Tulum com crianças
Dicas de onde ficar, o que fazer e onde comer em Tulum com crianças, esse paraíso mexicano que a todos encanta.
Índice
ToggleTulum com crianças, em família, com amigos, sozinho ou acompanhado, enfim, é um daqueles lugares onde é impossível não se sentir bem e torcer para que os dias não acabem 🙂
A natureza de Tulum é leve, rústica e descolada. Tulum é simplesmente linda. Rodeada de história e cultura, com praias belíssimas e um mar azul de encantar os olhos.
Onde fica Tulum
Localizada no Estado de Quintana Roo na Península de Yucatán, na conhecida região da Riviera Maya. Saímos de Valladolid em direção a Tulum, a aproximadamente 100 km de distância, cerca de 1h30min. (de Cancún são cerca de 130 km e de Playa del Carmen aproximadamente 65 km).
Podemos dividir Tulum em 2 partes: Tulum Pueblo que é a parte da cidade distante da praia onde os hotéis são mais simples, porém possui supermercados, farmácias, a internet e a energia elétrica funcionam o tempo todo e a outra é a Zona Hoteleira, a parte “cool” de Tulum, com hóteis luxuosos, restaurantes e lojas charmosas.
No nosso hotel a energia elétrica era disponível das 20hs até as 8hs. O sinal de wi-fi era bom, mas sinal de telefone nem pensar, não tinha.
Tulum é um lugar caro. Uma ótima dica é levar DINHEIRO em cash. Pois muitos lugares não aceitam cartão de crédito. Levamos peso mexicano, eles aceitam dólar mas a conversão não é das melhores. Enfim, com ruínas à beira-mar, coqueiros, areia branca, fofa e ainda mais, um povo hospitaleiro fazem de Tulum esse lugar encantador.
Onde ficar em Tulum com crianças
Como já falei em outros posts temos o costume de nos hospedar através do Airbnb, mas aqui optamos em ficar na chamada Zona Hoteleira onde ficam os hotéis em frente ao mar. Há uma infinidade deles, escolher não é uma tarefa fácil! Nos hospedamos no Eco Boutique Hotel Sueños Tulum e adoramos. Fizemos a reserva direto com o hotel, mas é possível reservar pelo Booking.com
É muito comum as pessoas fazerem um “bate e volta” para Tulum. Geralmente estão hospedadas em Cancun e fazem isso. Nós ficamos 5 dias e particularmente ficaríamos mais.
Um giro pelo Eco Boutique Hotel Sueños Tulum . Lindas paredes com artes, uma pia de pedra super legal onde a torneira é uma concha, piscina em frente ao mar, um espaço com redes pra descansar e relaxar. Os funcionários são atenciosos e simpáticos tornando o clima ainda mais agradável.
O café da manhã
Delicioso café da manhã, sempre com frutas frescas, sucos naturais, cesta de pães quentinhos e ainda com opções de a la carte, os ovos são deliciosos e em pratos bem decorados. A comida é feita toda lá, pães, geléia, iogurte da polpa do coco. Tudo servido em mesas frente ao mar, isso que é começar bem o dia!
Talvez tenha muitas fotos nesse post? o que acham?. A questão é que Tulum é muito instagramável, difícil fazer uma seleção de fotos e não se empolgar 🙂
Uma das coisas que mais gosto é viajar com a minha família. Sentir como são os lugares, ver as pessoas que ali vivem, os costumes, a cultura, a culinária, o artesanato, andar pelas ruas, entrar nas lojinhas, nas feiras livres, nos mercados, restaurantes, ouvir outras línguas.
Ver e mostrar para meus filhos essa diversidade tão rica que é há no mundo não tem preço.
O que fazer em Tulum com crianças
1.Passeando pela “Carretera Boca Paila”
A “Carretera Tulum-Boca Paila” é a principal via da região e onde está a zona hoteleira de Tulum, ou seja, o trecho à beira-mar onde ficam instalados os hotéis e restaurantes.
Ao longo da Carretera Tulum Boca Paila você verá pequenos restaurantes, lojinhas de artesanato, galerias de arte, pousadas de pequeno porte, hotéis e clubes de praia. É uma via asfaltada, em que carros, pedestres e bicicletas dividem o espaço. Muita gente opta por alugar uma bicicleta para circular por Tulum e essa é uma boa ideia, apesar de não termos feito isso. Vários hotéis, inclusive, oferecem o uso bicicletas gratuitamente.
A “Carretera Tulum Boca Paila” é a única rua atrás da praia. Em alguns trechos não há calçada e andar com criança é um pouco complicado pois é movimentada e o sentido é mão dupla. Como ela é bem extensa deixávamos o carro em estacionamentos (não são muitos, mas não é permitido estacionar na “carretera”) e andávamos pequenos trechos.
