a história do lugar e do país.

Posteriormente exploramos o 39º Salão de Artesanato da Paraíba, uma verdadeira vitrine da cultura e da criatividade local e da região.

Dia 4 – João Pessoa

Começamos o dia com um dos passeios mais esperados da viagem, as Piscinas Naturais do Seixas, que revelam em suas águas cristalinas uma bela vida marinha. Fomos com a empresa 100% Lazer, contratamos esse passeio no dia anterior, e foi tranquilo, muitas empresas fazem esse percurso, o que facilita achar vaga. Gostamos bastante da nossa tripulação, foram cuidadosos e preocupados com a segurança. A cor do mar é de um azul esverdeado impressionante de lindo, minhas fotos estão sem filtro algum.

Os catamarãs saem tanto da Praia do Seixas com navegação de 15 minutos até as piscinas naturais, quanto de Tambaú, com navegação de 30 minutos. Nós fizemos esse passeio saindo da Praia de Tambaú. O horário de saída varia de acordo com a tábua das marés, para mergulhar com snorkel precisamos da maré baixa. No dia que fomos saímos as 9:30hs, horário bom. (valor do passeio R$80,00/pessoa). E assim, passamos toda a manhã mergulhando e curtindo a natureza nesse paraíso.

Piscinas Naturais do Seixas, João Pessoa
Piscinas Naturais do Seixas, João Pessoa

Depois do almoço no hotel, seguimos para Cabedelo para assistir ao famoso pôr do sol ao som do Bolero de Ravel, na Praia do Jacaré. Fizemos o passeio de barco, que é super animado, com música e dança, e depois aproveitamos a charmosa vila da praia do Jacaré. Linda demais a apresentação do Jurandy do sax, emocionante. (Valor do passeio R$70,00/pessoa (criança não cobrou).

Eu e o sr. Jurandy do Sax
Jurandy do Sax tocando o emocionante Bolero de Ravel, Cabedelo/PB

Dia 5 – Rumo ao Sul da Paraíba – Costa do Conde

No quinto dia, seguimos para o litoral sul da Paraíba, rumo à cidade de Pitimbu, na Costa do Conde.

O litoral sul da Paraíba apresenta muitas surpresas para os visitantes. Estuários, falésias, praias selvagens, arrecifes e um mar cor azul turquesa que hipnotiza. Em Conde, temos a possibilidade de conhecer um litoral único e muitas praias com visual belíssimo. As mais tradicionais e conhecidas nacional e internacionalmente são as de Tambaba e Coqueirinho.

Tambaba, é nela que se pratica o naturismo, é a primeira praia oficial da região Nordeste e o segunda do Brasil. Coqueirinho, o próprio nome já diz tudo, são muitos coqueiros e uma enseada que se destaca pela beleza de sua falésia e pelas águas claras e mornas. Em determinado trecho, as ondas são mais intensas e atraem muitos surfistas.

A caminho dessa maravilha, fizemos uma parada no Mirante da Voçoroca, com uma vista panorâmica impressionante. Aliás, fomos em cada mirante de “cair o queixo” de tão lindos.

Logo depois, antes de chegar à pousada, aproveitamos a Praia de Coqueirinho, onde almoçamos e embarcamos em um passeio de buggy pelos principais mirantes da região, o mirante da Tartaruga e o mirante Castelinho da Princesa, terminando no Shopping Rural.

Mirante da Tartaruga, Praia de Coqueirinho ao fundo

Pousada Aconchego, Pitimbu – PB

Por fim, encerramos o dia na charmosa Pousada Aconchego, perfeita para descansar após um dia cheio de paradas e atividades.

Não há muitas opções de hotéis e pousadas tanto em João Pessoa, como em toda Paraíba, principalmente se quiser um hotel pé na areia. Procuramos algo do tipo e não encontramos. Porém, nossas escolhas foram perfeitas e agradou muito. A pousada Aconchego, é pequena, possui uma piscina gostosa, o restaurante oferece uma comida simples, caseira, que as crianças adoraram. Foi perfeito para o jantar, já que não havia outras opções por perto.

Pousada Aconchego, Pitimbu

Dia 6 – Praias do sul

No sexto dia exploramos algumas das praias mais famosas do litoral sul. Primeiro, visitamos a Praia do Amor, conhecida pelo clima romântico, famosa pela pedra furada. Depois, seguimos para a Praia de Tambaba, famosa por ser a primeira praia naturista do Brasil, não entramos na área fechada para nudismo. Na sequência, passamos pela Praia de Tabatinga, com suas belas falésias. Todas são muito próximas, o bom de estar de carro é que definimos quanto tempo ficar em cada uma, como gostamos muito da Praia de Coqueirinho preferimos ficar menos tempo em todas as outras.

Pedra Furada, Praia do Amor
Praia de Tabatinga

No início da tarde, voltamos para Praia de Coqueirinho, almoçamos no Restaurante Canyon de Coqueirinho, um restaurante em frente a praia com uns lounges super agradáveis, passamos a tarde toda nele, a comida também é muito boa. É caro, mas valeu a pena. Possui estacionamento, o que ajuda muito.

Dia 7 – Despedida da Paraíba

No último dia de viagem, relaxamos na Praia Bela, uma das mais bonitas da região, onde o encontro do rio com o mar forma um cenário encantador. Para chegar até a praia pegamos um barquinho que atravessa o rio, é bem pertinho. O rio deve ser fundo, confesso que nem perguntei, como estava com a bolsa e todas as coisas não daria pra ir nadando mesmo. Mas é bem possível, com certeza.

Em seguida, fizemos uma última visita à cidade de Pitimbu e a caminho do aeroporto em João Pessoa, paramos para almoçar no Restaurante Turek, em Jacumã. A comida é saborosa e o ambiente acolhedor, uma ótima pedida antes da despedida.

Igreja Nossa Senhora da Penha de França, Pitimbu/PB

Gostaram das dicas?

Foram sete dias intensos na medida, pois mesmo explorando o norte e sul da Paraíba conseguimos descansar e ter momentos relaxantes. Além disso, dirigir pelo estado foi muito tranquilo, já que as estradas são bem sinalizadas e seguras.

Voltamos encantados com a beleza natural das praias, a riqueza cultural e a hospitalidade paraibana. Por isso, sem dúvida, a Paraíba é um destino que merece estar no seu roteiro de viagens pelo Brasil.

 

Foto de Eduarda Salomé

Eduarda Salomé

Paulista, engenheira agrônoma, bailarina, viajante e escritora deste blog desde 2019. Nele conta suas experiências reais desde os desafios até os momentos mais emocionantes. Ama explorar o mundo com sua família e assim informar e inspirar outras pessoas a viverem viagens inesquecíveis!

Índice

“Vá até onde puder ver. Quando lá chegar; poderá ver ainda mais longe.”

Goethe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *