Playa del Carmen, conheça esse paraíso no México com crianças
Índice
TogglePlaya del Carmen, conheça esse paraíso no México. Praia tranquila, mar calmo e azul-turquesa, ideal para ir com crianças.
Em Playa del Carmen, prepare-se para caminhar em ruas charmosas, passear por praias de areias branquinhas com mar azul e experimentar as delícias mexicanas.
Playa del Carmen oferece uma excelente infraestrutura ao turista ao mesmo tempo mantém o charme da cultura mexicana.
Dessa forma é um dos destinos queridinhos da Riviera Maya.
Neste post você encontrará dicas sobre as principais atrações de Playa del Carmen, confira!
SUMÁRIO
Onde ficar em Playa del Carmen?
Quantos dias ficar em Playa del Carmen?
O que fazer em Playa del Carmen com crianças?
- Beach Club Kool
- Cenote
- Praia de Xpu Ha
- Praia de Punta Maroma
- Xcaret Parque Eco-Arqueológico
- Passear pela 5ª Avenida
Onde fica Playa del Carmen?
Playa del Carmen está situada no estado de Quintana Roo, é a maior cidade pertencente a região da Riviera Maya, zona turística que mais atrai visitantes no país. Localizada a 50 km do aeroporto de Cancún.
Após nossa chegada em Cancún seguimos por essa agradável estrada com vários resorts e parques pelo caminho com suas suntuosas entradas.
Onde ficar?
Pelo Airbnb alugamos um flat a 100 m da praia e bem próximo ao centro e da 5ª avenida.
Como íamos ficar vários dias viajando resolvemos pelo menos em uma cidade não ficar em hotel.
Eu particularmente adoro me hospedar em casas ou apartamentos com as crianças. Ficamos tranquilos com horários e podemos preparar algumas refeições que eles gostam.
Como já disse em outros posts resorts não me agrada. Apesar de muitos serem muito bons e lindos (principalmente nesta região).
Eles oferecem muitas atividades e as pessoas acabam nem saindo do hotel pra conhecer a cidade/região. Eu amo vivenciar o local, então procuro casas/apartamentos ou hotéis/pousadas pequenos e charmosos. Pelo Airbnb alugamos um flat muito legal, bonito e espaçoso.
Quantos dias ficar?
Ficamos 6 dias em Playa del Carmen, sendo 4 dias inteiros. Os dias de chegada e partida por conta dos deslocamentos são praticamente perdidos.
Acredito que 4 dias é um bom tempo pra ficar em Playa del Carmen, mas mesmo assim é preciso parar e pensar em um roteiro legal pois Playa tem muitas atrações.
O que fazer em Playa del Carmen com crianças?
Como disse atrações não faltam em Playa, antes de irmos montamos um roteiro e foi perfeito. Veja abaixo o que fizemos por lá.
Todos os passeios com deslocamento fizemos com o carro que alugamos na Movida, explico sobre o aluguel do carro no post Roteiro de 15 dias pelas encantadoras cidades do México em família.
1.Beach Club Kool
Próximo da nossa “casa” tinha uma praia muito gostosa. A cor da água era de um azul turquesa impressionante, água morna e areia fininha. O mar era calmo, muito bom para as crianças.
Nesta praia tem vários “beach clubs” que são bares/restaurantes com uma ótima estrutura.
Ficamos no Kool, eles oferecem banheiros, espreguiçadeiras, bebidas, um ótimo restaurante, serviços de massagem tudo regado a música e animação!
O Kool funciona da seguinte maneira: você paga um valor onde está incluído as espreguiçadeiras com o guarda-sol e também uma consumação mínima que pode ser tanto em bebidas como em comidas. Nós 4 gastamos em torno de $1550,00 pesos mexicanos (valores de julho/2017).
2.Cenote
Algo imperdível nesta região da Península de Yucatán são os Cenotes. Eles são pequenas aberturas naturais que deixam entrever as águas cristalinas de uma rede de rios subterrâneos de água doce que cobre toda a península. Eram a principal fonte de água doce para os maias e por isso, são considerados sagrados. São mais de 10 mil cenotes e muitos são explorados turisticamente. Existem os abertos que são de fácil acesso e os de cavernas. Visitamos os dois tipos, há boas opções para visitar com as crianças, ao longo dos posts da viagem para o México vocês verão quais nós escolhemos.
Você encontra nos cenotes colete salva-vidas e snorkel para alugar. Os snorkels nós levamos mas os coletes para as crianças alugamos. (30 pesos mexicanos cada colete)
Em Playa visitamos o cenote Jardin del Eden.
A água é muito gelada, em dias bem quentes é bom pra refrescar. Os cenotes abertos como esse são bons porque bate o sol.
3.Praia de Xpu Ha
Praia de Xpu Ha, localizada na Riviera Maya. Considerada uma das mais lindas do México. Distante aproximadamente 30km de Playa del Carmen, é uma praia pouco movimentada, excelente para relaxar. Possui “beach clubs” com toda infraestrutura necessária e concentrados em um ponto. Para quem procura tranquilidade há lugares na praia sem badalação.
Para entrar em Xpu Ha é preciso pagar 50 pesos mexicanos/adulto. Crianças não pagam (julho/2017). E todos usam pulseirinha para identificar o pagamento.