2.Ruínas Tulum, a única cidade Maia localizada no litoral
Visita obrigatória em Tulum, as ruínas maias da cidade de Tulum são as únicas que ficam à beira mar, o que confere um visual surreal a quem visita a região. Construída em cima de uma falésia, a pequena cidade era fortificada e foi construída ali por servir como uma espécie de porto. A visita ao sítio arqueológico de Tulum permite conhecer melhor a cultura, o estilo de vida e as particularidades do povo maia. Por isso, aliás, recomendo fazer esse passeio com um guia, que será capaz de explicar e contar detalhes dessa civilização.
Dica: o calor e o sol de Tulum são absurdos. Leve garrafa de água, passe e leve protetor solar, chapéu e óculos de sol,o passeio nas ruínas quase não tem sombras.
3.Gran Cenote
Gran Cenote, vale visitar para conhecer, aqui as crianças não entraram na água porque estava muito, muito gelada. Mas se entreteram dando ração para os peixinhos. Eles vendem pacotinhos de ração a 0,10 pesos mexicanos. Tem uma infra-estrutura legal no Gran Cenote, com vários banheiros e duchas pois não é permitido entrar na água com protetor solar. Uma ampla escada de madeira dá acesso ao cenote, facilitando a descida.
Essa infra ajuda muito quando a viagem é com crianças mas eu particularmente neste tipo de lugar prefiro algo mais rústico, mais selvagem.
Entrada para o Gran Cenote 150 pesos (cerca de US$ 9,50) crianças a partir de 7 anos pagam.
Existe ainda em Tulum outros lindos cenotes como o Cenote dos Ojos e Casa Tortuga, não visitamos esses. Afinal viajar com crianças requer cautela pra tudo fluir bem e não cansar os pequenos.
4.Praia de Akumal
Praia de água cristalina onde se pode nadar com tartarugas. Chegando em Akumal você pode se irritar um pouco pois é bem turística. Já entrando na praia aparecem guias falando que é obrigatório contratá-los. Que não pode nadar livremente no mar, pois tem os pontos certos e também explica que não é permitido colocar os pés no chão para não agredir o habitat natural das tartarugas, por isso é necessário alugar colete salva-vidas para flutuar. Nós não contratamos guia, nadamos na área demarcada por cordas e vimos várias tartarugas, algumas bem grandes.
A praia é bem cheia e não possui “beach club” o ideal é chegar cedo, levar canga/toalha e garantir uma boa sombra embaixo dos coqueiros.
Almoçamos em um restaurante próximo da praia de Akumal. O La Buena Vida, na praia Media Luna, localizado em frente a praia mas tem acesso pela rua.
5.Coba
Fiz um post especial sobre nossa ida a Coba, confira vocês irão gostar.
Lifestyle
Eu me encantei com o artesanato mexicano, com as roupas, acessórios e decoração para casa. Tudo lindo e colorido como eu gosto.
Onde comer em Tulum com crianças
Restaurantes
Mateos
Para quem procura comida típica mexicana o Mateos é uma ótima opção. Burritos vegetarianos e nachos feito na própria casa são uma ótima dica e claro as cervejas mexicanas. Para as crianças que não querem se aventurar na culinária mexicana eles oferecem hambúrgueres com “papas” (batatas) fritas.
Pizzaria La Onda
Com o slogan ” A melhor pizza do mundo” fica difícil não entrar e provar. A pizzaria La Onda oferece pizzas muito saborosas. Provamos uma com frutos do mar, bem gostosa, nunca tinha experimentado pizza com frutos do mar, gostei e indico, a massa é fina com molho de tomate saboroso.
Restaurante da Posada Margherita
Restaurante da Posada Margherita oferece comida italiana de ótima qualidade. Bom para variar dos sabores mexicanos. Muito agradável, linda vista, em frente ao mar. A entrada é pequena e te leva em um caminho divertido, cheio de coisas, com uma decoração unica. É lindo.
Veja algumas fotos de alguns cantinhos do restaurante, lugar aconchegante, com uma vibe excelente:
Casa banana
Fomos também no badalado Restaurante argentino Casa banana “steakhouse e seafood” onde a especialidade são os “steaks” que saem de uma grande churrasqueira. Comida muito boa, E ainda conta com uma mesa de pimbolim na entrada que fez a alegria das crianças.
Chegamos ao fim da nossa viagem, 15 dias pelo México, conhecemos lugares lindos, mágicos e paradisíacos. Destino perfeito para fazer em família, enfim o que ficou é um gostinho de quero mais! esperamos um dia voltar.
Caso tenha perdido algum post, entre e confira os detalhes. Abaixo os links:
Roteiro de 15 dias pelas encantadoras cidades do México em família