Chichen Itzá – México
Como se hospedar dentro do sítio arqueológico de Chichén Itzá com crianças, uma das 7 novas maravilhas do mundo
Índice
ToggleDe Playa del Carmen seguimos para Chichen Itzá localizada a 180 Km de Playa, percorridos em ótimas e bem sinalizadas estradas.
Sobre Chichén Itzá
Chichén Itzá é uma cidade arqueológica maia, considerada um dos principais sítios arqueológicos da Península de Yucatán, sendo um dos pontos turísticos mais visitados do México, nomeado Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO e eleita uma das 7 maravilhas do mundo moderno.
Para visitar você pode ir de carro, como nós fomos, de ônibus e ainda há muitos passeios que saem de diversas cidades como Cancún e Playa del Carmen.
Em Chichén Itzá há muitas ruínas maias para visitar e conhecer sobre sua história. A principal ruína Maia é a Pirâmide de Kukulcán ou El Castillo.
O Hotel & Bungalows Mayaland
Nos hospedamos no Hotel & Bungalows Mayaland por 2 dias. Fizemos a reserva pelo Booking.com
Este hotel fica dentro da zona arqueológica de Chichén Itzá, portanto, está totalmente inserido na cultura maia. A maioria das pessoas que visitam essa região do México costumam fazer um “bate e volta” para Chichén Itzá, porém vale muito a pena se hospedar, ainda mais se estiver com crianças.
Para os hóspedes do Hotel Mayaland é permitida a entrada 1 hora mais cedo da abertura oficial. Isso é um diferencial e tanto, dessa forma visitamos as ruínas praticamente sozinhos, apenas acompanhados pela nossa guia.
Os quartos são amplos, com varanda e banheira de hidromassagem. O café da manhã é servido em um lindo jardim e o restaurante é muito bom.
Em um dia visitamos o sítio arqueológico e no outro visitamos o lindo cenote de Ik Kill. Dessa forma fizemos tudo com calma aproveitando bem os lugares e conseguimos também descansar (um pouco!!) no hotel que é bem agradável, com muitos jardins, pássaros e uma gostosa piscina. Aliás há 3 piscinas no hotel.
No dia em que chegamos assistimos um filme (aproximadamente 1h de duração) sobre a cultura maia no anfiteatro do hotel, fiquei completamente fascinada por esta civilização. As crianças também curtiram, assistiram inteiro e bem comportados.
Visita ao Sítio Arqueológico
Visitamos o sítio arqueológico logo pela manhã, para quem está hospedado neste hotel é possível entrar 1h antes da abertura oficial e por uma entrada particular. Fomos praticamente os primeiros a chegar. Contratamos uma guia credenciada para nos acompanhar e explicar tudo sobre os principais monumentos do sítio arqueológico.
Típica residência das pessoas que viviam no povoado. Rústica e simples.
El Castillo, a pirâmide de Kukulcan. Com 30 metros de altura, possui 365 degraus no total que representa os 365 dias do calendário maia.
Detalhe da Serpente.
Cenote Sagrado. Era usado para sacrifício humano.
Campo destinado ao “Juego de la Pelota”
Era preciso fazer a bola passar por dentro do anel de pedra localizado no muro a 8 metros de altura. Imagina a dificuldade.
O Observatório, também conhecido como O Caracol, por ter uma escada em forma de espiral que se encontra em seu interior.
Artesanato
Um ótimo lugar para comprar artesanato, dizem que os preços são os melhores. Li essa dica em vários blogs então deixei para comprar tudo lá e realmente os preços são bons, eu amo artesanato. Me empolguei!
São inúmeros ambulantes, pechinchando é possível conseguir ótimos descontos. Pra quem gosta de artesanato é um verdadeiro paraíso!
Ambulantes chegando e montando suas barracas.
Cenote de Ik Kil
Outra maravilha em Chichen Itzá é o cenote de Ik Kil, dos que conhecemos este foi o que mais me encantou. Fomos logo pela manhã e com isso os primeiros a chegar. Foi muito bom pois este cenote assim como os outros costumam lotar de turistas.
(Sobre os cenotes leia no post de Playa del Carmen.)
Para chegar é preciso descer por uma escadaria de pedras. Aconselho descer de chinelos pois são escorregadias.
Nadamos um bom tempo tranquilamente. Quando o sol entra pela fenda o cenote fica ainda mais bonito. Além de aquecer quem está embaixo.
As crianças não conseguiram ficar muito tempo na água pois é bem gelada, entraram só um pouquinho. Eu usei roupa de neoprene por isso suportei bem a água gelada.
A vegetação é exuberante.
Possui aproximadamente 40m de profundidade. Muitos saltam e mergulham. Claro que eu não fiz isso! essas aventuras não me atraem. Meu marido pulou, eu e as crianças ficamos só olhando.
Após visitarmos o Cenote de Ik Kil seguimos para Valladolid, onde passamos uma tarde muito agradável. Aliás muitas pessoas se hospedam em Valladolid, nós demos apenas uma passada.
Acompanhe nossa viagem pelo México, você vai amar!
Roteiro de 15 dias pelas encantadoras cidades do México em família