Sargaço
Aqui também aparece o sargaço, formando uma densa faixa de algas na praia. O sargaço é uma espécie de alga flutuante que tem vida sem se fixar em nenhum lugar. Faz parte do ecossistema marinho, sendo uma importante fonte de alimento para tartarugas, peixes, mamíferos marinhos e até pássaros. Durante a primavera e verão é normal ver essas algas nas praias do Caribe e dos Estados Unidos. Dessa forma, é comum ver os funcionários dos hotéis enterrar pequenos montinhos de sargaço logo pela manhã.
Em Xpu Ha ficamos no KSM “Beach Club”.
4.Praia de Punta Maroma
Lindíssima praia, cercada por manguezais. Situada entre Puerto Morelos e Playa del Carmen a 19 km de Playa del Carmen. Esta praia é particular dessa forma é preciso pagar para entrar. Há vários restaurantes que disponibilizam espreguiçadeiras e cabanas. Come-se muito bem.
5.Xcaret Parque Eco-Arqueológico
Difícil ir para esta região e não visitar pelo menos um dos vários parques que existem por lá. É um passeio que agrada adultos e crianças. O parque é gigantesco, aliado a muita natureza e também a muita coisa construída. As crianças amaram, realmente é lindo e lotado de atrações aliás é preciso ter disposição pois passamos o dia todo fazendo atividades, só não ficamos para o show que começa a noite. Esse tipo de passeio, em grandes parques, está longe de ser minha paixão, mas as crianças se divertem muito e fazem o dia valer a pena.
Fomos com nosso carro e compramos os ingressos pela internet antes da viagem. Isso é muito bom, evita filas, é bem cômodo. Escolhemos o ingresso Plus (US$129,00 adulto, US$64,50 crianças, meu filho de 3 anos não pagou/preços de julho-2017) que está incluído almoço, passeio no rio com cavernas juntamente com os equipamentos (coletes salva-vidas e pé-de-pato). O restaurante é enorme, porém bem organizado. Serviço de buffet super variado e muito gostoso.
Passeio pelos rios subterrâneos, os rios são compostos por um labirinto de cavernas e túneis. As crianças adoraram mas tem momentos que fica bem escuro, o bom é que logo são iluminados por entradas naturais.
A água é muito, muito fria!
Há um espaço reservado somente para as crianças “Mundo de Niños” (mundo das crianças). Um circuito muito legal que eles incansavelmente repetiram sem parar. Destinado para crianças menores de 12 anos, são pontes suspensas, tobogãs, túneis e labirintos tudo rodeado pela natureza.
Tem uma área legal de descanso para os pais que é possível observar as crianças sem perdê-los de vista.
6.Passear pela 5ª Avenida
O movimento de pessoas e comércio concentra-se principalmente ao longo da 5ª Avenida, a principal via da cidade, fechada apenas para pedestres e que todo mundo conhece através das caminhadas. Passear pela 5ª avenida em Playa é uma delícia. Lá você encontra bons restaurantes, lojas de artesanato e em determinados pontos, grupos de pessoas se apresentam cantando ou dançando. E ao mesmo tempo que nos entretem mostram a rica cultura mexicana.
Sorvetinho sempre cai bem!!
Restaurantes
Come-se muito bem em Playa, com opções de restaurantes mexicanos, italianos, pizzarias. Localizados na 5ª Avenida ou nas proximidades.
Veja algumas de nossa escolhas:
-
Chupi Chupi
Restaurante Chupi Chupi, restaurante mediterrâneo. Comida saborosa, ambiente charmoso, localizado próxima da praia.
-
Negro Amaro
Restaurante Negro Amaro, italiano localizado na 5ªAvenida. Uma delícia esse restaurante, algumas mesas ficam embaixo de árvores com luzes penduradas. A comida é muito boa.
-
Las Hijas de las Tostadas
A famosa Las Hijas de las Tostadas , sempre muito bem indicada em reportagens quando o assunto é Onde Comer? E claro não poderíamos deixar de ir, são realmente deliciosas. O cardápio é extenso e variado. Come-se mais de uma facilmente pois não são grandes. E o preço é bastante atraente.
Oba!! Tem alguém acordado! Nós jantávamos cedo, justamente para as crianças aproveitarem e obviamente comerem também, mas o João dorme bem cedo, e com a programação intensa do dia, cansava muito. Porém durante a viagem fomos adequando os horários e tudo passou a fluir melhor, afinal eu me preocupava com ele dormir sem jantar.
-
El Fogón
Restaurante El Fogón, restaurante com ambiente simples, localizado fora do circuito turístico. A maioria que frequenta são moradores da cidade. Tudo que provamos estava delicioso, autêntica comida mexicana. Ele é muito bem recomendado e pudemos conferir isso.
-
La Vagabunda
La Vagabunda, comida típica mexicana. Comemos burritos e nachos. Localizado num trecho movimentado da 5ª Avenida. Os pratos são bem servidos e bem gostosos.
-
Pizzaria Zero Zero
Fomos também na Pizzaria Zero Zero, em uma rua super charmosa onde se encontra outros restaurantes e algumas lojinhas. Próximo da 5 ªAvenida. Pizza muito boa, massa fina e saborosa.
Gostaram das minhas dicas para Playa del Carmen? Essa foi nossa primeira parada na Riviera Maya. Daqui seguimos para Chitzen Itzá, Valladolid, Tulum e Coba.
Veja nossa viagem pelo México, clique e viaje com a gente!
Roteiro de 15 dias pelas encantadoras cidades do México em família