Antes de mais nada, quero dizer que é nossa primeira vez na África. E o país escolhido foi a África do Sul. Estamos muito empolgados com essa viagem, um novo continente, um novo país.
Índice
ToggleÁfrica do Sul – Planejando a viagem
Muita pesquisa e muita leitura até montarmos nosso roteiro, pois queríamos explorar ao máximo as belezas da África. mas
Quando ir para África do sul com crianças?
Primeira coisa a fazer é, resolver quando ir? como vamos com as crianças temos duas opções julho ou janeiro.
Portanto, optamos ir em janeiro pois o período de chuvas em Cape Town (Cidade do Cabo) é em julho e essa cidade com chuva não seria muito agradável. além disso
Onde ir? mas
As cidades escolhidas e os dias que ficamos em cada uma delas foram: dessa forma
Cape Town – 6 dias/ 5 noites
Franschoek (vinícolas) – 2 dias/ 1 noite
Rota Jardim – 3 dias/ 2 noites
Sáfari Sabi Sabi- 3 dias/ 2 noites
Kruger Park – 1 dia /1 noite
Joanesburgo – 3 dias/ 2 noites
E assim, foram 18 dias em janeiro de 2020, onde percorremos 4 estados, 8 cidades, um total de 2200 km rodados nesse país que nos encantou. E agora vou mostrar tudo como foi. contudo
Voo para África do Sul desde então
A compra da passagem aérea, as reservas dos apartamentos/hotéis e o aluguel dos carros foram feitos por nós mesmos com 6 meses de antecedência.
Voamos com a Companhia South African Airways, saímos do Aeroporto Internacional de Guarulhos para Johanesburgo (9 horas de vôo) com conexão para Cape Town (2 horas de vôo).
(Atualização 2023: A Companhia South African Airways não opera mais)
O fuso horário é de 5 horas a mais em relação ao horário de Brasília.
Documentação necessária para ingressar na África do Sul
De acordo com as regras do país os brasileiros precisam apenas do passaporte válido com pelo menos 6 meses e também o certificado internacional de vacinação contra a febre amarela.
Atualmente a África do Sul não exige que o viajante esteja com seguro viagem que cubra as despesas médicas. Porém, nós contratamos para a família toda.
Seguro Viagem
Nunca viajamos sem seguro viagem internacional, ainda mais com crianças, acho imprescindível mesmo não sendo uma exigência do país como é o caso da África do Sul.
Dessa vez compramos na Allianz. Ninguém quer precisar mas é sempre uma tranquilidade. Não entrarei em detalhes do serviço pois não usamos. portanto
Aluguel dos carros afinal
Como escolhemos uma viagem com muitos deslocamentos, optamos por alugar carro.
Vale lembrar que na África do Sul é mão inglesa. E posso garantir, embora eu não tenha dirigido e sim meu marido, o primeiro contato estranha bastante, mas logo “pega o jeito” e tudo flui naturalmente. Para facilitar alugue um carro com câmbio automático. Afinal
Usamos o serviço da Rentalcars, e tudo correu como planejado. O primeiro carro, alugamos na Europcar, retiramos no aeroporto em Cape Town e devolvemos na cidade de Port Elizabeth, também no aeroporto. Para entregar em outra cidade é preciso pagar uma taxa.
O segundo carro locamos com a Budget, retiramos e devolvemos no aeroporto de Johanesburgo.
Carteira Nacional de Habilitação
A CNH brasileira é aceita, mas para evitar qualquer tipo de problema levamos a PID (permissão internacional para viajar).
Antes de viajarmos conversei muito com as crianças sobre esse momento, explicando que elas deveriam ficar quietas, sem bagunça no carro pois além de ser um país diferente haveria também essa diferença na condução. E foi muito fofo, na saída do aeroporto em Cape Town eles não abriram a boca, ficaram quietinhos e prestando atenção em tudo, super parceiros.
Chip internacional logo após
Compramos nosso chip na EasySim4u aqui no Brasil e mais uma vez deu certo. portanto
Moeda da África do Sul assim que
A moeda oficial da África do Sul é o Rand, quando fomos em janeiro/2020 a conversão era 1 Rand aproximadamente $3,50 Reais. Levamos dólar e trocamos nas casas de câmbio do aeroporto em Cape Town, no Waterfront em Cape Town e também no aeroporto de Johanesbourgo.
Tomada mas
As tomadas da África do Sul são de 3 pinos redondos e grossos (eu nunca tinha visto). Eu levei o adaptador universal pois carrego para todos os lugares que vou.
Porém, caso não leve eles são facilmente encontrados, vendem em vários lugares como lojinhas, supermercados, aeroportos.
Nos hotéis e apartamentos que nos hospedamos tinham vários a disposição. Nas tomadas na parede há um interruptor para ligar e desligar, achei interessante e seguro.
Nos próximos posts vou falar um pouquinho de cada lugar que passamos, alguns preços, dicas importantes e lindas fotos.
Entre nos links abaixo e acompanhe nossa viagem. Primeira parada Cape Town.
Abaixo um clipe bem resumido de toda nossa viagem.
Joanesburgo